Minha lista de blogs

domingo, 27 de março de 2011

Veja quando pode ser preciso aparar as unhas de cães e gatos







APRENDA COMO CORTAR AS UNHAS DO SEU ANIMAL.SE VOCÊ TIVER A CERTEZA QUE NÃO VAI CONSEGUIR CORTAR... LEVE SEU ANIMALZINHO PARA UM PROFISSIONAL...
O melhor é não mexer nas unhas dos peludos, mas às vezes pode ser preciso! .Unhas

Cortar as unhas do seu cão pode ser tão necessário quanto totalmente dispensável. Tudo vai depender do tipo de desgaste natural oferecido às unhas do peludo e até mesmo de suas características pessoais. O fato é que se você estiver ouvindo aquele delicioso barulhinho de unhas batendo no piso, está na hora de cortá-las. Caso você não tenha experiência e material apropriado – um cortador específico à venda em pet shops – é melhor deixar a tarefa nas mãos de um veterinário.

Como cortar

Dentro da unha dos cães há um tecido vivo composto de sangue e nervos que é facilmente visualizado em unhas claras, mas impossível de ser visto nas escuras. A unha deve ser cortada sem atingi-lo, ou o animal sentirá dor e o sangramento pode ser considerável. Muitas pessoas preferem lixar as unhas ao invés de cortá-las, mas também para isso é preciso cuidado e ferramentas específicas. Para cachorros de unha escura o segredo é cortar aos poucos.

Incômodo

Unhas compridas não são apenas desconfortáveis, dificultam o caminhar, lascam ou quebram machucando e às vezes infeccionando e podem até provocar problemas em ossos e articulações, que só pioram se ainda por cima o animal estiver acima do peso ideal e/ou em fase de crescimento. Além disso, as unhas podem crescer tanto que avançam sobre as almofadas das patas, perfurando-as e inflamando. Este risco é mais comum na chamada quinta unha ou unha de lobo, aquela que fica pouco acima da pata e que nunca encosta no chão.

Gatos

Às vezes os bichanos também precisam ter as unhas cortadas. Se você notar que seu gato está ficando preso em tapetes ou que está mordendo as patas, suas unhas podem estar longas a ponto de quebrar e machucá-los, mas é sempre melhor pedir a opinião de um veterinário para saber se é preciso apará-las porque os gatos têm uma relação diferente com suas unhas. Também com cortador específico, você deve tomar os mesmos cuidados para não atingir o tecido vivo. A diferença aqui é fazer uma leve pressão em cada dedo para que a unha, que nos gatos é retrátil, saia para ser cortada.

Saúde

Corte de unhas em cães e gatos só é necessário para ajudar o animal a ficar saudável. Nada de viver cortando unhas para poupar móveis! Faça uso de arranhadores e informe-se com um veterinário sobre alternativas para gastar naturalmente as unhas dos gatos. Passear com os cães em pisos abrasivos que possam lixar suas unhas também é o melhor modo de mantê-las no tamanho ideal.

Desde cedo

É fundamental manusear seu amigo de patas diariamente de maneira a acostumá-lo a deixar-se tocar. Veterinários e tosadores agradecem e seu peludo também. Um cão ou gato que tenha prazer em ser tocado não sofre ao precisar tomar banho, cortar unhas ou fazer consultas e exames. Faz parte da guarda responsável zelar também pela saúde psicológica dos animais e gestos simples, rápidos e diários como “brincar de examinar” o amigo de patas ajudam em momentos de maior necessidade.OBS:LIXAR A UNHA É FUNDAMENTAL P/ NÃO OCORRER ARRANHÕES PELO O CORPO DE SEU ANIMALZINHO.

5 comentários:

  1. Muy buena tu idea de postear este tipo de cosas , mucha gente no lo sabe y hace sufrir sin querer a sus animales.
    Un abrazo desde Argetnina.

    ResponderExcluir
  2. valeu minha amiguxa querida beijusssssssssss.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, tenho muito cuidado, principalmente porque um dos meus cachorros tem a mania de lamber a pata e vive criando ferida.
    O veterinário diz que é para passar o tempo, já indicou chá de boldo e própolis pra tentar resolver, ele lambe assim mesmo.
    Você tem alguma dica sobre isso?

    ResponderExcluir
  4. oi amadinha obrigada por me visitar. olha ,quanto a lamber a patinha. é sinal que ele sente algo na patinha. (uma irritação. coceira.ou ate mesmo dor. tem que se comentar com o veterinario para fazer exames. e se ferir o melhor remedio pra tudo é.Crema 6A uso veterinario.(antibiotico,antiflamatorio antialergico.antipruriginoso,anestesico e antimicotico. muito bom. custa uns 24.00 reais.tenha um abençoado dia. beijus.

    ResponderExcluir
  5. Obrigadíssima pela atenção e pela dica.

    ResponderExcluir