Minha lista de blogs

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Evite Pulgas, Carrapatos


O calor vem aí! Saiba como agir contra as indesejadas pulgas e carrapatos
Núcleo Pet

Além dos animais, esses parasitas também põem em risco a saúde da família

O inverno foi embora e a chegada dos meses mais quentes do ano trazem as condições ideais de temperatura e umidade para a proliferação de pulgas e carrapatos e, consequentemente, infestações mais frequentes, já que estes parasitas utilizam o sangue dos animais como alimento. Somado a essa elevação da proliferação dos parasitas, observa-se também um aumento significativo de proprietários passeando com seus animais em ambientes de alto risco, como em parques, praças e hospedando-os em hotéis para animais, o que pode aumentar ainda mais a incidência das infestações.

Segundo o Médico Veterinário e Gerente Técnico da Intervet/Schering-Plough, Andrei Nascimento, é preciso ter muito cuidado com esses parasitas da pele, pois podem transmitir doenças tanto para o animal quanto para o ser humano. “Os carrapatos, por exemplo, podem transmitir aos cães diversas doenças, como a babesiose e a erliquiose. Já nos seres humanos eles transmitem a febre maculosa que, se não tratadas adequadamente, pode levar a óbito. Os sinais mais comuns em cães com pulgas e carrapatos são prurido (coceira) por todo o corpo, lesões na pele (feridas), falhas na pelagem e infecções de pele”, esclarece Nascimento.

O Médico Veterinário da Intervet/Schering-Plough dá uma dica: “caso o proprietário perceba que seu animal está com pulgas ou carrapatos, sugiro evitar removê-los com as mãos, pois esse processo pode causar uma agressão ainda maior à pele dos animais, além de aumentar o risco de o humano contrair alguma doença sendo picado por esses parasitas”.

A principal maneira de proteger os animais contra esses indesejados parasitas é utilizando produtos à base de permetrina. O Pulvex® Pour-on, da Intervet/Schering-Plough, repele e mata pulgas, carrapatos e ainda auxilia no controle de mosquitos vetores da leishmaniose visceral dos cães. Deve ser aplicado mensalmente, diretamente na pele seca do animal. Pode ser utilizado em cães filhotes a partir de um mês de idade e a aplicação pode ser feita em casa, sob orientação de um Médico Veterinário.

Andrei Nascimento explica que os ambientes da casa mais propícios para a reprodução destes parasitas de pele são as frestas de paredes e vãos em pisos de tacos ou tábuas, que podem servir de abrigo. No caso da pulga, locais com acúmulo de pó são os preferidos. Já o carrapato, após abandonar os hospedeiros, passa o resto da sua vida no ambiente. “Por isso, não adianta apenas tratar o animal, é preciso cuidar da casa, deixando-a limpa e, se possível, dedetizada. Lavar semanalmente objetos, como panos, cobertores e brinquedos é uma forma de evitar a infestação dessas pragas nos ambientes. Cada um precisa fazer a sua parte”, ressalta o Médico Veterinário.

E finaliza: “a eficácia da eliminação dos ectoparasitas vai depender do controle simultâneo do parasita no animal e no ambiente, utilizando os produtos adequados e fazendo tratamentos sequenciais”.

No combate à leishmaniose
Além de combater pulgas e carrapatos, Pulvex® Pour-On também é auxiliar no controle de mosquitos vetores da leishmaniose visceral dos cães. O produto deve ser aplicado mensalmente para proteger o animal contra essa grave doença de saúde pública e animal. O Brasil é considerado um país endêmico para essa doença. “Pulvex® Pour-On é uma opção simples, acessível e de efeito imediato de prevenção”, afirma Andrei Nascimento, Médico Veterinário e Gerente Técnico da Intervet/Schering-Plough.

Nenhum comentário:

Postar um comentário