Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de março de 2011

Não deixe que as emoções negativas influenciem na sua pele Quando estamos felizes, nossa pele fica mais bonita, firme e com brilho


Você sabia que as emoções também influenciam a qualidade da sua pele? A origem embriológica do tecido nervoso é a mesma da pele, o que já explica a conexão entre as emoções (e os pensamentos) e a pele. Quando estamos felizes, radiantes, nossa pele fica mais bonita, mais firme, mais clara e com mais brilho. Isso porque as emoções positivas como alegria, entusiasmo e afeto promovem a liberação de neurotoxinas, como a serotonina, que estimulam positivamente as células da pele, particularmente, os fibroblastos.

A serotonina é um neurotransmissor que, quando em nível adequado no cérebro, favorece as sinapses nervosas promovendo uma sensação de bem-estar. Quando ela fica em baixo nível, está relacionada às alterações do sono e do humor, pois durante o sono são produzidos alguns hormônios, particularmente o GH (hormônio do crescimento) que, dentre outras funções, estimula a produção de colágeno e fibras de sustentação. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada três pacientes com "doenças cutâneas" uma é de origem emocional.

Desta maneira, as emoções positivas estimulam a liberação de serotonina, que equilibra o sono, propiciando a produção adequada de GH, o que estimula a produção das fibras de colágeno, tornando a pele mais firme.

Além disso, os estudos mostram que existe o estímulo direto do aumento das concentrações de serotonina na melhora da função dos fibroblastos e, consequente maior produção de colágeno e fibras de sustentação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada três pacientes com "doenças cutâneas" uma é de origem emocional. Estados como depressão, ansiedade ou estresse modificam alguns componentes químicos cerebrais desencadeando sintomas físicos como prurido (coceira), descamação, manchas e escoriações.

Algumas doenças dermatológicas de causas ainda não muito bem esclarecidas como vitiligo, psoríase, dermatite seborréica, também podem ser desencadeadas e agravadas por emoções negativas. Os quadros de alergias (dermatite atópica) e queda de cabelo também são muito influenciados de acordo com o estado emocional do paciente.

Nós, como médicos, temos a obrigação de orientar os pacientes quanto a esta associação tão importante entre a pele e as emoções, o que influenciará diretamente a resposta ao tratamento. E como pessoas, temos a obrigação de sermos felizes!!!

Vamos deixar na pele somente as "marcas de felicidade"! ----------------- Rejuvenescimento depende do equilíbrio entre radicais livres e antioxidantes
Manter-se livre de estresse ajuda a retardar o envelhecimento da pele e do corpo ."Perder o entusiasmo causa rugas na alma". Começo com esta frase que, para mim, tem muitos significados. Rugas, rítides, pregas, sulcos, flacidez, enfim envelhecer é o que tememos. Mas, envelhecer é um processo natural pelo qual todos nós passamos, a cada dia, a cada hora e a cada minuto. Apesar disso, lutamos incansavelmente contra a natureza, buscando nos manter jovens eternamente. E, o que significa nos "mantermos jovens"?

Para a dermatologia, rejuvenescer é tornar a pele mais bonita, com mais vida, mais viçosa, mais firme, com a textura mais homogênea, sem manchas. Eu acredito que a beleza da pele seja reflexo do equilíbrio interno. Assim, rejuvenescer, para mim, quer dizer reequilibrar-se. A pele é o único órgão que sofre dois processos de envelhecimento, um intrínseco, determinado geneticamente, causado por fatores internos, e outro extrínseco, causado por fatores externos. Destes, os principais são o sol e o tabagismo. Portanto, para adiarmos o processo extrínseco, cuidados, como evitar a fotoexposição e o hábito do tabagismo, ajudam bastante.

Quando falo em equilíbrio interno quero dizer um balanço positivo entre os radicais livres e os antioxidantes. Os radicais livres são moléculas continuamente produzidas pelas nossas células através de processos metabólicos, e que devem ser "neutralizadas" pelos antioxidantes, que, uma vez que "desintoxicam" nosso organismo dos radicais livres, são também chamados de "nutrientes antienvelhecimento". "Estresse emocional, sobrecarga de atividades, ansiedade, tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico"

Esses são exemplificados pelas vitaminas C, E, betacaroteno, licopeno, entre outros, encontrados nas frutas, legumes e verduras. Assim, uma alimentação rica em vegetais é uma das formas de evitar o envelhecimento precoce, além de nos proteger de inúmeras doenças decorrentes do envelhecimento.

Às vezes, mesmo com uma dieta balanceada, a pele mostra-se ressecada, envelhecida, flácida, os cabelos caem e as unhas ficam frágeis e descamativas. Isto ocorre quando produzimos radicais livres que ultrapassam nossa capacidade de neutralização pelos antioxidantes. É um exemplo clássico de estresse orgânico. Nestes casos, além de uma dieta balanceada, é necessária a utilização de suplementos vitamínicos para tentar compensar a produção exagerada dos radicais livres. Um grande estresse emocional, uma sobrecarga de atividades físicas, uma sobrecarga emocional, a ansiedade, depressão, enfim, tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico. Tudo depende de como lidamos com nossas emoções e com as situações de estresse que somos expostos.

A energia vital, o entusiasmo, a disposição, o pensamento positivo nos levam adiante SEMPRE!
Assim, antes de cuidarmos das nossas rugas precisamos evitar o envelhecimento das nossas almas! amo vcs beijinhos no coração.
Conteúdo por:


Dra Cristiane Braga
Especialidade: Dermatologia

Um comentário:

  1. Meus amores.As pessoas adoecem porque suas vidas não funcionam e a principal causa de elas serem menos gratificantes do que poderiam ser é a falta de amor...próprio. {♥}Me amo muito!{♥} Sigo 10 preceitos que guiam minha vida:1- Você cria a sua própria realidade com seus pensamentos, sentimentos e atitudes;
    2- Você tem direito a uma melhor qualidade de vida, à saúde, à felicidade e ao sucesso;
    3- A razão pela qual a maioria das pessoas adoece é porque suas vidas não vão bem;
    4- Você pode transformar a sua vida mudando de atitude;
    5- Você pode conseguir o que sua mente pode conceber e aquilo em que acreditar;
    6- Decida cultivar em você as qualidades e características de que precisa para ter sucesso;
    7- Você pode ter o que quiser na vida, desde que esteja disposta a investir o tempo, a energia e o esforço necessários;
    8- Viva no momento presente. A vida é uma viagem a ser aproveitada, não uma luta a travar;
    9- Transforme sua mente consciente e seu inconsciente;
    10- Deixe-se guiar pela inteligência Universal que está dentro de você, e você será sempre feliz, saudável e bem-sucedida e terá coragem de seguir seus sonhos.>>>Laurabeu

    ResponderExcluir