Minha lista de blogs

sábado, 24 de julho de 2010

panquecas sem trigo,sem gluten e sem lactose.



Eu as fiz mais fininhas, semelhante aos crepes e servi quentinha durante o café da manhã num sábado chuvoso. Não sei porque mas acho que panquecas são confortantes e combinam com dias de chuva.. Além de ser uma panqueca sem trigo e sem glúten, eu decidi torná-la sem lactose e ainda acrescentei uma colher de mel pois a massa em si não é doce. As rodelas de banana dão um sabor especial.

Rende de 5-8 panquecas

110g de farinha sem glúten*
1 colher de chá de fermento em pó sem glúten
15g de margarina ou manteiga – eu usei margarina de soja
280ml de leite – eu usei leite de soja
1 ovo grande
1 pitada de sal
1 banana madura mas ainda firme, cortada em rodelinhas
125g de frutas vermelhas – eu usei morangos e geléia de mirtilo
1 colher de mel (opcional)

Maple syrup para acompanhar (opcional)

Derreta a margarina ou manteiga e junte o ovo e o leite e bata bem.

Num recipiente separado misture a farinha sem glúten com o fermento em pó sem glúten e o sal. Junte a mistura do leite e mexa bem para desmanchar qualquer bolinha de farinha. Não bata.

Junte as rodelas de banana e misture. Leve para a geladeira e deixe descansar por 30 minutos.

Aqueça uma uma frigideira pequena com um pouquinho de óleo e coloque em torno de 3 colheres de sopa da massa. Tenha certeza que tenha rodelinhas de banana. Espalhe alguns mirtilos por cima (eu não coloquei).

Cozinhe as panquecas por 2 minutos de cada lado. Retire e coloque num prato e mantenhas no forno aquecido com baixa temperatura até fazer todas.

Repita o mesmo processo para as demais. Podes colocar papel manteiga entre as panquecas para evitar que elas se grudem umas na outras.

Sirva imediatmente e podes acompanhar com maple syrup, mel, karo, iogurte, nutella, sorvete de baunilha ou frutas. *Caso não tiveres farinha sem glúten, use farinha de arroz e aumente um pouquinho só a quantidade de fermento em pó.Caso não tenhas intolerância ou alergia ao trigo e ao glúten podes usar farinha de trigo normal em vez da farinha sem glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário