Minha lista de blogs

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pré-eclâmpsia levada ao extremo A Hellp Síndrome, apontada como causa da morte de Diana, personagem de Carolina Dieckmann em Passione, é uma rara com





A Hellp Síndrome, apontada como causa da morte de Diana, personagem de Carolina Dieckmann em Passione, é uma rara complicação nas mulheres que apresentam pré-eclâmpsia durante a gestação.No capítulo de Passione do dia 18 de dezembro, mais alguém morre. Mas dessa vez, não haverá nenhum mistério para saber quem é o assassino. Diana, a jornalista vivida por Carolina Dieckmann, grávida de sete meses, se sentirá mal e precisará ter seu parto feito às pressas.

Na novela, Diana sofre com as ameaças de Melina (Mayana Moura), que é enlouquecidamente apaixonada pelo pai do bebê, Mauro, vivido por Rodrigo Lombardi. Se não bastasse esse estresse todo, a mocinha tem pré-eclâmpsia, que consiste, entre outros fatores, em pressão arterial aumentada durante a gestação, e terá uma complicação ainda maior: ela sofrerá de Hellp Síndrome, segundo divulgado pelo jornal carioca Extra. O problema é bastante raro e atinge cerca de 10% das mulheres que são diagnosticadas com pré-eclâmpsia.

Na complicação, as mulheres têm diminuição das funções hepáticas e do número de plaquetas no sangue, além de hemólise, que é a quebra das hemácias dentro dos vasos sanguíneos, o que aumenta muito o risco de hemorragia. Não há tratamento, nem sinais para esta síndrome, que é percebida por meio de exames laboratoriais. Quando há sintomas, que incluem a dor no alto da barriga mais para o lado direito que Diana sente na novela, é porquê a situação está em estágio avançado demais.

“As mulheres que têm pré-eclâmpsia precisam ser monitoradas constantemente e fazer exames para controlar sua situação, que é de risco. Falando de uma maneira bem simplificada, a Hellp Síndrome faz com que o organismo da gestante tenha uma intolerância à placenta. O único tratamento possível é retirar a placenta do corpo, isto é, fazer o parto, mesmo que prematuramente.”, explica Eduardo Cordiolli, obstetra e coordenador médico da unidade de obstetrícia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Cordiolli explica que são poucas as mortes por Hellp Síndrome, já que a maioria das mulheres com pré-eclâmpsia fica sob observação constante. O importante é que assim que se diagnostique o problema, seja feito o parto, mesmo que o bebê seja muito prematuro, já que não há outra alternativa para diminuir ou retardar o agravamento do estado de saúde da mãe.Descoberta a causa da pré-eclâmpsia?

Estudo mostra que anticorpos da mulher podem ser os causadores do aumento da pressão arterial típico da gravidez...Controlar a pressão arterial durante a gravidez é um dos cuidados mais importantes que a mulher deve ter porque ela sofrer de pré-eclâmpsia - aumento de pressão devido aos inchaços. A cura da doença nunca foi encontrada pelos especialistas. Mas um estudo realizado na Universidade do Texas-Houston mostra que os cientistas podem estar no caminho certo.

Durante a pesquisa feita com ratos, os estudiosos induziram a pré-eclâmpsia junto com anticorpos humanos encontrados em mulheres com a doença. Em seguida, os animais apresentaram hipertensão, proteínas na urina e anomalias na placenta. Após as reações, os ratos receberam uma substância para obstruir a ação dos anticorpos, o que impediu o desenvolvimento da doença. Mas novos estudos serão realizados para comprovar essa teoria.

Segundo Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra da Huntington Medicina Reprodutiva, a pré-eclâmpsia tem mais chances de aparecer quando se espera o primeiro filho, em grávidas de gêmeos, mulheres de idade mais avançada ou que já sofrem de hipertensão. "Ainda não foi descoberta a verdadeira origem da doença. Mas se os causadores realmente forem os anticorpos da mulher, vamos atuar em cima disso para curá-la", afirma Alfonso.

Um comentário:

  1. Tive pre-eclampsia na primeira gestação e fui diagnosticada com pressao alta logo nas primeiras semanas. Fiquei em repouso absoluto a partir da 29 semana com controle da proteinuria e da pressao. Consegui levar a gestacao até a 38 semana quando fizemos um cesaria. 8 meses depois fiquei gravida novamente e na segunda gestacao nada aconteceu. Minha filha nasceu de 39 semanas tambem de cesaria. O acompanhamento medico e preciso eh fundamental para a mae e o bebe.e estamos vivinhos. graças ao bom Deus.

    ResponderExcluir