Minha lista de blogs

domingo, 30 de outubro de 2011

CÃO SOBREVIVE A CÂMARA DE GÁS - EUA MEU JESUS AMADO...

Gente, eu entendo as razões alegadas para eutanasiar animais, mas, sempre achei que, pelo menos, o serviço sujo deveria ser feito pelos funcionários de governos irresponsáveis que não proíbem a proliferação destes animais através de castração e educação."O Beagle chamado "Daniel" e outros cães foram colocados na câmara de gás, pois ninguém havia se interessado em adotá-los. A prática é comum em abrigos de animais, já que muitos deles sofrem com a superlotação.
No entanto, quando um agente voltou ao local, "Daniel" ainda estava vivo. "Todos estavam mortos, exceto Daniel, que estava abanando o rabo", disse Linda Schiller, membro de um grupo que resgatou Daniel e o levou para Nova Jersey. "É um milagre", destacou ela.
Segundo o órgão de controle de animais de Florence, "Daniel" foi colocado na câmara de gás com outros cães para um ciclo programado de 17 minutos. Grasso disse que é bastante incomum que um animal sobreviva.
No entanto ele destacou que é política do abrigo que o cão ganhe uma segunda chance se isso acontecer. "Daniel" foi levado ao veterinário para se certificar de que ele estava bem. Com sua saúde estava boa, o órgão começou a procurar um lar para ele."
Mas, me pergunto: é melhor a proteção se responsabilizar pela matança porque é garantia de não sofrimento tão grande? mas, aí, quando a gente depara com estes casos, fala o quê? No jornal inglês eles explicam sobre a proibição de matar com gás, mas, não entendi bem porque a coisa não é levada a sério. A agonia dos cães é estúpida e já até postei aqui um vídeo da agonia dos bichos dentro daquelas caixas. Confesso que não consigo aceitar abrigos que fazem eutanásia com gás... é terrível!!!!
Mas, tem gente que vai perguntar: é melhor viver em condições de abrigos superlotados onde animais morrem por brigas e doenças? Jesus amado, me socorre..... Eu não consigo ler sem me revoltar. Eu achei que o holocausto estivesse extinto, mas infelismente ele continua com seres mais indefesos do que o serumano. Pq será que as pessoas não se revoltam com essa situação? Será pq, não são humanos? Que não vão sofrer a mesma coisa? Revoltante!!!! não aguento imaginar o sofrimento de morrer em uma câmara de gás. não assisti ao vídeo pois não tenho fígado para isso. é lamentável que países ditos civilizados, e que nesta semana estão comemorando o aniversário da estátua da liberdade (para quem???)utilizem esta prática hedionda. Deus ajude as criaturinhas que não tem culpa da maldade humana. E que tal exterminar uma parte da super população humana?...Não pode?... E se for só os malvadinhos?.. Poxa, nem os assassinos, estupradores, pedófilos, etc?... E aborto pode?... Também não?
Essa espécie humana é mesmo muito sensata!
Merecemos mesmo ser extintos para dar lugar as outras espécies desse planeta. Quando me for dessa vida não quero mais voltar aqui! è amiguxos amados. que horrorrrrrrrrr. amo vs. amo os animais. beijinhos no coração.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

10ª Pet South America chega a SP nesta terça (18) A maior feira do ramo na América Latina apresenta produtos luxuosos e inovadores




Acontece, de 18 a 20 de outubro, a 10ª edição da Pet South America, especializada em bichos de estimação.Paralelamente à feira, estão acontecendo outros eventos, como o Congresso das Especialidades, um concurso de tosa e uma campanha de conscientização pela alimentação saudável dos pets.A feira traz as principais novidades do setor e reúne mais de 200 marcas.Entre os produtos de luxo da 10ª Pet South America, está a primeira linha de produtos de higiene e embelezamento animal do mundo que leva ouro 18k na formulação.Para entreter seu cão, os PetGames, jogos interativos que trabalham o instinto básico de procurar alimentos.cão procura petisco escondido no brinquedo que desenvolve habilidades como concentração, coordenação motora, memória e raciocínio.Entre as curiosidades há coleira com lanterna e porta-lixo, para passeios notunos, e pente mata-pulgas com descarga elétrica.O mercado de pet movimenta mais de R$ 11 bilhões no Brasil.O evento está cheio de pets, de diversas raças, por todos os lados.A 10ª Pet South America acontece no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, e fica aberta das 13h às 21h.A Pet South America 2011 será realizada juntamente ao Congresso das Especialidades, que unirá os dois principais congressos técnico-científicos de medicina veterinária, o Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais e o Congresso Paulista de Medicina Veterinária.
A feira ainda oferece produtos luxuosos, de alta tecnologia e sustentáveis para animais domésticos.Entre os lançamentos do mercado de luxo para pets estão cosméticos com ouro 18k na formulação, coleiras com 500 cristais Swarowski, máscaras hidratantes, camas com espuma viscoelástica com tecnologia da NASA, hidratação a base de vinhoterapia entre outros.
Na seção dos produtos que se preocupam com a sustentabilidade destacam-se as rações feitas integralmente com ingredientes naturais, água para beber da Amazônia com poder rejuvenescedor e granulado higiênico eco-sustentável para gatos.
Na área da alta tecnologia se destacam os softwares de gestão que facilitam a administração de empresas do ramo pet e o kit de tipagem sanguínea para transfusões de cães e gatos.
Bebedouros e comedouros com abertura e fechamento automáticos e GPS, que notifica o dono sobre o distanciamento da área delimitada por sms e e-mail, também estão na lista de novidades para o mercado consumidor.
Assista ao vídeo do Balanço Geral com detalhes da feira. 10ª Pet South America
Quando: De 18 a 20 de outubro de 2011, das 13h às 21h
Onde: Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho - Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme – São Paulo
Informações: (0xx11) 3205-5000 ou petsa.com.br 10ª Pet South America chega a SP nesta terça (18)10ª

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra,





Como ingerir: pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.
Chia pode ser encontrada nas versões em grãos, farinha e óleo. A chia tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
Composição
Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Ajuda a perder peso porque...
Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento
· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".
· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".
· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Contraindicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).Os alimentos têm grande influência no desempenho do nosso organismo. Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. A queridinha da vez é a semente de chia, encontrada no sul do México. Entre tantos benefícios, ela é capaz de auxiliar na perda de peso, na prevenção da diabetes e doenças cardiovasculares.
Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, essa semente era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.
Fibra
“A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista.
Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.Proteína.“Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma.
A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.
Vitamina e Minerais
Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.
Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Onde encontrar e como consumir
A semente pode ser adquirida em qualquer loja de produtos naturais. E consumida de diferentes maneiras: espalhada em cereais, iogurtes, saladas ou adicionada na bebida.Semente da chia faz emagrecer com saúde.A nova aposta entre os emagrecedores não é, na realidade, uma novidade. Pelo menos não para os mexicanos e outros povos americanos.Segundo a nutricionista Vivian Goldberger, da clínica Emagrecentro, a vantagem das fibras presentes na casca da semente da chia é proporcionar a sensação de saciedade.
- Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes.
Essa gelatina formada pela chia, quando umedecida, retarda a nossa vontade de comer também por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de “estômago vazio”.
Mas não apenas quem quer fazer as pazes com a balança deve incluir chia no seu cardápio. Essa sementinha é a principal fonte alimentar de ácidos do tipo ômega-3, importantíssimos para regular os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.
- Ela tem muito mais ômega-3 do que o salmão e do que a linhaça. E com uma vantagem em relação a essa última: não é preciso triturar a semente chia antes de ingerí-la para conseguir absorver o benefício.
Ficou interessado? Pois saiba que basta apenas comer uma colher (de sobremesa) de chia por dia para melhorar o funcionamento do seu intestino e sentir menos fome. Mas atenção: não exagere no consumo da chia. Uma colher (de sopa) dos pequeninos grãos tem 65 calorias.
E, já que não é preciso triturá-la, dá para adicioná-la a iogurtes, vitaminas, sucos, saladas, sopas e outras receitas.
Proteção do cérebro
Vivian explica ainda que a semente de chia contém altas concentrações de três minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo: o ferro, o cálcio e o magnésio.
- Cálcio é importante para a saúde dos ossos. Mas, em combinação com o magnésio, é melhor ainda, pois esse mineral desempenha um importante papel na parte da construção óssea e muscular.
Além disso, o magnésio é excelente para o funcionamento mental, porque atua no nosso humor, no combate ao estresse e na melhora da nossa motivação. Hoje em dia, são já vários os estudos científicos que ajudam esta semente a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais.
Pode juntar as suas sementes de chia nos cereais, iogurtes ou saladas; comer algumas como simples snack ou moer e adicionar na farinha para fazer pão.
Razões para consumir chia:
São nutritivas
Para além do destaque da sua riqueza em ómega 3, são ricas em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
São energizantes
Não só fornecem energia de forma rápida e duradoura, como fornecem vigor e endurance.
Reduzem a vontade de petiscar
Devido à sua capacidade de absorção de líquidos e ao seu teor de fibra altamente solúvel, ajuda na libertação de hidratos de carbono complexos de forma lenta e natural na corrente sanguínea.
São de fácil digestão
Ao contrário das sementes de linho, não há necessidade de serem cozinhadas antes de serem ingeridas.
O organismo humano consegue digerir facilmente as sementes de chia. Estas ajudam por exemplo na manutenção de uma boa pressão arterial e no equilíbrio da glicemia.
São versáteis e fáceis de usar
Poderá comer as sementes directamente, de forma simples, ou adicioná-las à sua bebida favorita, cereais ou saladas.
Basta adicionar à sua dieta diária, 2 colheres de sopa destas sementes para obter aproximadamente 7g de fibras, 4g de proteínas, 205mg de cálcio e 5g de ácidos gordos ómega 3!
Dica: Pode também fazer a sua própria “Chia Fresca”, uma bebida popular no México e na América central. Junte 2 colheres de sopa de sementes a 250ml de água e agite. Irá obter um líquido ligeiramente gelatinoso. Adicione sumo de lima ou limão e delicie-se!-------------A semente de chia pode ser encontrada no site http://www.cacalia.com.br ou pelo mercado livre através deste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-195274290-chia-_JM...custa R$ 32,20 o quilo,Encontrei por 19,80 ,200grs no Carioca Zem , no Humaitá no Rio de Janeiro.ou.vendas@sementes-oraci.com.br------Se você morar em Sao Paulo a Casa de Saron ( Av. Mercúrio, 146 Brás) vende por um preço otimo (se não me engano por32 reais o quilo).“Como prepará-la?”. Nada mais simples! Chia pode ser consumida crua, de várias maneiras. Ela também pode substituir ovos em bolos e pães, exatamente como a linhaça, mas como custa uma pequena fortuna prefiro consumí-la crua, pra aproveitar ao máximo os nutrientes. Aqui onde moro pago o equivalente a 20 reais por um pacote de meio quilo. Sei que parece muito, mas ele rende três meses, pois só uso 1cs por vez (1cs oferece todo o ômega 3 que precisamos em um dia) e não como todos os dias. A receita de base é: misture 1cs de chia com 1/2x de água e deixe hidratar meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo um gel terá se formado,Você também pode preparar uma quantidade maior e deixar na geladeira. O gel de chia se conserva alguns dias, sem perder os nutritentes. Em seguida esse gel pode ser consumido de várias maneiras. Chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica à sementes de tomate. Por ter sabor neutro pode ser misturada com outros alimentos sem alterar o gosto original. Você pode juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta) ou vitaminas de frutas, por exemplo. Fica ótimo também com iogurte de soja, como na foto (1/2x de gel misturado com um iogurte).Você também pode usar outros líquidos pra hidratar a chia. Eu adoro usar leite de amêndoas, por exemplo.Depois de hidratada, uso a mistura de chia/leite de amêndoas de várias maneiras. A mais simples é misturar com frutas frescas amassadas ou em pedaços: peras em cubinhos, maçã ralada, pêssegos em pedaços, banana amassada.Se a textura das sementinhas te desagradar (tem quem ache viscoso demais, mas eu não me incomodo de maneira alguma), triture o gel com as frutas no liquidificador. Nessa foto bati a mistura chia/leite de amêndoas com morangos. Delícia! Mil vezes melhor que os iogurtes cheios de açúcar e produtos químicos que me faziam salivar antigamente.Uma idéia de lanche ou sobremesa super nutritiva e deliciosa é fazer um pudim de chia. Preparo o gel de chia com leite de amêndoas (a proporção é a mesma: 1cs de chia pra 1/2x de leite de amêndoas) e depois trituro com 1 banana congelada (em rodelas) e 1 ou 2cc de cacau em pó. Se eu tiver com vontade de um pudim mais docinho, coloco 1/3 de tâmara também (sou muito, muito sensível ao doce). Fica sublime!Se você tiver a sorte de encontrar sementes de chia, aproveite. Esse alimento funcional é uma verdadeira mina de saúde. Mas quem mora no Brasil não deve ficar triste. A linhaça, embora um pouco mais fraquinha quando comparada à chia, continua sendo uma excelente fonte de fibra e ômega 3 (mais do que peixe, sim, sim!). E quem sair por aí dizendo que vegano só come alimentos caros e difíceis de encontrar leva cascudo.OBS Dias depois de ter publicado esse post, descobri um produtor de sementes de chia no RS que envia pra todo o Brasil. Parece que o quilo custa R$ 35, o que é uma verdadeira pechincha! Lembre-se que consumindo 1cs por dia, 1kg vai durar meses na sua cozinha. Eles devem cobrar um pouco mais pra enviar o pacote, mas mesmo assim vale muito a pena. Os pedidos devem ser feitos atraves do site, onde você vai encontrar muita informação sobre essa sementinha mágica.Vai lá: Sementes Oraci. (Não, eu não ganho nada pra fazer propaganda pra eles, mas se quiserem mandar um pacotinho de chia pra mim eu ficaria muito agradecida:-)rsrsr.brincadeirinha.Fontes:

http://www.masantenaturelle.com/chroniques/sante/chia.php

http://fr.wikipedia.org/wiki/Chia

http://menuvegetariano.blogs.sapo.pt/1995.html....

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O PODER DO SAL GROSSO.

O PODER DO SAL GROSSO.O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes.
Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.
Visto ao microscópio, o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.
As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa. Por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve.
Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente. Em dois ou três dias já se percebe a diferença. Quando formam-se bolhas é hora de renovar a salmoura.
A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.
A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita a menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou a noite no quarto, para que o sono não seja perturbado.
Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) tem o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias.
Já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).
Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas:
Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.
Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada. A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.
Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.
Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante. O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.
Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver.
No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda, vai embora.
Símbolo de lealdade na luta de sumô, os competidores jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.
Use esse poderoso aliado! É barato, fácil de encontrar e pode te ajudar em momentos de dificuldade energética e esgotamento.
Texto extraído da Revista Bons Fluidos

domingo, 2 de outubro de 2011

Receita: Pão Petrópolis



INGREDIENTES

50g de açúcar (¼ xícara de chá)
400g de farinha de trigo (2 ½ xícara de chá)
1 pitada de sal
30g de fermento fresco (2 tabletes)
1 colher (sopa) de manteiga (15g)
180 ml de leite (¾ xícara de chá)
1 ovo
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o açúcar, farinha de trigo e a pitada de sal e misture. Reserve.

Coloque numa outra tigela o fermento fresco, a manteiga, o leite e o ovo e misture bem. Adicione a mistura de farinha (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea.

Dica: Polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos. Deixe a massa descansar por 20 minutos.

Modele a massa dando formato do pão, polvilhe com farinha de trigo e transfira massa para uma forma de bolo inglês (25 cm por 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma. Pincele a massa de pão com a gema misturada com café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.

Leve o pão ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida.

Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira Facinho, facinho.

Ervas Medicinais"


Todas as indicações são preventivas e agem como terapia de ajuda, sempre em casos de doenças graves tem que as ter o acompanhamento médico, mas na hora de dor de barriga é bom sabermos quais as nossas alternativas.
A Mãe Natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais. A flora brasileira constitui uma fonte inesgotável de saúde e nossos ancestrais sempre souberam se aproveitar desta riqueza, pois o uso das plantas medicinais existe desde o início dos tempos.
No princípio existia apenas o conhecimento empírico. Hoje, porém, muitas pesquisas científicas comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, comprovando (ou não) o uso popular destas plantas. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos imaginam, algumas plantas fazem mal à saúde e por isso não devemos fazer uso indiscriminado desta terapia. Sempre que possível, procure orientação de profissionais da área e não tome qualquer tipo de chá encontrado no mato, pois algumas espécies são muito parecidas e você pode usar uma espécie perigosa por engano.Preparo:
Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:
- Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.
- Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos.
Dosagem: A quantidade normalmente indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.
Posologia:
Pode-se tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular funções digestivas.
Adoçantes:
Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel.
Prazo de validade: Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.
Tempo de uso: Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Use por um período de 30 dias e troque por outro tipo de chá, retomando o seu uso após
algum tempo.
Utensílios: Evite usar utensílios de metal para fazer os chás.
Embora não o notemos, eles podem causar alterações no
efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro,
barro, louça ou esmalte.
Outros usos:
Os chás, além de tomados, podem ser usados na forma de compressas, banhos, gargarejos, inalações e lavagens.
- Compressas: Compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias e facilitam a resolução destas inflamações. Neste caso usam-se chás com propriedades antiinflamatórias.
- Banhos: São os banhos de imersão. A água deve estar
morna e o banho deve durar uns 20 minutos. O banho pode ser repetido três vezes por semana durante um mês. Após este período mudar a erva utilizada.
- Gargarejos: São recomendados para atuar na cavidade bucal e na garganta.
Pode-se colocar sal de cozinha depois de coado, pois este é antiinflamatório e anti-séptico.
- Inalações: Específico para as vias respiratórias.
Ferver o chá e colocar um funil de papelão invertido sobre o recipiente, inalando o vapor.
- Lavagens: Normalmente intestinais e vaginais (corrimento). Doenças/Ervas
Artrite
Caatinga de Mulata, Malva, Sabugueiro.
Arroto
Poejo
Anemia
Artemísia, Cavalinha, banhos de Manjerona e Alecrim, Cerefólio, Manjericão, Dente de Alho.
Arteriosclerose
Cavalinha
Asma
Cerefólio, Hortelã, Funcho.
Baço
Salsa, Dente de Leão.
Bexiga
Artemísia, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Malva, Mil Ramas.
Boca (mau hálito)
Hortelã, Erva Cidreira, Manjericão, Tanchagem.
Bronquite
Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Bardana.
Cabeça (dores de)
Alfazema, Boldo, Camomila, Confrei, Hortelã, Losna.
Cabelo
Alecrim, Alfazema, Babosa, Camomila, Manjericão, Sálvia, Bardana.
Cálculos
Salsa, Bardana, Dente de Leão.
Calmante
Alecrim, ALfazema, Camomila, Manjericão, Funcho.
Cancer
Confrei (leucemia), salsa.
Cansaço
Mil em Rama.
Catarro
Mil em Rama.
Caxumba
Erva Cidreira.
Cistite
Cavalinha.
Coceira (urticária)
Babosa.
Cólica Hepática
Erva Cidreira, Hortelã.
Cólica Menstrual
Artemísia, Losna.
Cólica de Ventre
Cavalinha, Hortelã, Losna, Manjerona, Funcho.
Colite
Malva.
Convulsão
Artemísia
Contusão
Bálsamo
Coração
Alecrim, Confrei, Sálvia, Bardana.
Cortes
Cavalinha, Confrei.
Coqueluche
Alecrim, ALfazema.
Dentes
Hortelã, Caatinga de Mulata, Erva Cidreira, Malva, Sálvia, Funcho
Depressão
Alecrim.
Depurativo do Sangue
Cavalinha, Cerefólio, Confrei, Tanchagem,Bardana, Dente de Leão.
Diabetes
Mil em Rama, Salsa, Tanchagem, Poejo, Funcho.
Digestão difícil
Alecrim, ALfazema, Boldo.
Doenças Venéreas
Mil em Rama, Salsa, Tanchagem.
Dores em Geral
Camomila, Confrei, Sálvia.
Eczema
Babosa.
Enxaqueca
ALfazema, Erva Cidreira, Salsa.
Epilepsia
Artemísia.
Estômago
Boldo, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjericão, Mil em Rama, Poejo, Tanchagem.
Feridas
Alecrim, Arruda, Belgroega, Mil em Rama, Tanchagem, Bardana.
Fígado
Boldo, Beldroega, Mil Rama, Salsa, Dente de Leão.
Fraqueza
Alfazema, Boldo, Losna, Manjericão, Mil em Rama, Dente de Leão.
Frieira
Saião, Babosa.
Furúnculo
Babosa, Malva, Sabugueiro, Tanchagem, Bardana.
Garganta (amigdalite)
Alfazema, Cavalinha, Manjericão, Malva, Sálvia, Tanchagem.
Gases
ALfazema, Boldo, Manjerona, Poejo, Funcho.
Gastrite
Confrei, Bardana.
Gota
Alfazema, Mil em Rama, Sabugueiro, Bardana, Dente de Leão.
Gripe
Camomila, Cebolinha, Erva Cidreira, Manjerona.
Hemorragias
Cavalinha, Confrei, Mil em Rama, Tanchagem.
Hemorródias
Mil em Rama, Bardana.
Hepatite
Boldo, Confrei.
Histeria
Alecrim, Erva Cidreira, Manjerona.
Icterícia
Artemísia, Erva Cidreira, Salsa.
Impotência
Tanchagem.
Insetos (picadas de)
Cebolinha, Salsa, Sálvia.
Insônia
Boldo, Hortelã, Mil em Rama, Poejo.
Intestinos
Erva Cidreira, Malva.
Intoxicação
Nirá.
Lactação
Beldroega, Cerefólio, Hortelã, Salsa (secar o leite), Dente de Leão.
Náusea
Caatinga de Mulata, Hortelã, Losna, Poejo, Funcho.
Obesidade
Losna, Sabugueiro, Malva, Salsa.
Olhos
Alecrim, Caatinga de Mulata, Arruda, Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Salsa.
Ossos Quebrados
Confrei.
Ouvidos
Caatinga de Mulata, Arruda, Funcho.
Ovários
Tanchagem.
Pâncreas
Dente de Leão.
Pele (acne, manchas, espinhas, cravos)
Confrei, Cerefólio, Malva, Sabugueiro, Bardana.
Pesadelos
Erva Cidreira
Piolho
Cânfora, Salsa.
Pressão Alta
Salsa.
Prisão de Ventre
Baldroega, Malva,Sabugueiro, Bardana.
Pulmão(problemas respiratórios)
Poejo, Sálvia, Tanchagem.
Queimadura
Babosa, Beldroega, Confrei, Bardana.
Resfriado
Manjerona, Sálvia, Poejo, Sabugueiro.
Reumatismo
Alfazema, Artemísia, Boldo, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjerona, Mil em Rama, Bardana, Dente de Leão.
Rins
Beldroega, Artemísia, Cavalinha, Manjericao.
Sarna
Alecrim, Arruda.
Seios
Cerefólio, Salsa.
Tonturas
Alfazema.
Torcicolo
Manjerona.
Tosse
Alfazema, Erva Cidreira, Hortelã, Manjericao, Malva, Poejo, Sálvia, Funcho.
Tuberculose
Cavalinha, Confrei.
Úlcera
Bálsamo, Cavalinha, Confrei.
Urina
ALfazema, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Confrei (sangue na urina), Manjericao, Salsa, Bardana, Funcho.
Útero
Tanchagem.
Vermes
Arruda, Artemísia, Caatinga de Mulata, Camomila, Hortelã.Beleza/Erva-Tudo o que você vai ler aqui tem grandes ligações com o passado, que usou amplamente as ervas nos seus cosméticos, foi o desenvolvimento rápido da ciência no século atual que nos afastou de modo quase definitivo, desses truques e segredos incríveis de beleza ao nosso alcance.A PELE - Para você ter a pele atraente e sadia, deve-se observar algumas regras.
1ª) - A limpeza com substâncias mais naturais, sabonete de glicerina, Outros produtos retiram a oleosidade e umidade natural.
2ª) - A alimentação rica em frutas e verduras cruas.
3ª) - O sono regular.
4ª) - Intestino regular, as toxinas não eliminadas arruinam qualquer pele.
5ª) - A fadiga e a tensão são os principais causadores do envelhecimento da pele.
Tente sempre fazer exercícios para relaxar o rosto, massagens também.
Rugas: É muito importante tomar levedo de cerveja todos os dias, e também tomar vitamina E. Procurar comer alimentos que sejam fontes das vitaminas: A, C, D e E.
As Ervas para a Pele: Confrei: A mais importante erva para a pele, pois a mesma possui aloantaina que estimula a produção de células da pele, além de possuir propriedades amaciantes e curativas. Pode-se fazer a infusão da folha e da raíz na água ou no leite. Tem agentes anti-rugas. Salsa: O seu suco, com outros elementos.
As máscaras abrem os poros, depois de fazê-las usar um chá adstringente lavando o rosto a fim de que os poros se fechem. Para se obter melhores resultados, use as infusões geladas.
Espinhas: para evitá-las tomar diariamente levedo de cerveja que regula as secreções da pele. No início ela poderá eliminar o que ainda não saiu para fora.
A Lecetina é eficaz remédio contra espinha e acne, emulsiona e decompõe glóbulos gordurosos no sangue. Opera milagre, tomar 2(duas) vezes ao dia.
Suco de cenoura combinado com espinafre ou salsa, tomar esse suco até ½ litro por dia.
Vaporização de ervas.
Mel - ótimo para limpezas de pontos negros.
Limão - o suco esfregado no rosto.
Infusão de Cavalinha - ótimo para retirar impurezas.
Alimentos perigosos para espinhas: nozes, fritura, marisco, sal iodado, gorduras animais, manteiga, chocolate, cacau, amido, produtos suínos, coca-cola, açúcar, café, chá muito quente e álcool que dilata os poros.
Ervas adstringentes: cavalinha, Mil e Rama, Camomila, Sabugueiro, Sálvia, elas evitam a oleosidade.
Bronzeamento: Óleo de gergelim amacia e bronzeia.
Recursos para queimaduras solares: polpa de pepino, batata ralada e chá de sálvia.
Ervas e Frutas e seu Poder para Pele:
Alecrim: (Rosmarinus officinalis) analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti- séptica, estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, para pele oleosa.
Algas Marinhas (Fucus vesiculosus)
adelgaçante, anti-celulítico, emoliente, amaciante, estimulador da circulação periférica, hidratante, nutritivo, anti-acne, revitalizante, para peles oleosas, celulite e flacidez.
Aloe e Vera / Babosa (Aloe barbandensis)
anti-envelhecimento, cicatrizante, emoliente, amaciante, fotoprotetor, hidratante, nutritivo, revitalizante, para peles sensíveis e danificadas.
Aveia (Avens sativa)
anti-envelhecimento, cicatrizante, emoliente amaciante, fotoprotetora, hidratante, nutritivo, revitalizante, para pele seca sensível e danificada.
Banana (Musa sapientum)
cicatrizante, emoliente amaciante, fotoprotetora, hidratante, nutritivo, revitalizante, para pele seca sensível e danificada.
Camomila (Matricaria chamomília L.)
adstringente, analgésica, refrescante, anti-alérgica, clarificante, anti-inflamatória, fotoprotetora, anti-acne, calmante, tônico, para peles sensíveis e danificadas.
Canela (Cinnamomum cassia nees)
analgésica, refrescante, anti-séptica, fotoprotetora, tônica, afrodisíaca, para pele normal e artrite.
Cravo da Índia (Dianthus caryophylus)
analgésico, refrescante, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, para peles sensíveis e danificadas.
Cenoura (Ducus carota L.) anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, fotoprotetora, nutritivo, revitalizante, para peles sensíveis e danificadas.
Côco (Coccus nucifera)
anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, tônica, para pele seca, sensíveis e danificada.
Erva Cidreira / Capim Limão (Cymbopogom citratus)
analgésica, refrescante, anti-séptica, estimulador da circulação periférica, emoliente, anti-acne, para pele oleosa.
Erva Doce / Anis (Pimpinela anisum)
analgésica, refrescante, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, relaxante, para peles oleosas, sensíveis e danificadas.
Eucalipto (Eucaliptus citriodora)
refrescante, bactericida, antimicôtico, desodorante, cicatrizante, para pele normal.
Frutas Tropicais
adstringente, anti-envelhecimento, anti-manchas, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.
Kiwi (Actinidia chinensis)
anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-manchas, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.
Flor de Laranjeira (Citratus sinensis)
adstringente, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.
Maça Verde (Pirus malus L.)
antialérgica, anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.
Manga Rosa (Mangifera indica)
anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.
Melancia (Citruilus vulgaris)
antialérgica, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.
Morango (Fragaria vesca L.)
anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, para pele seca, sensível e danificada.
Natural
Isento de extratos e óleos essenciais com um leve perfume. Hidratante, emoliente, higiene íntima, banho do bebê, pele normal.
Pêssego (Amygdalus persica L.)
antialérgica, cicatrizante, hidratante, nutritivo, para pele seca, sensível e danificada.
Pitanga (Eugenia sp)
anti-envelhecimento, anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.
Pepino (Cucumis sativus L.)
anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, anti-acne, revitalizante, tônica, para pele oleosa, sensível e danificada.
Pólem e Mel Silvestre
anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, estimulador da circulação periférica, fotoprotetora, nutritivo, revitalizante, tônica.
Própolis e Mel (Propolis) antinflamatório, anti-manchas, anti-séptico, fotoprotetora, anti-acne, adstringente, fungicida, revitalizante, anti-seborréico, para peles e cabelos oleosos.
Rosas (Rosa gallica L.) anti-séptica, estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, para pele seca, sensível e danificadas.
Sete Ervas
adstringente, analgésica, refrescante, anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-séptica, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.
Tangerina (Citratus nobillis)
adstringente, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.
BELEZAS NATURAIS EM DEFESA DA VIDA
No rico universo das flores, muitas ultrapassam limites, distanciando-se da função de decorar ambientes ou expressar sentimentos, passando a servir como importantes auxiliares no tratamento de doenças, tanto no plano físico quanto no psíquico e emocional. Muitas pessoas cultivam flores em seus jardins, sacadas e floreiras, sem, no entanto, imaginar que além de belas, também podem ser poderosas. Conheça a seguir algumas dessas mensageiras de bem-estar:
Rosa – Seu chá é útil nos distúrbios menstruais, alivia dores de cabeça e atenua superfície inflamadas. Com ação adstringente, tônica e calmante, é indicada no tratamento de peles oleosas e para o combate de irritações do couro cabeludo.
Amor-perfeito – Tem outras denominações como violeta-tricolor e flor-de-trindade. Possui propriedades diuréticas e depurativas. Em forma de chá, é utilizada para aliviar doenças respiratórias.
Cravo – É originário da Europa. O chá de suas pétalas é estimulante, combate dores de cabeça, ameniza o cansaço e serve também para ativar a memória.
Jasmim – Sua essência é largamente empregada. O jasmim é um importante auxiliar no combate ao nervosismo, ao estresse, a tristeza e à insegurança. Também é considerado afrodisíaco.
Camélia – Flor inspiradora, de grande efeito visual, é de origem asiática. Suas propriedades medicinais ainda são pouco exploradas.
Violeta – Encontrada em muitas espécies. É aliada simbolicamente à simplicidade e à virgindade. Em forma de chá, atua como auxiliar em tosse e dores de garganta. Possui vitaminas que retardam o envelhecimento da pele.
Gerânio – Tem propriedade de reduzir o açúcar no sangue, combate hemorragias, bronquites e tosses. No campo da cosmética, auxilia no tratamento de peles oleosas ou com acne.
Girassol – Na medicina floral, é indicado para pessoas egocêntricas e promove equilíbrio. É calmante e ajuda a dar elasticidade à pele.
Orquídea – De beleza exótica, é impropriamente considerada parasita. Desperta tanta fascinação que sua cultura é objeto de pesquisa e exposições mundiais. Tem propriedades hidratantes e é amaciante. Ervas para Banho:
Camomila - é uma das melhores, pois contem azulina que é calmante para a pele.
Cavalinha/Alecrim- Protege a pele de insetos.
Sabugueiro - no banho é calmante e bom na insônia. Para pele possui qualidades clareadores. Usar em infusão bem concentrada.
Confrei - de todas é a melhor no banho para uso medicinal, pelo seu poder de soldar ossos fraturados, para inflamações, inchaços e queimaduras.
Calêndula - bom no banho para veias dilatadas e varizes, sendo calmante.
Mil em Rama - banhos para o corpo muito oleoso, alivia as inflamações do bico do seio.
Dente de Leão e Xília.
Amora - em infusão no banho, dá novo brilho e viço na pele.
Usar nos banhos óleos aromáticos. CABELOS -
Shampoo - procure um shampoo de boa qualidade que seja de amêndoa ou ervas e guarde metade em outro vidro, depois misture uma infusão bem forte de erva que desejar ou precisar.
1- Cabelos claros: camomila, verbrasco e urtiga.
2- Cabelos escuros: sálvia e alecrim.
Tratamento de proteínas: Este tratamento é para cabelos quebradiços.
Cabelos Secos -
1- Tomar levedo de cerveja todos os dias, mantém o brilho do seu cabelo e retarda os cabelos brancos.
2- Os cabelos secos só devem ser lavados uma vez por semana.
Para dar brilho ao seus cabelos: - fazer uma decocção com salsa, ferver 20 minutos, enxaguar os cabelos com este chá após a lavagem.
Cabelos Oleosos: -
1- Use sempre vinagre de maçã, uma só colher bastará, para uma xícara de água ou chá.
2- Quem tem prblema de excesso de oleosidade, deverá misturar chá de Mil em Rama em seu shampoo.
CASPA:
1- Colocar decocção de raíz de bardana no shampoo, pode-se usá-la também na última água.
2- Vinagre aromático diluido em água para massagem.
3- Infusões de alecrim com uma pitadinha de Borax, acaba com a caspa.
4- Misturar suco de limão com água de rosas, para a massagem.
CRESCIMENTO:
Ervas boas para o cabelo crescer, que podem ser acrescentadas ao shampoo, ou no seu creme:
Raíz de malva, raíz de urtiga, semente de malva, alecrim, cravo de índia e noz moscada, baba de babosa.
olhos nos olhos!
OLHOS -
1- Para conservar seus olhos com brilho, tomar suco de um limão em água morna todos os dias em jejum.
2- comer todos os dias alimentos que são fontes de vitaminas A, e também cenoura crua, aipo, salsa, chicória, espinafre, tomar em suco ou em saladas.
Olheiras e inchaços:
Pepino - colocar fatias de pepino descascado sobre os olhos por 20 minutos.
Extrato de hamamelis, sobre os olhos.
Eufrásia é a melhor erva que existe para olheiras.
Chá de hortelã feito com um pedaço de mamão, ótimo.
Chá de cavalinha ajuda nos inchaços.
Outras ervas para problemas nos olhos: absinto, funcho, calêndula, camomila, alecrim, tanchagem, margarida, sabugueiro, manjerona e violeta. Boca E Dentes:
A casca do limão elimina manchas nos dentes.
O morango em suco esfregado nos dentes, clareia.
Sálvia mastigada todos os dias protege a gengiva e os dentes.
Tanchagem é a erva mais incrível para qualquer inflamação na boca, gengiva, língua; bem como nas aftas.