


A asfixia pode ser um risco de morte para seu gato. Quanto mais um gato asfixiado tentar respirar, mais em pânico ele ficará. O objetivo do dono do gato é desobstruir a via respiratória sem ser mordido.
Se você não estiver certo de que seu gato está asfixiado, algumas evidências devem ser identificadas, incluindo o fato do gato bater a pata em sua própria boca, língua pálida ou azulada, aflição explícita e inconsciência (em inglês). Se seu gato estiver asfixiado, siga as dicas de cuidado com gatos deste artigo.
Passo 1: aproxime-se do gato cuidadosamente. Se o gato estiver nervoso ou ansioso, prenda-o se necessário.
2006 Publications International, Ltd.
Passos 2a e 2b
Passo 2: desobstrua as vias aéreas do gato.
Passo 2a: coloque uma mão sobre a cabeça do gato de modo que seu polegar e indicador fiquem exatamente atrás dos longos caninos com a cabeça repousando sobre a palma de sua mão. Se o gato estiver se debatendo muito, execute o passo seguinte.
Passo 2b: incline delicadamente a cabeça do gato para trás de modo que o focinho aponte para cima. Empurre o polegar em direção à seu dedo; a boca ficará aberta.
Passo 2c: delicadamente puxe a língua para fora. Se você puder ver algum objeto, tente removê-lo com seus dedos ou com um alicate de ponta fina.
Passo 2d: se o objeto for uma agulha e ela estiver entalada profundamente no fim da boca, pare. Leve o gato imediatamente ao veterinário. Mantenha a língua delicadamente puxada para fora se o gato estiver aflito.
Passo 2e: se você não puder remover o objeto, segure o gato pelas patas traseiras, vire-o de cabeça para baixo e chacoalhe-o com força. Bater nas costas do gato enquanto o sacode pode ajudá-lo a deslocar o objeto.
Passo 2f: se o objeto ainda estiver preso, deite o gato de lado, coloque suas mãos atrás da última costela de ambos os lados do abdômen e pressione rapidamente três a quatro vezes. Se o objeto ainda estiver preso, repita o procedimento.
Passo 3: se você não conseguir deslocar o objeto, leve o gato imediatamente ao veterinário.
Passo 4: se você deslocar o objeto e o gato não estiver respirando, sinta o batimento cardíaco colocando seus dedos cerca de três centímetros ao lado das patas no centro do tórax do animal.
2006 Publications International, Ltd.
Respiração artificial - passo 2
Respiração artificial para gato
Passo 1: se o coração do gato não estiver batendo, execute o passo a seguir. Se estiver batendo, faça respiração artificial.
Passo 2: posicione o gato de lado.
Passo 3: estenda a cabeça e o pescoço. Mantenha a boca do gato fechada e assopre com força dentro de suas narinas Execute uma respiração a cada três ou cinco segundos. Repita quantas vezes conseguir ou até ver o peito elevando-se.
Passo 4: depois de dez segundos, pare. Observe se há movimento no peito do gato indicando respiração.
Passo 5: se o gato ainda não estiver respirando, continue a respiração artificial.
Passo 6: leve o gato imediatamente para o veterinário e continue a respiração artificial durante o trajeto ou até que o gato respire sem ajuda.
Ressuscitação cardiopulmonar para gato
Se o coração do gato não estiver batendo, execute ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Passo 1: coloque o gato de lado.
2006 Publications International, Ltd.
Ressuscitação cardiopulmonar
passos 3 e 4
Passo 2: incline-se junto à cabeça do gato.
Passo 3: segure o peito de forma que o esterno do animal fique apoiado sobre a palma de sua mão, seu polegar fique de um lado do peito e os outros dedos do outro. Seu polegar e os outros dedos devem ficar no centro do peito do gato.
Passo 4: comprima o peito pressionando o seu polegar e os outros dedos ao mesmo tempo. Esforce-se para fazer de 100 a 160 compressões por minuto.
Passo 5: como alternativa (depois de 30 segundos), mantenha a boca do gato fechada e assopre com força dentro de suas narinas. Assopre por três segundos, respire fundo e repita quantas vezes conseguir ou até ver o peito se elevar. Repita isto 10 a 20 vezes por minuto.
Passo 6: depois de um minuto, pare. Observe se o peito apresenta movimentos respiratórios e verifique os batimentos cardíacos, colocando seus dedos cerca de três centímetros ao lado da pata do gato e no centro de seu peito.
Passo 7: se o coração do gato ainda não estiver batendo, continue a RCP. Se o coração começar a bater, mas o gato ainda não estiver respirando leve o gato ao veterinário imediatamente
A RCP ou a respiração artificial devem ser feitas durante o trajeto ou até o gato respirar e seu coração bater sem ajuda
Legal mais quase não intendi, mas se um dia meu gato se engasgar saiba ke vc ke salvou ele valeu
ResponderExcluirQue pena que fui ler somente agora e não pude salvar minha gatinha que se asfixiou. :(
ResponderExcluir