Minha lista de blogs

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Se você pudesse ver seu coração, não cuidaria melhor dele?O QUE É COLESTEROL





Nas últimas três décadas, as doenças cardiovasculares têm sido a principal causa de morte no Brasil, sendo que o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração.
O colesterol é um tipo de gordura encontrado em todas as células do nosso corpo. Altos níveis de colesterol são um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, pois o acúmulo dele nas artérias pode causar o seu estreitamento. Esse processo, por sua vez, pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC).No entanto, 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se os níveis de colesterol sanguíneos estivessem controlados. Por isso, Becel, que sabe tudo sobre o coração e o colesterol, sugere que você faça pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares para ter uma vida mais saudável e controlar o seu colesterol:Insira gorduras boas nas refeições
Nem todas as gorduras são ruins! Elas são importantes fontes de energia, auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, entre outras funções. As chamadas “essenciais” (Omega-3 e 6) não são produzidas pelo organismo e devem ser ingeridas por meio das refeições.Substitua gorduras ruins por gorduras boas
Evite alimentos fontes de gorduras saturadas e trans. Essas gorduras, quando ingeridas em excesso, podem aumentar os níveis de colesterol no sangue. Elas estão presentes, por exemplo, na manteiga, no creme de leite integral, nas carnes gordurosas, entre outros. As gorduras boas, mono e poliinsaturadas, podem ser encontradas, por exemplo, nos óleos vegetais e nos produtos derivados desses óleos, como as margarinas e os cremes vegetais.Inclua fitoesteróis na sua alimentação
Os fitoesteróis são uma substância de origem vegetal, comprovadamente eficaz na redução do colesterol, pois reduz a absorção do colesterol no intestino. Alimentos enriquecidos são ótimas fontes de fitoesteróis, como cremes vegetais e iogurtes.SEU CORAÇÃO É INCRÍVEL!----------• Seu coração movimenta 2 mil galões de sangue e pulsa 100 mil vezes todos os dias.
• Seu sistema de vasos sangüíneos – artérias, veias e capilares – tem mais de 96 mil km de extensão (longo o suficiente para dar a volta ao mundo mais de duas vezes).
• Em um dia seu sangue viaja 19 mil km, o que representa quatro vezes a distância dos Estados Unidos de uma costa a outra.
• A aorta – sua artéria principal – é quase tão espessa quanto uma mangueira de jardim.
• Seus capilares são tão pequenos que seria preciso dez deles para se igualar à espessura de um cabelo humano.
Seu coração está no centro de tudo que você é. E quando está trabalhando bem, ele bombeia sangue através das artérias, distribuindo oxigênio e nutrientes essenciais para todo o corpo. REDUZINDO SEU COLESTEROL------------Existe muito a fazer para desacelerar e até reverter os efeitos do alto colesterol. Na verdade, pesquisas mostram que 80% de nossos riscos de doenças coronarianas podem ser reduzidos através de simples mudanças de estilo de vida, como ter uma dieta mais saudável, fazer mais exercício, parar de fumar e relaxar mais. então, se você souber que possui colesterol alto, agora é a hora de dar alguns passos simples em direção à redução dele, por um coração saudável.Se você tiver quaisquer preocupações a cerca de seu colesterol ou qualquer aspecto de sua saúde cardíaca, deve consultar seu clínico geral, enfermeiro ou farmacêutico de costume.O que é colesterol alto?
Abaixo, verifique os valores das taxas sangüíneas de colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL e triglicérides.


Taxa sanguínea de colesterol total
Desejada: menor de 200 mg/dL
Limite: de 200 a 239 mg/dL
Elevada: 240 mg/dL ou mais
Taxa de colesterol LDL (ruim)
Ótima: menor do que 100 mg/dL
Próxima da ótima: de 100 a 129 mg/dL
Limite: de 130 a 159 mg/dL
Alta: de 160 a 189 mg/dL
Muito alta: 190 mg/dL ou mais
Taxa de colesterol HDL (bom)
Desejável: 60 mg/dL ou mais
Taxa de triglicérides
Normal: menor de 150 mg/dL
Limite: 150 a 199 mg/dL
Alta: 200 a 499 mg/dL
Muito alta: 500 mg/dL ou mais--------------COLESTEROL E A SAÚDE CARDÍACA-------Colesterol elevado é ruim para sua saúde cardíaca. Pode causar o aumento de depósitos gordurosos em suas artérias e causar-lhes estreitamento, tornando mais difícil para seu coração bombear sangue pelo corpo.
Outros fatores de risco que afetam sua saúde cardíaca são:
Idade e sexo
Se você fuma
Pressão sanguínea
Diabetes
Se você tem histórico familiar de problemas cardíacos prematuros
Etnia
Contudo, a boa notícia é que 80% das doenças cardíacas podem ser prevenidas através de escolhas de dieta e estilo de vida, então existem passos simples que você pode dar para ajudar a reduzir seu risco.CONHECENDO SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL-----------A única maneira de descobrir seu nível de colesterol é tendo-o testado por seu médico.
Como o colesterol é medido
O colesterol é medido em unidades chamadas miligramas por decilitro de sangue, geralmente abreviado para mg/dl.
Em que nível deve estar seu colesterol?
Desejável Limítrofe Aumentado
Colesterol total <200 mg/dl 200-239 mg/dl >240 mg/dl
LDL-C <130 mg/dl 130-159 mg/dl <160 mg/dl
HDL-C: Proteção Padrão Normal Risco
Homem 55 mg/dll 35-54 mg/dll <35 mg/dll
Mulher 65 mg/dll 45-64 mg/dll <35 mg/dll
O que causa altos níveis de colesterol?
Existem inúmeros fatores que podem contribuir para um alto nível de colesterol; contudo, a causa mais comum é comer demasiada gordura e, em particular, muita gordura saturada. Comer gordura saturada em excesso, como manteiga, pode aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL).
Outros fatores, tais como histórico familiar de colesterol alto, envelhecimento, não fazer exercício suficiente, estar acima do peso, glândula tireóide subativa, diabetes ou problemas renais podem todos ter efeitos negativos sobre seus níveis de colesterol no sangue.-DIETA BALANCEADA---Maneire no sal e gorduras saturadas e tente comer abundância de frutas, vegetais e alimentos energéticos de grãos integrais. É mais fácil do que você pensa – troque seu sanduíche de pão branco por um integral ou de centeio; vá de grãos integrais no seu cereal do café-da-manhã e petisque biscoitos de arroz, torradinhas integrais ou pipoca natural; utilize produtos lácteos com teor reduzido de gordura; e troque manteiga por margarina, como Becel.Também se assegure de que você come bastante gordura “boa”. Gorduras ”boas” são poliinsaturadas e gorduras monoinsaturadas, e são “boas” porque podem ajudar a diminuir o colesterol. Gorduras “ruins” são saturadas e gordura trans. Elas são “ruins” porque aumentam o colesterol.
Você precisa comer menos das gorduras “ruins” e substituí-las por gorduras “boas” para ajudar a manter seu coração saudável.TIPO de GORDURA PRINCIPAIS FONTES EFEITOS SOBRE A SAÚDE CARDÍACA
GORDURAS "BOAS"
Ômega 6 Óleos e cremes vegetais feitos de, por exemplo, girassol, milho, soja. Castanhas e sementes. Pode ajudar a diminuir o colesterol total e o LDL para manter o coração saudável.
Ômega 3 de plantas Colza, linhaça, óleos de soja. Nozes e óleo de noz e vegetais verdes escuros. Pode ajudar a manter o coração saudável.
Ômega 3 de peixes Peixes oleosos tais como arenque, cavala, salmão, truta, sardinhas e atum fresco. Podem ajudar a manter o coração saudável.
Gorduras
monoinsaturadas Óleos e cremes vegetais feitos de, por exemplo, oliva e colza. Algumas castanhas e pêras abacate. Podem ajudar a manter o coração saudável.
GORDURAS "RUINS"
Gorduras saturadas Produtos de origem animal tais como carnes gordurosas, carnes processadas, produtos lácteos integrais, queijo, bolos industrializados, doces, tortas e salgadinhos. Colesterol total e LDL aumentados têm um efeito adverso sobre a saúde cardíaca.
Gorduras trans Naturalmente presentes em carnes gordurosas, produtos lácteos integrais e manteiga. Também produzida industrialmente através da hidrogenação parcial de óleos vegetais utilizados em bolos industrializados, doces, tortas e salgadinhos e em refeições rápidas, frituras profundas e comidas prontas. Colesterol LDL aumentado e colesterol HDL diminuído têm um efeito adverso sobre a saúde cardíaca.-------GORDURA BOA X GORDURA RUIM----------Você poderia ficar surpreso ao saber quem nem toda gordura é ruim para a saúde. Muitas gorduras possuem benefícios nutricionais reais, bem como conferem um gosto e sabor vitais à comida.
As gorduras são uma grande fonte de energia e provêem blocos de construção essenciais para as células em seu corpo – na verdade, certos tipos de gordura podem ajudar a manter seu coração saudável. Então, o que é importante não é apenas a quantidade de gordura, mas o tipo de gordura que você ingere.
Quais são os diferentes tipos de gordura?
Existem dois diferentes tipos de gorduras – gorduras boas e gorduras ruins. Gorduras saturadas e gorduras trans são chamadas “gorduras ruins”, já que podem aumentar os níveis de colesterol. Gorduras insaturadas (boas) são melhores para ajudar a manter seu coração saudável. Gorduras boas aparecem em variedades monoinsaturadas e poliinsaturadas.
Os benefícios
Gorduras poliinsaturadas são encontradas em peixes oleosos e certos óleos de plantas, tais como óleo e alimentos à base de girassol, como os da Becel. Gorduras monoinsaturadas são encontradas no óleo de oliva, óleo de colza, algumas castanhas e abacates. Têm-se provado que gorduras poliinsaturadas (e, em menor grau, gorduras monoinsaturadas) diminuem os níveis de colesterol, ajudando a manter seu coração saudável.
Os prejuízos
Gorduras saturadas e trans são ruins para sua saúde cardíaca. Gorduras saturadas representam más notícias para seu colesterol e saúde cardíaca, e podem ser encontradas em produtos de origem animal, tais como queijo, nata, salsichas, outras carnes gordurosas e manteiga. Você também encontrará gorduras saturadas em bolos, biscoitos e doces pré-embalados, bem como em uma porção de comidas prontas e salgadinhos.
Trocar alimentos ricos em gorduras saturadas, como manteiga, por alimentos contendo gorduras poliinsaturadas, tais como os alimentos da Becel, ou gorduras monoinsaturadas, pode ajudar a manter seu coração saudável, como parte de uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.
Salgadinhos, comidas prontas e produtos panificados, todos contêm gordura trans. Gordura trans é uma preocupação para a saúde, pois não só aumenta os níveis de colesterol no sangue, como também não provê quaisquer benefícios nutricionais reais.
Então, da próxima vez que você for atrás de um salgadinho, tente uma dessas opções com baixo teor de gordura ou sem gordura trans (tais como vegetais crus, sementes ou iogurte desnatado). Não se esqueça de sempre checar o rótulo para assegurar-se de que o produto pré-embalado é baixo tanto em gorduras trans como saturadas.AUMENTE SUA INGESTÃO DE ESTERÓIS DE PLANTAS---Esteróis de plantas naturalmente aparecem em pequenas quantidades em óleos vegetais, castanhas, sementes, cereais, frutas e vegetais. Os esteróis de plantas também estão presentes em Becel pro-activ.
A natureza é repleta de substâncias favoráveis ao coração; os esteróis de plantas são conhecidos por suas propriedades redutoras de colesterol há mais de 50 anos. Apesar de todos nós consumirmos esteróis de plantas todos os dias em nossa dieta, a quantidade que comemos é tipicamente insuficiente para gerar um efeito redutor de colesterol.
Como eles diminuem o colesterol?
Os esteróis de plantas removem ativamente o colesterol do corpo bloqueando parcialmente a absorção de colesterol no intestino. O colesterol que não é absorvido é removido do corpo, resultando em uma diminuição nos níveis de colesterol total e LDL (ruim).
De quanto eu preciso?
Normas internacionais de alimentação pelo controle do colesterol recomendam consumir 2 g de esteróis de plantas por dia.

Pois os produtos com esteróis de planta da Becel pro-activ têm mostrado bloquear parcialmente a absorção de colesterol do intestino dentro da corrente sangüínea; usar 25 g de esteróis de creme vegetal (por exemplo, em três ou quatro fatias de pão ou torrada) todos os dia pode diminuir seu colesterol ruim (LDL) de 10% a 15% em apenas três semanas, como parte de um estilo de vida e dieta saudáveis. Na verdade, você precisaria comer 50 porções de brócolis, 150 maçãs ou 425 tomates para consumir a mesma quantidade de esteróis de plantas que você obteria em apenas uma caixinha de iogurte enriquecido de esteróis de plantas.PROCURE ESTAR EM FORMA E COM PESO SAUDÁVEL----------Você pode checar se seu peso atual ou forma corporal podem afetar sua saúde cardíaca calculando seu Índice de Massa Corporal (IMC) e checando o tamanho de sua cintura.
Índice de Massa Corporal (IMC)
Baseia-se em sua altura e peso e pode ser calculado dividindo o seu peso em quilogramas por sua altura em metros (elevada ao quadrado); ou seja, IMC = peso/altura².

Por exemplo, se você tem 1,75 m de altura e pesa 73 kg, então a fórmula indicaria IMC = 73/1,75² que é igual a 23,84 e está dentro dos limites saudáveis.

Faça o download da versão para imprimir da tabela de IMC.
Medida da cintura
Em termos de saúde cardíaca, a circunferência de sua cintura deve ser ainda melhor que o resultado do seu IMC – você só precisa descobrir se você é uma maçã ou uma pêra!


Se você tem excesso de peso ao redor do meio do seu corpo, você é do tipo maçã, e se carrega esse peso em seus quadris, você é do tipo pêra. Estudos têm mostrado que maçãs podem enfrentar maiores riscos de saúde cardíaca do que pêras – então, se você é do tipo maçã, é ainda mais importante perder peso por sua saúde cardíaca.


Você pode descobrir se é uma maçã ou uma pêra pela medida do tamanho de sua cintura. Basta localizar a parte mais baixa de suas costelas e a altura de seus quadris e medir ao redor do meio, em um ponto a meio caminho entre eles (para muitas pessoas, isso será acima de seu umbigo).
Masculina Feminina
Zona de perigo
Maior do que 94 cm
Ou maior do que 90 cm em homens asiáticos Maior do que 80 cm
Zona de ação Maior do que 102 cm Maior do que 88 cm.SEJA ATIVO----------Procure praticar algum exercício todos os dias, seja fazendo jardinagem e correndo atrás do ônibus, seja jogando tênis e futebol. Uma vez que você tenha se acostumado a se exercitar, tente vagarosamente aumentar o quanto você faz para pelo menos 30 minutos de atividade moderada a mais por dia e, sobretudo, aproveite!
Se você é ocupado demais, marque um compromisso em sua agenda para fazer alguma atividade e mantê-la! Prefira ser mais ativo regularmente a ter explosões de vigor infreqüentes. Sempre faça aquecimento devagar e acalme gradualmente ao fim de sua rotina. Se você não é chegado a ginástica, esqueça a esteira e encontre uma atividade de que você realmente goste – será muito mais fácil ficar motivado.
Lembre-se de que qualquer atividade moderada em sua vida diária já é um grande passo à frente quando traz benefícios à saúde. Aproveite todas as oportunidades para mover seu corpo sempre que puder!e salve seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário