Minha lista de blogs

terça-feira, 22 de março de 2011

Essencial para a saúde dos ossos, mas também para a contração muscular e para inúmeros outros processos, o cálcio não deve ficar de fora de dieta cas



Essencial para a saúde dos ossos, mas também para a contração muscular e para inúmeros outros processos, o cálcio não deve ficar de fora de dieta caseira do seu pet. Existem várias maneiras de suplementar o cálcio para quem não pode ou não deseja adotar uma dieta crua à base de meaty bones para seus pets: carbonato de cálcio, lactato de cálcio, gluconato de cálcio, dolomita; além do pó de casca de ovo – que você pode fazer em casa, sem gastar nada – e de alimentos ricos em cálcio, como os laticínios. Vamos examinar essas opções.Alguns autores de livros sobre dietas caseiras para pets comentam que o cálcio sintético (carbonato, gluconato ou lactato de cálcio) não são a melhor opção. É mais fácil ocorrerem desbalanços quando são oferecidos nutrientes sintéticos, além do cálcio sintético estar associado à formação de cálculos urinários. Há alguns anos tivemos um cão que apresentou um quadro de alergia de pele quando recebeu cálcio sintético. E o nosso gato Persa, quando comia carne suplementada com cálcio sintético, ocasionalmente vomitava. Aparentemente, esse tipo de cálcio irritava o estômago dele. Além disso, o veterinário Shawn Messonier, autor do livro “Natural Health Bible for Dogs and Cats” comenta que o carbonato de cálcio pode causar constipação.Infelizmente, algumas das melhores opções para suplementação de cálcio não parecem estar à venda no Brasil. Segundo Richard Pitcairn, autor do livro “Dr. Pitcairn’s Complete Guide To Natural Health for Dogs and Cats“, os melhores produtos seriam: Bone Meal (farinha de ossos) da marca Kal, suplemento de cálcio da Solid Gold, NaturVet Bone Meal Powder e Solgar Bone-All.Pesquisando no Google, encontramos “farinha de ossos”, que segundo o Dr. Pitcairn, seria melhor do que o cálcio sintético. Mas nos parece que ela é um pouco difícil de obter. Rotineiramente, é comercializada para grandes produtores agropecuários e para ser usada como fertilizante.

Infelizmente pouco sabemos sobre o uso de dolomita como suplemento de cálcio para pets, mas você pode conversar com o médico-veterinário do seu pet e descobrir se ele sabe de algo a respeito.

O pó de casca de ovo é uma opção interessante porque é natural e você pode produzir em casa, sem gastar nada. Basta pegar uma porção de cascas de ovos, desidratá-las por 5 minutinhos no forno elétrico ou forno convencional, e em seguida, moê-las ou pulverizá-las no moedor de café, moedor de pimenta ou liquidificador, até obter um pó bem fininho. Quanto mais fininho, melhor. Existe uma regrinha para o uso desse pó. Para cada 250 gramas de carne sem ossos a ser oferecida, acrescente meia colher de chá do pó de casca de ovo.A quantidade de suplemento a ser oferecida muda de acordo com a fonte de cálcio. Caso opte por outro tipo de cálcio que não o pó de casca de ovo, verifique as informações do rótulo.

Segundo a AAFCO (Association of American Feed Control Officials), órgão norte-americano que regulamenta as rações para animais, cães adultos devem receber por volta de 100mg de cálcio por quilo de peso por dia; e os cães filhotes, 300mg de cálcio por quilo por dia. Já o NRC (National Research Council) de 2006, estabelece que um cão de 17 quilos deve receber, em média, 750mg de cálcio por dia. Na dúvida, procure se informar com o médico-veterinário de seu pet.

Vale lembrar que cálcio em excesso faz mais mal do que bem. O organismo tem mecanismos para equilibrar o cálcio quando o animal recebe um pouquinho menos do que deveria. O excesso de cálcio já não é tão bem tolerado. Em filhotes, alterações ósseas por falta de cálcio costumam ser reversíveis; o mesmo não acontece quando o cãozinho ou gatinho ingere cálcio em excesso.

Por esse motivo, é sempre interessante substituir total ou mesmo parcialmente o cálcio sintético por alimentos ricos em cálcio. Vejamos os principais:* Laticínios

Um copo de leite oferece cerca de 300mg de cálcio, mas somente o leite semi-desnatado ou diluído em água (1:1) deve ser oferecido, a fim de evitar diarréia. Prefira o queijo minas e o iogurte natural, que não soltam o intestino. Uma fatia de 50 gramas de queijo minas fornece 342 miligramas de cálcio, em média. Um potinho de iogurte natural integral, apresenta em média, 255 miligramas de cálcio.* Peixes

Boas fontes de cálcio incluem sardinhas (195mg de cálcio em 100g), traíras (645mg de cálcio em 100g) e manjubas (275mg de cálcio em 100g), preferencialmente cozidas inteiras.

* Pescoço de frango----------Pescoços de frango também são uma boa opção. Voltamos a enfatizar que o pescoço de frango é o ÚNICO meaty bone (osso contendo carne) que pode ser oferecido cozido para os pets. Nunca ofereça asas, carcaça de frango ou outros meaty bones cozidos. A única exceção a essa regra é o pescoço de frango, porque seus ossos molinhos e circulares, mesmo cozidos, não provocam perfurações ou obstruções gastrointestinais.Observação: não se recomenda suplementar o cálcio na dieta de cães e gatos usando vegetais. Embora alguns tenham bons teores de cálcio, caso da couve, do espinafre, da salsa e do agrião, o cálcio fornecido por vegetais não é bem aproveitado pelos pets. E além disso, os vegetais citados são ricos em ácido oxálico, uma substância que originar cristais e cálculos de oxalato de cálcio nos pets.

Para preservar ao máximo o cálcio, tome alguns cuidados na hora de cozinhar as peças. Estudos revelaram que o cozimento a vapor leva à perda de 10% do cálcio, enquanto que a cocção em fogo brando e em ebulição, levam, respectivamente, à perda de 20% e 30% do cálcio, por dissolução. Se cozinhar em panela comum, use pouca água, assim os minerais dispersam menos. O tempo de cocção também atua sobre a perda dos minerais. Procure não ultrapassar 15 minutos de cozimento dos peixes, ovos e pescoço de frango. Para potencializar a absorção do cálcio, pingue sobre a fonte de cálcio (principalmente sobre as sintéticas e sobre o pó de casca de ovo) algumas gotinhas de limão ou de laranja. Esse mineral é melhor absorvido na presença de um meio ácido.

Em síntese, oferecer alimentos ricos em cálcio é infinitamente mais seguro do que oferecer cálcio sintético. Isso porque o cálcio presente nos alimentos está em um contexto ideal, junto com outros minerais e uma infinidade de elementos, o que naturalmente potencializa sua absorção e utilização pelo organismo. E o que é melhor: quando ofertado na forma natural, o cálcio é utilizado ou desprezado pelo corpo com muito mais facilidade. Leia mais sobre a diferença entre micronutrientes naturais e sintéticos--Quase duas décadas de existência pode parecer pouco para uma experiência alimentar tão fora dos padrões, não é mesmo? Mas se você parar para pensar, canídeos e felídeos se alimentam de carnes e ossos crus há milênios! E nossos cães e gatos nada mais são do que réplicas domésticas desses ancestrais – tão geneticamente idênticos, que cães, por exemplo, podem se reproduzir com lobos e gerar filhotes férteis.O modelo natural equipou os cães e os gatos com todas as ferramentas morfológicas e metabólicas necessárias para o consumo de carnes, ossos e outros alimentos in natura. Faz muito mais sentido, portanto, oferecer a eles uma alimentação o mais próxima possível daquilo que eles encontrariam na Natureza.Não é nenhum exagero afirmar que conhecemos muito melhor e há mais tempo a comida natural, caseira. Afinal, foi partilhando das sobras de suas refeições que nossos antepassados atraíram os canídeos selvagens, tataravós distantes de nossos cães.

Por que, então, não alimentar cães e gatos com comida? Por que não oferecer a eles os mesmos alimentos complexos, nutritivos, frescos e deliciosos que comprovadamente melhoram nossa saúde e aumentam nossa longevidade? Carnes, ossos, peixes, ovos, legumes, folhas verdes, frutas - sim, seus pets podem comer tudo isso!aprenda a adicionar mais sabor e saúde à vida do seu cão ou gato!

Bom apetite

2 comentários:

  1. Observação importante: para aumentar a segurança das dietas cruas, carnes, vísceras e meaty bones (ossos carnudos) devem ser comprados em estabelecimentos idôneos e devem ser submetidos ao congelamento em freezer (-18 graus centígrados) por pelo menos três dias antes de serem oferecidos – essa medida destrói protozoários e cistos de parasitos.beijussssssss

    ResponderExcluir
  2. Menina, amo esses bichanossssssssss!!!
    Beijinhos para ti

    ResponderExcluir