Minha lista de blogs

sexta-feira, 25 de março de 2011

Rações: como escolher a melhor?Hoje só para cachorrinhos.

Rações: como escolher a melhor e como enriquecê-la com segurança?Por uma série de motivos, principalmente em relação à correria dos dias atuais, muita gente não tem condições de oferecer uma dieta caseira balanceada (não nos referimos a restos de comida) a seu cão ou gato. Para essas pessoas, a ração acaba sendo a opção mais prática. Mas diante de tantas opções de dietas comerciais disponíveis no mercado atualmente, será que você sabe escolher um bom produto para o seu animal?

Neste post iremos abordar rações para cães adultos saudáveis. Se o seu pet possui qualquer patologia ou é um animal idoso, é importante obter informações alimentares diretamente com o seu médico-veterinário.

Você sabe o que é importante avaliar para escolher uma boa ração? - Teor de Proteína:

Como os cães são animais carnívoros, uma ração de boa qualidade deve conter um teor adequado de proteína. Uma elevada proporção de proteína na formula da ração significa que a mesma contém um nível mais reduzido de carboidratos, o que é compatível com a alimentação natural desses canídeos.

Esqueça aquela história de que proteína faz mal aos rins. Isso só vale para animais com comprometimento renal. Um elevado teor de proteína torna a ração mais biologicamente adequada para o cão. A grande maioria das rações Super Premium apresenta teor de proteína adequado.

Prefira rações com teor de proteína bruta igual ou superior a 25%. Localize esse tipo de informação consultando o rótulo do produto. Para você ter uma idéia, nos Estados Unidos, as melhores rações do mercado, possuem um teor de proteína bruta de até 35 – 42% (http://www.naturesvariety.com/Instinct/dog/kibble/chicken). Em geral os fabricantes adotam um valor mais baixo de proteína, por ser este o elemento mais caro das rações e também porque rações com mais proteína e com baixo teor de carboidratos requerem um tipo diferente de processamento que ainda não é comum no Brasil.

Uma adequada ingestão de proteína está associada à manutenção da massa magra (musculatura), menor predisposição ao ganho de peso, pele e pelagem mais saudáveis e sistema imunológico mais competente. - Composição:

É muito importante que a ração seja feita de alimentos com alto valor nutricional e alta biodisponibilídade, ou seja, ingredientes facilmente aproveitados pelo organismo do animal. Como os cães são carnívoros, é importante que a maior parte dos alimentos que fornecem proteína sejam de origem animal. Existem ingredientes mais e menos nobres. Por exemplo, farinha de carne de aves, de peixes, de carne bovina e de ovo integral são muito mais interessantes nutricionalmente do que farinha de subprodutos de animais ou mesmo farinha de penas.

Também é importante ficar atento aos alimentos que compõem as porções de carboidratos da fórmula. Inclusão de soja e seus subprodutos, por exemplo, não é bom sinal, já que esse grão é considerado um alérgeno alimentar para muitos animais suscetíveis. Prefira rações que apresentem grãos como arroz em sua composição e não apenas subprodutos de milho. Por fim, repare também nas fontes de ácidos graxos da fórmula. Óleo de peixe e gordura animal, por exemplo, são mais interessantes nutricionalmente do que óleo de soja. Outros ingredientes nobres podem enriquecer as rações: levedura de cerveja, condroprotetores (condroitina e glucosamina) e antioxidantes (vitamina C e E, selênio) em níveis adequados. Existem ingredientes que nada acrescentam à nutrição do cão, como por exemplo, as uvas passas adotadas por algumas marcas. Além de serem potencialmente tóxicas para cães, são fontes de açúcar.

- Aditivos:

Todas as rações industrializadas contêm aditivos, como conservantes, palatabilizantes, estabilizantes, flavorizantes, aglutinantes, espessantes etc., eles garantem o adequado processamento e também a conservação do produto, dentre outras funções. Entretanto, hoje sabemos que uma alimentação exclusivamente baseada em alimentos industrializados e repletos de aditivos, em longo prazo pode causar alguns problemas de saúde, como alergias, alterações hepáticas etc...Por esse motivo, convém escolher um produto com menos aditivos e fugir das rações coloridas. Existem hoje no mercado rações que empregam conservantes naturais, como óleo de alecrim e vitamina E, e muitas não incluem corantes em suas fórmulas.Texto: Sylvia Angélico, do Cachorro Verde, e Gabriela Netto, médica veterinária do Cantinho Animal (CRMV-SP:19.477) Estes dois primeiros textos mencionam apenas alimentação para cães porque como gatos são carnívoros estritos (deveriam alimentar-se apenas de proteínas animais, jamais de grãos), um texto falando de rações para eles será postado no futuro, ok?beijus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário