Minha lista de blogs

terça-feira, 17 de maio de 2011

Vacina contra a gripe: o que você sabe sobre ela? Livre-se de dúvidas e aproveite os últimos dias da campanha de vacinação no país


O fim da campanha de vacinação contra a gripe este ano foi prorrogado para o dia 20 de maio, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas e na cidade de Campo Grande (MT). No Distrito Federal, em Roraima e em Mato Grosso do Sul, o prazo foi ampliado até o dia 27. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 55,97% da população que faz parte do grupo de risco foi vacinada até agora. A meta do governo é atingir pelo menos 80%. Ainda há muitas dúvidas entre a população acerca da vacina, principalmente sobre sua eficácia e riscos, que acabaram gerando mitos e preconceitos. Quem não deve tomar a vacina e quais complicações ela pode trazer são alguns exemplos dessas questões. No teste a seguir, você pode checar seus conhecimentos e tirar a limpo os equívocos, com explicações do infectologista Marcos Antonio Cirillo, do Hospital Santa Catarina, de São Paulo. A vacina da gripe imuniza o organismo contra:Gripe apenas.ou,Gripe e resfriados. se vc acha que é refriado ,Parabéns, você acertou.

Nota: Apesar dos sintomas serem parecidos, gripe e resfriado são coisas diferentes. "Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é provocado por rinovírus, que não é combatido por meio dessa vacina", explica Cirillo. É importante distinguir, também, que os sintomas do resfriado costumam ser mais leves, como dor de garganta e escorrimento nasal. Gripe costuma provocar febre mais alta e dores no corpo, entre outras complicações.
A vacina contra gripe funciona? Em muitos casos, não, mas é uma forma de tentar se prevenir.ou,Sim, na maioria dos casos.se vc respondeu a 2.Parabéns, você acertou .

Nota: As chances de funcionar são muito elevadas. Se a vacina for tomada na época adequada, tem 89% dos casos com resultados positivos.
O período ideal de vacinação é: No inverno.ou,No outono. Sua Resposta b) No outono.Parabéns, você acertou.

Nota: A vacina precisa de um tempo para estimular o sistema imunológico e conseguir proteger o organismo contra o vírus da gripe. Como o inverno é a época em que a disseminação da doença é maior, pelo fato das pessoas ficarem mais aglomeradas em ambientes fechados, é preciso tomar a vacina na estação anterior. Por isso, as campanhas de vacinação costumam acontecer nos meses de maio e abril.
A vacina contra a gripe é segura? Sim, salvo raras exceções ou Menos para os idosos, que podem sofrer graves efeitos colaterais.vc acertou Sim, salvo raras exceções.

Nota: Ela é muita segura. Além de pouco prováveis, os efeitos colaterais não são graves. Cirillo lembra apenas de uma exceção: pessoas alérgicas. "Toda vacina tem proteína e conservantes. Se a pessoa for alérgica a um desses elementos da composição, pode apresentar alguma complicação", diz o especialista.
A vacina começa a fazer efeito quando? Algumas horas depois ou, no máximo, no dia seguinte.ou.De 10 a 15 dias depois da vacinação. Sua Resposta b) De 10 a 15 dias depois da vacinação. Parabéns, você acertou esta pergunta.

Nota: A proteção contra a gripe só ocorre depois de alguns dias, pois é o tempo do organismo começar a produzir anticorpos suficientes para combater o vírus Influenza. A máxima proteção, entretanto, só estará completa depois de aproximadamente 45 dias.
Por quanto tempo dura a imunização após a vacina? Um ano ou De quatro a cinco anos, Sua Resposta a) Um ano .Parabéns, você acertou.

Nota: O vírus da gripe sofre muitas mutações, em períodos de tempo indeterminados. "Se a mudança dele for pequena, a vacina te protege. No entanto, dependendo da transformação, os anticorpos criados no seu organismo podem não reconhecer mais o vírus", explica Cirillo. O ideal é ser vacinado todo ano, para prevenir-se dessas possíveis alterações do vírus.
A vacina contra gripe pode causar gripe? Pode, dependendo da resposta do organismo à vacina.ou Não. . Sua Resposta b) Não. Parabéns, você acertou.
Nota: "A vacina contém apenas vírus morto fracionado, que não tem como se multiplicar na célula e provocar a gripe", conta Cirillo. Por isso, é impossível as pessoas ficarem gripadas por causa da vacina.
Posso ficar doente mesmo depois de tomar a vacina? Sim.ou.Não, a vacina não provoca gripe. Sua Resposta a) Sim. Parabéns, você acertou.
Nota: A vacina não provoca gripe, isso é verdade. No entanto, pessoas que foram vacinadas podem pegar gripe durante o tempo em que o organismo demora para produzir os anticorpos contra a doença, ou seja, no prazo de 10 a 15 dias após a vacinação. É possível, também, a pessoa pegar resfriado ou outras doenças, mas Cirillo lembra que não será por conta da vacina, já que ela não baixa a resistência.
Tem idade certa para tomar a vacina? Crianças acima de seis anos e idosos até noventa anos.ou.Crianças acima de seis meses e todas as demais idades. Sua Resposta b) Crianças acima de seis meses e todas as demais idades.Parabéns, você acertou .

Nota: Todas as pessoas a partir dos seis meses de vida já devem ser vacinadas contra a gripe. O Ministério da Saúde também determina um grupo de risco, que têm preferência na vacinação por ter mais chance de contrair gripe e desenvolver complicações mais graves. Fazem parte desse grupo: idosos a partir dos 60 anos, grávidas a partir dos três meses, pessoas com problemas de coração e pulmão, diabéticos, pessoas com AIDS, profissionais que trabalham na área da saúde, entre outros.
Indivíduos que estão sendo medicados com corticoide podem ser vacinados? Sim.ou,Não. Sua Resposta a) Sim. Parabéns, você acertou.
Nota: O uso de corticoides não impede a vacinação. Cirillo lembra que a restrição a esse uso de corticoides é mais uma questão de imunidade. "O uso prolongado de corticoides pode comprometer o sistema imunológico, por isso que pessoas devem sempre usá-los respeitando as recomendações médicas", alerta o infectologista.
A eficácia da vacina é menor em qual grupo de pessoas? Bebês (acima dos seis meses).ou Idosos. Sua Resposta b) Idosos. Parabéns, você acertou.
Nota: De acordo com Cirillo, idosos não produzem tanto anticorpos quanto pessoas mais novas e, por isso, o sistema imune pode dar menos resposta à vacina. "Isso vale também pra qualquer outra vacina ou infecção", conta o profissional.
A vacina é composta por quantos vírus?
Um vírus da gripe, que muda todo ano.ou.Por três vírus diferentes. Sua Resposta b) Por três vírus diferentes. Parabéns, você acertou.
Nota: A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a vacina contra gripe possui três tipos de vírus Influenza (2 vírus influenza tipo A e 1 tipo B). Essa fórmula é atualizada todo ano por meio de dados fornecidos por uma rede mundial de Centros de Vigilância da Gripe.
A vacina contra gripe também imuniza contra gripe suína?Não, é preciso tomar uma vacina específica pra esse vírus.ou, Sim.Resposta correta: a) Gripe apenas. Parabéns, você acertou .Nota: Apesar dos sintomas serem parecidos, gripe e resfriado são coisas diferentes. "Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é provocado por rinovírus, que não é combatido por meio dessa vacina", explica Cirillo. É importante distinguir, também, que os sintomas do resfriado costumam ser mais leves, como dor de garganta e escorrimento nasal. Gripe costuma provocar febre mais alta e dores no corpo, entre outras complicações. Mais de 10 milhões de brasileiros já foram vacinados contra a gripe este ano, pela campanha do Ministério da Saúde. O número corresponde a 34,5% do grupo de pessoas que mais precisam ser imunizadas, mas a meta do governo é atingir pelo menos 80%. Ainda há muitas dúvidas entre a população acerca da vacina, principalmente sobre sua eficácia e riscos, que acabaram gerando mitos e preconceitos. Quem não deve tomar a vacina e quais complicações ela pode trazer são alguns exemplos dessas questões. No quiz a seguir, você pode checar seus conhecimentos e tirar a limpo os equívocos, com explicações do infectologista Marcos Antonio Cirillo, do Hospital Santa Catarina, de São Paulo.

4 comentários:

  1. Olá, querida Laura
    Muito bacana o seu post informativo... muitos haverão de aproveitá-lo...
    Parabéns!!!
    Bjs de paz e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. valeu amiguxo. beijinhos no coração.

    ResponderExcluir

  3. Boa noite, Laura!

    Nós, Wilson e Sanzinha, viemos avisar que agora nós escrevemos juntos em um novo blog, o Nuestro Cielo. Como sua amizade é importante para nós e não queremos perder o contato, pedimos que você nos visite em nossa nova casa e nos siga lá. Segue o link:

    http://lonuestrocielo.blogspot.com/

    Já estamos te seguindo com nosso novo perfil. 
    Os blogs "Bom Ruim Assim Assim" e "Jardim Secreto de Sanzinha" serão excluídos. Pode até excluí-los de sua lista de visitas.

    Então é isso! Esperamos você em nossa nova casa!

    Um beijo grande e um abraço apertado!

    Wilson e Sanzinha.

    ResponderExcluir
  4. Muito Boa noite!
    Eu vim aqui por acaso. Cheguei e já fui me deixando ficar, lendo e relendo tudo, com minha mania de sair "fuçando" as coisas. Gostei do seu espaço, já tô dentro, te seguindo. Não sou assim um gato, mas me estimo. Tenha alegrias duradouras e saúde.
    Ah, que o seu fim de semana seja bem proveitoso. No mínimo, iluminado! Deixo-te meu abraço,
    João Ludugero, poeta.
    Obs.: Se puder e quiser me visitar, dê uma passada lá no meu blog de poesias. Vou adorar tê-la por lá. Deixe seus coments. E, se quiser, e puder me adicionar, vou gostar muito. Felicidades! Voltarei, de certo, pois adorei seu sítio!

    ResponderExcluir