
Você vai encontrar aqui estratégias indicadas para facilitar sua aproximação de alguém que tenha dificuldade de se abrir com você. Seguindo os passos aqui colocados, não terá dificuldades para estabelecer o relacionamento desejado num período de tempo às vêzes surpreendentemente curto.
A palavra "rapport", que vem do francês, quer dizer "relação". Você vai aprender a usar a técnica do "Rapport". Fique tranquilo: O objetivo não é adquirir poderes semi-hipnóticos sobre o outro e penetrar em sua mente. Ao usar essa técnica fará com que a pessoa se sinta tão à vontade com você que irá revelar, naturalmente, coisas importantes para que você possa compreendê-la melhor e com isso tornar-se mais próxima. Assim sendo, podemos dizer que o objetivo de usar o "Rapport" é criar uma ponte até o outro, facilitando o contato e um maior nível de compreensão.
Pesquisa feitas comprovaram que numa comunicação o que menos atinge o interlocutor é o conteúdo das palavras.A linguagem não verbal de uma pessoa (gestos, posturas físicas etc.) e o tom de voz emitido por ela têm um peso muito maior no modo como sua mensagem será apreendida do que o que diz através de palavras . Acredito que isso seja uma surpresa para você.
Leia o experimento abaixo e com um grupo de amigos, tire a prova para ver como funciona.
Experimento: Pede-se a um participante da pesquisa que saia da sala. Combina-se com uma pessoa que ficou na sala que ela comunique aquele que está fora alguma coisa desagradável do ponto de vista do conteúdo logo que ele voltar à sala. Ao fazer a comunicação, deverá usar um tom de voz próprio para comunicar uma notícia agradável, acompanhado de uma linguagem corporal que inspire credibilidade e tudo mais que for necessário para passar a impressão de que está falando de um fato muito positivo. Para surpresa dos experimentadores, comprovou-se que a pessoa testada ouviu o que lhe foi comunicado de forma bastante distorcida, sendo muito mais influenciada pelo tom de voz e pela linguagem não verbal. Ficou, de certa forma, incapacitada de perceber que estava recebendo uma má notícia.
O "Rapport". Para iniciar uma conversa com uma pessoa que o atrai mas ao mesmo tempo o deixa inseguro, esqueça-se de você mesmo e passe a observar a pessoa de forma discreta. Você deve estar muito atento pois a base dessa estratégia que visa facilitar o início de um relacionamento é captar algum aspecto do comportamento da pessoa de quem, em breve, você se sentirá bastante próxima. Escolha algum aspecto do comportamento dela para imitá-lo de forma sutil e elegante. Se quiser, escolha vários, como são sugeridos a seguir.
1) Esforce-se, por exemplo, par perceber em que ritmo a pessoa respira e busque sintonizar e respirar no mesmo ritmo dela.
2) Postura corporal: Faça com que sua postura corporal combine com a postura do corpo do outro ou parte do corpo do outro. Se a pessoa estiver sentada procure sentar-se da mesma forma. Se estiver de pernas cruzadas, cruze suas pernas. Se ela estiver em pé, encostada em algum lugar, encoste-se também. Perceba que você, na verdade, está espelhando essa pessoa e mudará de gestos e posições sempre que for necessário para acompanhá-la.
3) Movimentos corporais: Escolha qualquer movimento do corpo da pessoa espelhada que seja constante, repetitivo, característico de seu jeito de ser. Observe seus gestos predominantes e, por sua vez, repita-os. Incline-se como ela, imite seus balanços corporais.
4) Expressões faciais: Adote suas expressões fisionômicas tais como: veja se ela mexe com a sobrancelha, se enruga a testa ou o nariz, se aperta os lábios, se tem o sorriso aberto ou contido, seu modo de olhar.
5) Qualidades vocais: Fique atento às hesitações quando ela fala, ao tom da voz, ao volume, veja se ela fala rápido ou lentamente, se sabe pontuar sua narrativa etc. e procure acompanhá-la.
6) Palavras processuais: Detecte as palavras e expressões mais usadas. São normalmente palavras-chaves que têm um grande valor para a pessoa. Ouvir você usar palavras tão conhecidas irá contribuir para que ela se sinta mais à vontade com você, pois irá parecer mais familiar, exorcisando o fantasma do desconhecido, que na maioria das vêzes é assustador.
7) Espelhamento cruzado: Outro recurso que você tem a seu dispor é fazer o espelhamento cruzado, que consiste em espelhar um aspecto diferente do comportamento do outro. Um exemplo: balance suavemente uma parte de seu corpo no mesmo ritmo da respiração do outro. Terá o mesmo efeito. Após ter treinado essa técnica com alguém poderá utilizá-la com a pessoa que realmente está lhe interessando. Irá perceber que pouco a pouco ela exibirá um comportamento mais accessível. Quando sentir que a relação foi estabelecida no nível desejado, você poderá começar a mudar seu comportamento, introduzindo seu modo de ser, seus movimentos etc. sendo quase certo que ela irá segui-lo. Aí você se dá conta de que pode conduzir a pessoa em outra direção. A grande regra é : ACOMPANHE, ACOMPANHE, ACOMPANHE ... e depois CONDUZA.
Da mesma forma que há pessoas que tocam músicas de ouvido, sem nunca terem estudado, há pessoas que sem nada aprenderem sobre essa técnicas e outras tantas, usam-nas sem perceber. Podem ser pessoas manipuladoras, sedutoras, que agem sem nenhum aprendizado prévio e conseguem sempre atingir seus intentos.
Na PNL, o acompanhamento e a condução pressupõem uma intenção positiva, ética. É a maneira eficaz de se aproximar de um resultado que estava difícil de ser alcançado. Esse exercício requer que você preste bastante atenção ao outro e que seja flexível o suficiente no acompanhamento para responder ao que vê, ouve e sente do outro.
Claro que terá necessidade de ter em mente um tema para conversarem. Talvez alguma pergunta que você possa fazer, demonstrando interesse pela vida dessa pessoa que lhe é tão especial. Agora, você pode se surpreender se perceber uma abertura espontânea da parte dela, tão fechada no início. Há casos em que ela o toma como alguém já conhecido há muito tempo, o que poderá despertar-lhe o desejo de tê-lo como confidente.
Veja que na Internet, onde a ausência do corpo dá margem a que a imaginação não se deixe cercear, cada um vê naquele com quem está trocando e-mails muitas coisas de si mesmo (o outro funciona como espelho), ou só enxerga as partes positivas. Essa é uma hipótese que encontrei para explicar as paixões fulminantes que costumam fazer com que os dois astronautas tentem retardar o encontro que pode funcionar como água na fervura. Depois do impacto inicial, em que comumente ocorre o esfriamento da relação daqueles que se julgavam totalmente apaixonados, realiza-se um processo de acomodação à nova situação. Retomam o relacionamento num ritmo mais realista (menos especular) embora sem aquele toque mágico do período em que nunca haviam se visto.
Bem, você está de posse de um instrumento poderoso e que deve ser usado com destreza e sobretudo com muita atenção. Para uma pessoa tímida pode ajudar bastante e se você for muito expressivo fisionômica e corporalmente, poderá ter um êxito ainda mais rápido no uso da técnica do "Rapport". Dê um retorno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário