Minha lista de blogs

domingo, 19 de dezembro de 2010

Fuja dos mitos na hora de acabar com a ressaca Muitas receitas populares não e resolvem e ainda pioram os sintomas


Com a chegada das festas de fim de ano pensamos em relaxar, rever os amigos e família e aproveitar bem os dias de descanso. Com tantas oportunidades é mais do que comum exagerar no consumo de álcool e sentir os efeitos de seu excesso em nosso corpo no dia seguinte. Esse quadro em que o organismo está intoxicado pelo álcool é chamado de veisalgia, conhecido popularmente como ressaca.

As características mais comuns relatadas incluem dor de cabeça, sensibilidade a luz e ruídos, náuseas e sede. Em casos mais graves pode causar diarreia, vômito e letargia. Além dos sintomas físicos ela pode incluir sintomas psicológicos, como depressão e ansiedade. "Todos esses problemas estão relacionados à desidratação causada pelo excesso de álcool", diz a nutricionista funcional Pollyana Esteves.

O desconforto da ressaca é tanto que não faltam receitas populares para prevenir e curar os sintomas. Veja a seguir o que é verdade e o que é mito e pare de sofrer com os efeitos dela. 1.As mulheres sofrem mais do que os homens - É verdade

Na maioria dos casos, as mulheres, além de ter menos resistência ao álcool, sofrem mais quando estão de ressaca. "O metabolismo das mulheres é naturalmente mais lento do que o dos homens. Por isso, a ressaca dura mais nas mulheres do que nos homens", explica a nutricionista Pollyana Esteves. Além disso, o fígado feminino é mais sensível do que o masculino, fazendo com que o álcool tenha seus efeitos ampliados nas mulheres, mesmo em menores doses.
2.Tomar uma colher de azeite antes de beber diminui a absorção de álcool - É mito

Diz a lenda que mandar uma colher de óleo garganta abaixo antes da balada irá forrar o estômago com uma camada de óleo, que diminuirá a absorção de álcool pelo organismo. A explicação parece fazer sentido, mas não traz esse efeito na prática. "Tomar uma colher de azeite não interfere em nada absorção de álcool pelo estômago. Na verdade pode até piorar o enjoo que sentimos quando ingerimos muita bebida alcoólica. O melhor meio de diminuir os efeitos do álcool é comer alimentos antes de beber", explica a nutricionista.
3.Fumar enquanto bebemos amplifica os efeitos do álcool - É verdade

A combinação cigarro e álcool é desastrosa. A fumaça do cigarro que vai para os pulmões atrapalha a absorção de oxigênio, deixando o corpo mais vulnerável à intoxicações. "Com a falta de oxigênio, todo o corpo tem suas funções alteradas, inclusive o fígado e o sistema nervoso, partes do corpo que mais sofrem com os efeitos do álcool. Por isso quem fuma e bebe ao mesmo tempo, sofre ainda mais com a ressaca", explica Polyana Esteves.
4.Tomar café puro acelera a recuperação - É mito

Uma das receitas caseiras mais famosas para acabar com a ressaca é tomar um café forte, sem açúcar para estimular o corpo. Tomar café para aplacar a ressaca só se for com açúcar. A glicose ajuda a quebrar o álcool que está no sangue, acelerando o processo de desintoxicação do organismo. "O café realmente tem efeito estimulante, mas não ajuda a metabolizar o álcool", diz Polyana Esteves.
5.Consumir comidas gordurosas no dia seguinte atrapalha a recuperação - É verdade

Durante uma ressaca, o fígado está sobrecarregado tentando metabolizar a grande quantidade de álcool ainda existente no corpo. Colocar mais alimentos que dão trabalho ao fígado só vai atrasar mais a eliminação das toxinas do álcool. "Todo o corpo trabalha de maneira diferente quando estamos de ressaca. Por isso, devemos comer apenas alimentos leves que serão fáceis de digerir", diz a nutricionista.

Comer qualquer alimento logo depois da bebedeira não vai ajudar em nada e ainda pode aumentar o enjoo. A refeição deve ser feita antes ou durante a ingestão de bebidas alcoólicas para ter qualquer efeito.

6.Vinho causa uma ressaca mais intensa do que a cerveja - É verdade

O vinho tinto contém uma substância chamada tanino, um polifenol que pode causar dor de cabeça em algumas pessoas. Somado à desidratação causada pelo álcool, os taninos podem tornar a dor de cabeça muito mais intensa do que o normal. Outras bebidas que contém esse tipo de polifenol são o uísque e os licores maltados.

Em teoria, as bebidas como cerveja, vodka e gin causariam menos dor de cabeça. Isso porque essas bebidas, se consumidas em grande quantidade, também causam os sintomas típicos da ressaca, como enjoo e dor de cabeça.
7.Comer massa depois da bebida e antes de dormir diminui os sintomas - É mito

Comer qualquer alimento logo depois da bebedeira não vai ajudar em nada e ainda pode aumentar o enjoo. A refeição deve ser feita antes ou durante a ingestão de bebidas alcoólicas para ter qualquer efeito. Além disso, enquanto a comida ajuda a desacelerar a absorção de álcool pelo corpo, comidas ricas em gorduras são as que fazem isso melhor. Então, antes de tomar sua primeira rodada de cerveja, consuma um bife de carne vermelha em vez de um macarrão (carboidratos), que talvez você escape de uma ressaca. 8.Água é a melhor receita - É verdade

O melhor modo de amenizar e tratar os efeitos da ressaca é hidratar o corpo. Por isso, a água é uma ótima opção, e deve ser consumida não só durante uma ressaca, mas também quando estamos ingerindo bebidas alcoólicas. "Uma boa dica para combater a desidratação causada pelo álcool é intercalar cada dois copos de bebida alcoólica com um de água", diz a nutricionista Pollyana Esteves.

No entanto, a água não é a única saída para hidratar o corpo. Sucos, água de coco e bebidas isotônicas são boas maneiras de compensar a falta de água no organismo. "Alguns chás, como o de hortelã, também podem ajudar tanto por hidratar o corpo como para facilitar a digestão do álcool", diz a especialista.

E muito cuidado com os energéticos, que costumam ser associados ao consumo de álcool! Eles são diuréticos, ou seja, além de não hidratar eles favorecem a desidratação, potencializado os efeitos do álcool e da ressaca.
9.Tomar mais bebida alcoólica melhora a ressaca - É mito

Aquela velha história de que tomar mais álcool ajuda a curar a ressaca é um dos piores erros para aliviar o desconforto. "O seu corpo já está tentando se livrar de todo aquele álcool, e ingerir mais dessa substância pode até trazer alguma sensação de bem estar no começo, mas logo irá piorar os sintomas e atrasar a recuperação", explica a nutricionista.10.Remédios ajudam a diminuir os sintomas- É verdade

Alguns remédios, como analgésicos, realmente fazem efeito. Eles afinam os vasos sanguíneos, afastando a dor de cabeça e a sensação de enjoo. Mas jamais consuma remédios com bebidas alcoólicas, como se os medicamentos tivessem ação preventiva. Eles podem reagir com a bebida e causar problemas como tonteira, vômito, perda da coordenação motora e redução dos reflexos, entre outras reações mais graves.

O ácido acetilsalicílico, encontrado na Aspirina e em outros analgésicos, se combinado com álcool, pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragia gastrointestinal. Já na interação de álcool com Paracetamol, princípio que é encontrado em medicamentos como o Tylenol, o risco de causar danos ao fígado é grande.Dieta Desintoxicante ------------------Depois de festas.como Natal e Ano Novo.......onde é muito difícil evitar os deslizes e exageros na comilança, o ideal é entrar em uma dieta para desintoxicar o organismo e voltar a dieta normal sem aqueles quilinhos a mais.

EXEMPLO DE DIETA DESINTOXICANTE: realizar por 3 dias e depois retornar ao seu programa de dieta normalmente.

Primeiro dia:

Café da Manhã:
? 300 ml de suco de abacaxi com adoçante
? 1 banana média picada
? ½ mamão papaia em pedaços
? 1 colher de sopa de aveia em flocos
? 1 colher de sobremesa de mel (coloque o mel e a aveia com a banana e o mamão)

Lanche da Manhã:
? 1 iogurte natural desnatado batido com 1 colher de sobremesa de granola

Almoço:
? salada verde à vontade (alface + agrião)
? 1 prato de sobremesa de legumes refogados (abobrinha + vagem)
? 1 filé de pescada ou salmão temperado com alecrim, salsinha e cebolinha
? Suco de maracujá natural com adoçante
? 1 fatia de melão

Lanche da Tarde:
? 1 xícara de chá verde
? 1 fatia de pão integral
? 2 fatias de queijo branco

Jantar:
? 1 prato fundo de sopa Depurativa (receita)
? 200 ml de suco de caju com adoçante
? 1 taça de gelatina diet

Lanche da Noite:
? 2 torradas integrais
? 1 colher de sobremesa de geléia da preferência
? 1 xícara de chá de maçã

Segundo dia:

Café da Manhã :
? 1 xícara de chá de erva - doce com adoçante
? 1 fatia de pão de centeio
? 1 fatia de presunto magro
? 1 fatia de queijo branco
? 1 pêra
Lanche da manhã:
? Torrada integral
? 1 fatia de ricota + 1 colher de geléia qualquer sabor
? 200 ml de suco de abacaxi com 1 folhinha de hortelã + raspas de gengibre



Almoço:
? salada de rúcula com tomate à vontade
? 2 colheres de sopa de arroz integral
? 3 colheres de sopa de cenoura no vapor
? 1 filé de frango com molho de laranja por cima (suco de 1 laranja com 1 colher de chá de azeite + salsinha e manjericão fresco ou desidratado)
? 1 fatia de melancia
? 200 ml de suco de acerola em polpa com adoçante

Lanche da Tarde:
? 1 iogurte natural desnatado com pedaços de mamão

Jantar:
? Prato de salada de folhas cruas com queijo branco, temperado com molho de iogurte com hortelã
? 1 Prato de Sopa de sopa de legumes e verdura (incluir 2 tipos de legumes, 2 folhas verdes e talos de brócolis ou beterraba)
? 200 ml de suco de melão com adoçante
? 1 taça de gelatina diet qualquer sabor

Lanche da Noite:
? 2 biscoitos integrais
? 1 colher de chá de geléia qualquer sabor
? 1 xícara de chá de erva - cidreira com adoçante

Terceiro dia:

Café da Manhã:
? 300 ml de suco de melancia
? 1 torrada integral
? 1 fatia de queijo branco

Lanche da Manhã:
? 1 copo de água de coco
? 1 pêra

Almoço:
? 1 prato de salada de cenoura crua com azeite e salsinha
? salada verde à vontade
? 1 prato de sobremesa de mandioquinha refogada com cebolinha
? 1 filé de carne magra com alecrim e salsinha
? 200 ml de suco de uva com adoçante
? 1 kiwi



Lanche da Tarde:
? 1 prato fundo de sopa de abóbora
? 200 ml de suco de goiaba com adoçante
? 1 fatia de mamão formosa

Lanche da noite:
? 1 xícara de chá de camomila com adoçante
? 1 torrada com 1 fatia de queijo branco

RECEITA SOPA DEPURATIVA

Rendimento: 1 porção (1 prato fundo)
Calorias: 125 kcal
Ingredientes:
? 1 xícara (chá) de abóbora (moranga)
? 1/2 xícara (chá) de agrião
? 1 xícara (chá) de inhame ou cará
? 1/2 xícara e ½ de salsão
? 1/2 xícara de folhas de folhas de chicória
? ½ xícara de proteína de soja
? 500 ml de água

Modo de Preparo:

Cozinhe todos os ingredientes por 35 minutos em panela de pressão e sirva quente.

É importante que você siga estes cardápios por 3 dias consecutivos e depois volte a se alimentar normalmente.----------------------Suco anti-ressaca ---------------Ingredientes
1 unidade média descascada de maçã
½ unidade descascada de cenoura
1 talo pequeno de aipo (ou salção)
Suco de 1 unidade de laranja

Modo de preparo
Pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador junto com o suco de laranja ou a água de coco. È recomendado que se tome até 3 copos por dia.

Dica importante
Fique atenta também à hidratação. O clima quente e a agitação podem fazer com que o corpo fique desidratado. Afim de evitar isso, abuse dos líquidos, sejam eles água, suco de frutas ou água de coco. ----------------- Gengibre alivia a gripe e manda até a ressaca embora
Misturas inusitadas disfarçam o sabor e favorecem o consumo --------------Ele é um bocado ardidinho, ma o gengibre é um superamigão para aliviar incomodações como dores de garganta, gripe, resfriados e até aplacar a ressaca. A planta assume múltiplos benefícios: tem ação antibactericida, é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias , principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

"Por atuar no sistema digestivo, também é indicado para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos", explica a nutricionista Daniela Hueb. A especialista do MinhaVida ensina abaixo maneiras de tirar o melhor proveito do gengibre.

Chás. A infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. "O chá também faz bem à beleza e à mente. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica ao transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação", explica Daniela. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.

Xaropes. A planta integra a formulação do medicamento por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica que faz aquela faxina no organismo e varre a dor de garganta para longe.

Aos pedaços. Para dar fim à rouquidão e aliviar a garganta irritada, recomenda-se mastigar pedacinhos de gengibre. Mas, como alerta a nutricionista, é preciso ficar atento. "O gengibre mascara o problema e o indivíduo terá a falsa sensação de potência vocal, podendo abusar ainda mais da voz", explica.

Na panela. O gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. "Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.", afirma a nutricionista.

Sucos. Tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. "O suco gera mais disposição para o corpo, melhora da pele e o funcionamento do intestino", explica a nutricionista. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.

Bala picante. Ela ameniza dores de garganta, mas é preciso atenção, pois, assim como mastigar pedaços da planta, elas somente mascaram a dor. "O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença", explica a especialista.

Festa junina. Humm..., que cheirinho de quentão! Não dá para separar a bebida típica da folia de inverno dessa planta. Segundo Daniela Hueb, a bebida alcoólica e o gengibre assumem propriedades anestésicas nas cordas vocais. "Eles provocam uma sensação de alívio imediato, pois tem efeito vasodilatador, aumentando temperatura interna do corpo pelo", completa a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário