Minha lista de blogs

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Contaminação por E.coli na Alemanha e recomendações para Portugal Direcção Geral de Saúde distribui orientações aos médicos


A Direcção Geral de Saúde (DGS) distribuiu na segunda-feira um conjunto de orientações a todos os médicos do Sistema Nacional de Saúde (SNS), devido ao surto infeccioso provocado pela bactéria Escherichia coli entero-hemorrágica na Alemanha.



O documento, assinado pelo Director Geral de Saúde, Francisco George, refere que os médicos devem proceder “à imediata notificação” dos casos que apresentem um “diagnóstico de Síndrome hemolítico-urémico”, “diarreia sanguinolenta com história de viagem ou estadia recentes no Norte da Alemanha” e “diarreia sanguinolenta com história de consumo de alimentos crus e sem outro diagnóstico etiológico”.



Segundo o texto, publicado no sítio da Internet da DGS e citado pela agência Lusa, o “aumento inesperado do número de casos” na região do Norte da Alemanha, e noutros países, como a Suécia, Dinamarca, Holanda, França e o Reino Unido, em pessoas que estiveram em território alemão, constitui um “alerta de saúde pública”. O mesmo texto refere que o diagnóstico clínico implica o envio de amostras para confirmação laboratorial para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).



O comunicado indica que as infecções por Escherichia coli entero-hemorrágica têm um período de incubação de entre três a oito dias e causam uma “gastroenterite aguda, frequentemente acompanhada de febre, vómitos, dor abdominal e diarreia sanguinolenta”. A doença tem uma duração de entre cinco a sete dias.



Para prevenir esta doença, a DGS aconselha a “lavar cuidadosamente a fruta e os vegetais”, a não utilizar “os mesmos utensílios para diferentes alimentos”, a “separar os alimentos em preparação dos alimentos cozinhados”, a “lavar as mãos antes e após a preparação de alimentos e entre a preparação de alimentos diferentes” e a “lavar as mãos antes e após a ida à casa de banho”.



ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário