Minha lista de blogs

sábado, 24 de julho de 2010

torta de bolacha



Torta de bolacha me faz lembrar minha infância. Era minha sobremesa favorita.Normalmente faço com bolacha maria mas como não tinha, usei bolacha de maisena bem fininhas e não percebi a diferença. Eu fiz meia receita e usei um pirex de vidro tamanho 30cmx15cm. A sobremesa não fica muito doce, é bem suave. Ingredientes:

Bolacha maria ou de maizena, quanto baste. ( eu usei apenas meio pacote de 300g)
Leite com um pouquinho de chocolate em pó para umedecer as bolachas

Para o creme branco:
½ lata de leite condensado
1 gema
500ml de leite
1 colher de sopa de maizena

Para o creme de chocolate:

500ml de leite
3 colheres de sopa de chocolate em pó ( podes colocar menos se quiseres)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de maizena

Para cobertura:

2 claras em neve
Meia lata de creme de leite batido até ficar firme
3 colheres de açúcar

Comece fazendo o creme branco. Primeiro eu dissolvo bem a gema com um pouquinho (50ml) de leite. Em seguida coloco o restante do leite ( reserve um pouquinho para dissolver a maizena), o leite condensado e a gema de ovo dissolvida no leite. Leve para ferver e então, dissolva a maizena no leite frio e acrescente ao creme. Mexa sempre até formar um creme grossinho. Reserve.

Para fazer o creme de chocolate

Misture o leite ( reserve um pouquinho para dissover a maizena), o chocolate e o açúcar e leve para ferver. Acrescente então a maizena dissolvida no leite e mexa sempre até formar um creme grossinho. Reserve.

Cobertura:

Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal e quando estiver firme, acrescente 3 colheres de açúcar e bata novamente até formar um merengue firme.

Bata o creme de leite até formar picos e depois misture lentamente com o merengue.

Montagem:

Lambuze o fundo do pirex com um pouquinho do creme de chocolate ( ou creme branco). Num prato fundo, coloque um pouco de leite frio e uma colher de chocolate em pó. Dissolva bem e umedeça as bolachas nesse leite, uma por uma. Cubra o creme de chocolate com uma camada de bolacha umedecida. Faça uma outra camada com o creme branco. Cubra novamente com bolacha umedecida. Coloque o restante do creme de chocolate por cima das bolachas. Finalize com a mistura do creme de leite com o merengue.

Decore a gosto e leve para gelar bem antes de servir.

Um comentário:

  1. Oi vou fazer essa receita para amanhã, dia dos pais, sei q será um sucesso, ja fiz outras vezes e todos amaram. Parabéns pela receita.

    Obs.: achei vc muito simpatica e cheia de vida ;)

    ResponderExcluir