Minha lista de blogs

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra,





Como ingerir: pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.
Chia pode ser encontrada nas versões em grãos, farinha e óleo. A chia tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
Composição
Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Ajuda a perder peso porque...
Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento
· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".
· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".
· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Contraindicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).Os alimentos têm grande influência no desempenho do nosso organismo. Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. A queridinha da vez é a semente de chia, encontrada no sul do México. Entre tantos benefícios, ela é capaz de auxiliar na perda de peso, na prevenção da diabetes e doenças cardiovasculares.
Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, essa semente era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.
Fibra
“A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista.
Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.Proteína.“Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma.
A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.
Vitamina e Minerais
Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.
Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Onde encontrar e como consumir
A semente pode ser adquirida em qualquer loja de produtos naturais. E consumida de diferentes maneiras: espalhada em cereais, iogurtes, saladas ou adicionada na bebida.Semente da chia faz emagrecer com saúde.A nova aposta entre os emagrecedores não é, na realidade, uma novidade. Pelo menos não para os mexicanos e outros povos americanos.Segundo a nutricionista Vivian Goldberger, da clínica Emagrecentro, a vantagem das fibras presentes na casca da semente da chia é proporcionar a sensação de saciedade.
- Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes.
Essa gelatina formada pela chia, quando umedecida, retarda a nossa vontade de comer também por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de “estômago vazio”.
Mas não apenas quem quer fazer as pazes com a balança deve incluir chia no seu cardápio. Essa sementinha é a principal fonte alimentar de ácidos do tipo ômega-3, importantíssimos para regular os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.
- Ela tem muito mais ômega-3 do que o salmão e do que a linhaça. E com uma vantagem em relação a essa última: não é preciso triturar a semente chia antes de ingerí-la para conseguir absorver o benefício.
Ficou interessado? Pois saiba que basta apenas comer uma colher (de sobremesa) de chia por dia para melhorar o funcionamento do seu intestino e sentir menos fome. Mas atenção: não exagere no consumo da chia. Uma colher (de sopa) dos pequeninos grãos tem 65 calorias.
E, já que não é preciso triturá-la, dá para adicioná-la a iogurtes, vitaminas, sucos, saladas, sopas e outras receitas.
Proteção do cérebro
Vivian explica ainda que a semente de chia contém altas concentrações de três minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo: o ferro, o cálcio e o magnésio.
- Cálcio é importante para a saúde dos ossos. Mas, em combinação com o magnésio, é melhor ainda, pois esse mineral desempenha um importante papel na parte da construção óssea e muscular.
Além disso, o magnésio é excelente para o funcionamento mental, porque atua no nosso humor, no combate ao estresse e na melhora da nossa motivação. Hoje em dia, são já vários os estudos científicos que ajudam esta semente a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais.
Pode juntar as suas sementes de chia nos cereais, iogurtes ou saladas; comer algumas como simples snack ou moer e adicionar na farinha para fazer pão.
Razões para consumir chia:
São nutritivas
Para além do destaque da sua riqueza em ómega 3, são ricas em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
São energizantes
Não só fornecem energia de forma rápida e duradoura, como fornecem vigor e endurance.
Reduzem a vontade de petiscar
Devido à sua capacidade de absorção de líquidos e ao seu teor de fibra altamente solúvel, ajuda na libertação de hidratos de carbono complexos de forma lenta e natural na corrente sanguínea.
São de fácil digestão
Ao contrário das sementes de linho, não há necessidade de serem cozinhadas antes de serem ingeridas.
O organismo humano consegue digerir facilmente as sementes de chia. Estas ajudam por exemplo na manutenção de uma boa pressão arterial e no equilíbrio da glicemia.
São versáteis e fáceis de usar
Poderá comer as sementes directamente, de forma simples, ou adicioná-las à sua bebida favorita, cereais ou saladas.
Basta adicionar à sua dieta diária, 2 colheres de sopa destas sementes para obter aproximadamente 7g de fibras, 4g de proteínas, 205mg de cálcio e 5g de ácidos gordos ómega 3!
Dica: Pode também fazer a sua própria “Chia Fresca”, uma bebida popular no México e na América central. Junte 2 colheres de sopa de sementes a 250ml de água e agite. Irá obter um líquido ligeiramente gelatinoso. Adicione sumo de lima ou limão e delicie-se!-------------A semente de chia pode ser encontrada no site http://www.cacalia.com.br ou pelo mercado livre através deste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-195274290-chia-_JM...custa R$ 32,20 o quilo,Encontrei por 19,80 ,200grs no Carioca Zem , no Humaitá no Rio de Janeiro.ou.vendas@sementes-oraci.com.br------Se você morar em Sao Paulo a Casa de Saron ( Av. Mercúrio, 146 Brás) vende por um preço otimo (se não me engano por32 reais o quilo).“Como prepará-la?”. Nada mais simples! Chia pode ser consumida crua, de várias maneiras. Ela também pode substituir ovos em bolos e pães, exatamente como a linhaça, mas como custa uma pequena fortuna prefiro consumí-la crua, pra aproveitar ao máximo os nutrientes. Aqui onde moro pago o equivalente a 20 reais por um pacote de meio quilo. Sei que parece muito, mas ele rende três meses, pois só uso 1cs por vez (1cs oferece todo o ômega 3 que precisamos em um dia) e não como todos os dias. A receita de base é: misture 1cs de chia com 1/2x de água e deixe hidratar meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo um gel terá se formado,Você também pode preparar uma quantidade maior e deixar na geladeira. O gel de chia se conserva alguns dias, sem perder os nutritentes. Em seguida esse gel pode ser consumido de várias maneiras. Chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica à sementes de tomate. Por ter sabor neutro pode ser misturada com outros alimentos sem alterar o gosto original. Você pode juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta) ou vitaminas de frutas, por exemplo. Fica ótimo também com iogurte de soja, como na foto (1/2x de gel misturado com um iogurte).Você também pode usar outros líquidos pra hidratar a chia. Eu adoro usar leite de amêndoas, por exemplo.Depois de hidratada, uso a mistura de chia/leite de amêndoas de várias maneiras. A mais simples é misturar com frutas frescas amassadas ou em pedaços: peras em cubinhos, maçã ralada, pêssegos em pedaços, banana amassada.Se a textura das sementinhas te desagradar (tem quem ache viscoso demais, mas eu não me incomodo de maneira alguma), triture o gel com as frutas no liquidificador. Nessa foto bati a mistura chia/leite de amêndoas com morangos. Delícia! Mil vezes melhor que os iogurtes cheios de açúcar e produtos químicos que me faziam salivar antigamente.Uma idéia de lanche ou sobremesa super nutritiva e deliciosa é fazer um pudim de chia. Preparo o gel de chia com leite de amêndoas (a proporção é a mesma: 1cs de chia pra 1/2x de leite de amêndoas) e depois trituro com 1 banana congelada (em rodelas) e 1 ou 2cc de cacau em pó. Se eu tiver com vontade de um pudim mais docinho, coloco 1/3 de tâmara também (sou muito, muito sensível ao doce). Fica sublime!Se você tiver a sorte de encontrar sementes de chia, aproveite. Esse alimento funcional é uma verdadeira mina de saúde. Mas quem mora no Brasil não deve ficar triste. A linhaça, embora um pouco mais fraquinha quando comparada à chia, continua sendo uma excelente fonte de fibra e ômega 3 (mais do que peixe, sim, sim!). E quem sair por aí dizendo que vegano só come alimentos caros e difíceis de encontrar leva cascudo.OBS Dias depois de ter publicado esse post, descobri um produtor de sementes de chia no RS que envia pra todo o Brasil. Parece que o quilo custa R$ 35, o que é uma verdadeira pechincha! Lembre-se que consumindo 1cs por dia, 1kg vai durar meses na sua cozinha. Eles devem cobrar um pouco mais pra enviar o pacote, mas mesmo assim vale muito a pena. Os pedidos devem ser feitos atraves do site, onde você vai encontrar muita informação sobre essa sementinha mágica.Vai lá: Sementes Oraci. (Não, eu não ganho nada pra fazer propaganda pra eles, mas se quiserem mandar um pacotinho de chia pra mim eu ficaria muito agradecida:-)rsrsr.brincadeirinha.Fontes:

http://www.masantenaturelle.com/chroniques/sante/chia.php

http://fr.wikipedia.org/wiki/Chia

http://menuvegetariano.blogs.sapo.pt/1995.html....

Um comentário:

  1. Boa noite!Li vários depoimentos sobre a Chia.Comprei e comecei o uso.Aproveitei, me pesei.Só quero ver o resultado.Porém,estou tomando as cápsulas de coco.Sim, estou reduzindo medidas e permanecendo o peso. Visitarei a balança na semana que vem.

    ResponderExcluir