Minha lista de blogs

quinta-feira, 29 de julho de 2010

DOE SANGUE SALVE UMA VIDA!




VIDA SAUDÁVEL

Mente quieta e coração tranquilo
As universidades de Cambridge, na Inglaterra, e Harvard, nos Estados Unidos, publicaram no fim do ano passado uma lista com conselhos para uma vida saudável. Veja algumas dicas.

Um copo de suco de laranja diariamente aumenta o nível de ferro no sangue e repõe a vitamina C. Além disso, a fruta reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

Salpique canela no café. Ajuda a manter baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

O pão integral tem quase quatro vezes mais fibras, três vezes mais zinco e duas vezes mais ferro do que o pão branco.

Mastigue os vegetais por mais tempo para aumentar a quantidade de anticancerígenos liberados no corpo. E, quanto menos cozidos, melhor efeito preventivo têm.

Adote a regra dos 80%: diminuir em 20% a quantidade de comida que se pretendia ingerir evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

Ria. Uma boa gargalhada equivale a um pequeno exercício físico. Baixa o stress e acorda as células naturais de defesa e os anticorpos.

Beba chá. Uma xícara por dia diminui o risco de doenças coronárias.

Adote um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stress, dizem os cientistas de Cambridge. Mascotes fazem você se sentir mais otimista e relaxado, o que baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode dar bom resultado.---------------O QUE FAZER PARA DOAR SANGUE E QUEM NÃO PODE DOAR









A doação de sangue é um ato de nobreza por parte do doador, que vai estar contribuindo para salvar vidas.

O Ministério da Saúde desenvolve campanhas para concientizar o quanto é importante você fazer a doação e que isso não faz nenhum mal para sua saúde.


Quem estiver interessado em doar o sangue, basta ter de 18 a 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e não ser portador de nenhum tipo de doença grave.

O primeiro passo é dirigir-se a uma unidade de saúde do seu município ou nos centros de coletas. A atendente vai fazer uma análise prévia e encaminha para que seja feito um exame completo do sangue.

Isso será até benéfico para que você saiba se tem ou não algum problema de saúde.

Após todos os procedimentos aprovados pelo agente de saúde, você vai estar apto para começar a fazer as doações e cada doação é de até 450 ml.

Quem não pode doar?

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;

Mulheres grávidas ou amamentando;

Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;

Usuários de drogas;

Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Doe sangue.

Um comentário: