
Lidar com um gato que tem um abscesso, ou infecção localizada com pus, pode ser difícil, já que nem sempre está claro o que está acontecendo de errado. O corpo cria muros em torno dessas feridas, e o pus delimita as paredes.
Abscessos (em inglês) em gatos normalmente são ocasionados por feridas ou arranhões provocados por mordidas que podem acontecer de várias formas. A infecção é resultado de uma bactéria (em inglês) vinda dos dentes ou garras do animal que atacou, e entra na pele através da mordida ou do arranhão. A maioria dos abscessos se localiza ao redor do pescoço, patas dianteiras, ou na área do rabo e parte traseira. Muitas vezes os donos não conseguem perceber que o gato foi mordido. Alguns dos sinais que devem ser observados são inchaço leve e dolorido, mau cheiro vindo de uma ferida aberta, letargia e perda de apetite. Para tratar adequadamente de um gato com abscesso, siga as dicas abaixo:
1ª etapa: prenda os pêlos ao redor da área do abscesso.
Publications International, Ltd.
3ª etapa
2ª etapa: se o abscesso estiver drenando, vá para a 3ª etapa. Se não, aplique compressas quentes e úmidas por um período de 20 minutos, duas ou três vezes ao dia, até que o abscesso comece a drenar.
3ª etapa: limpe bem a área com peróxido de hidrogênio a 3%, duas ou três vezes ao dia. Não use nenhum outro antisséptico. Não deixe que uma crosta da ferida se forme por dois ou três dias. Para isso, remova-a.
4ª etapa: se o gato parar de comer, ou se o abscesso não parar de drenar uma substância mau cheirosa em 48 horas, ou se a área afetada for muito grande, leve o gato ao veterinário o mais rapidamente possível
Nenhum comentário:
Postar um comentário