Minha lista de blogs

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ÁGUA DE COCO- UM SANTO REMÉDIO PARA ELES TAMBÉM! Sim,a água de coco é excelente para humanos e para cães e gatos.





Rica em potássio é uma bebida isotônica, tem alto poder hidratante, além de ser benéfica para o aparelho digestivo e urinário.
Ótima para os dias mais quentes,evitando que desidratem.
Para animais que comem só ração seca também é recomendada,pois evita possíveis problemas renais.
Ela pode ser usada com ótimos resultados no caso de vômitos, diarréia e infecções urinárias.Meu gatinho Igor com 8 anos.teve uma reincidência de Cistite no período de 1 mês entre uma e outra. Não quis repetir o uso de antibiótico em tão curto prazo. Ao perceber pela manhã ao limpar o seu banheirinho,sua 1ª urina com sangue iniciei o uso da Água de coco natural (200ml 3X ao dia) , horas depois na segunda urina,,já não havia sangue,mas ainda fazia esforço para urinar mais sem sair nada...em 3 dias estava totalmente curado. Mesmo assim mantive o coco por mais 10 dias (200ml 1 X ao dia).Só vale lembrar que o correto é usar a água de coco natural e não aquelas de caixinha.a natureza continua nos ensinando...Água-de-coco é o sumo natural contido no interior do coco, o fruto do coqueiro. É rico em potássio, com poucas calorias, muitos nutrientes, livre de gordura e com alto poder reidratante. Ajuda no bom funcionamento do intestino e no metabolismo alimentar e é uma bebida diurética.
Em áreas tropicais e quentes, principalmente em balneários e cidades litorâneas, é consumida como bebida refrescante.Composição nutricional.Tabela Nutricional – composição para 200 ml
Valor calórico: 40 kcal
Fósforo: 10 mg (0,7% R.D.A.)
Cálcio: 40 mg (5% R.D.A.)
Sódio: 40 mg (3,2% R.D.A.)
Magnésio: 10 mg (3,2% R.D.A.)
R.D.A.= Dose diária recomendada...A água de coco, além de saborosa, é muito nutritiva contendo boas quantidades de sais minerais como potássio, sódio, fósforo e cloro. Água de coco também possui gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C).
Por ser considerada um isotônico natural, uma vez que é rica em minerais, a água de coco é muito popular entre os esportistas que a usam na hidratação depois das atividades físicas.
Como a água de coco tem eletrólitos como sódio e potássio, a hidratação é mais rápida e proporciona a recuperação desses minerais eliminados pela transpiração. A presença de carboidratos e proteína na água de coco também a faz ser uma boa opção para consumo depois do exercício físico para ajudar na recuperação...CURIOSIDADES
A água-de-coco é um bom remédio para ressaca, porque seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica.
É empregada como conservante para córneas humanas destinadas a transplantes.
Foi usada durante a II Guerra Mundial como soro fisiológico, sendo injetada na veia de soldados feridos para equilibrar os líquidos do organismo nas cirurgias de emergência.
Considerada sagrada na ilha de Timor, no Pacífico Sul, e usada para abençoar as plantações..DE OLHO NAS CALORIAS
Embora a bebida seja nutritiva, não dá para substituíla pela água. Afinal, o líquido possui valor calórico (mesmo baixo) - tem cerca de 20 calorias por 100 ml. Mais: as calorias mudam de acordo com a época de maturação da fruta - quanto mais madura, mais calórica.

"A ingestão moderada em uma dieta balanceada e saudável não prejudica o peso", afirma Graziela Souza, nutricionista da Bio Ritmo Academia (SP). A especialista garante que uma boa pedida é trocar os sucos convencionais, normalmente engordativos, pela água-de-coco.

BENEFÍCIOS DE SOBRA
Em razão da sua composição muito semelhante à do soro fisiológico (tem quantidades de água e sódio parecidas), o líquido do coco é indicado para combater diversos problemas de saúde. Por exemplo, ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo. Ainda é considerado um eficiente diurético por eliminar o excesso de água do organismo sem alterar o nível de potássio, como fazem os medicamentos artificiais. "Também é recomendado para pacientes com diarréia, desidratação e que sentem enjôos, como na gravidez e nos tratamentos de quimioterapia. Nesses casos, a aceitação é maior do que a da água", afirma Graziela Souza. Quer mais? Combate prisão de ventre, dor de cabeça e malestar, ajuda a reduzir o nível de colesterol e a febre, hidrata e amacia a pele e serve como calmante. 6 LIÇÕES PARA COMPRAR ÁGUA-DE-COCO VERDE
1 Escolha os cocos mais verdes, porque neles a polpa ainda está pouco desenvolvida e há muito mais água no seu interior. Conforme a fruta amadurece, a parte carnosa se torna mais grossa e a água diminui, embora fique mais adocicada.
2 Se a casca estiver com trincas, rachaduras ou manchas, não compre. Isso significa que o fruto foi machucado e pode estar sofrendo a ação de algumas enzimas que alteram o sabor do líquido, deixando-o mais ácido.
3 Se a casca está com algumas manchas marrons, é certo que a água é saborosa e a polpa consistente e gostosa. Caso tenha o aspecto muito marrom, é provável que o coco esteja passado e com pouca água.
4 O melhor coco para o consumo de água é aquele que tem casca fibrosa (com mais fios vegetais aparentes), com um tom esverdeado. Os bem amarelados produzem água mais adocicada.
5 Beba a água assim que o coco for aberto. Quando exposta ao ar, ela começa logo a fermentar por ter muita acidez.
6 Depois de colhido, o coco verde dura no máximo 15 dias na geladeira. Para conservá-lo, não retire a água, a não ser que vá consumi-la imediatamente...NATURAL X INDUSTRIALIZADA
Agora que você conhece profundamente esse líquido poderoso, deve estar se perguntando se vale a pena apelar para a versão em garrafas ou caixinhas. Então vamos lá. "É bom esclarecer que todo produto fresco conserva melhor seus nutrientes", aponta Jocelem Salgado. "Contudo, como na água-de-coco os principais são o sódio e o potássio, não há diferenças significativas quando ela é engarrafada, uma vez que esses minerais não se perdem facilmente", conclui a nutricionista.

O importante é ficar atenta ao uso de conservante, que deve ser evitado porque causa danos ao organismo. Para conferir basta ler os rótulos - nas versões 'caixinha' e 'garrafinha' a empresa envasadora deve apresentar na embalagem se esse item foi acrescentado ou não..POR DENTRO DA ÁGUA-DE-COCO

Veja as informações nutricionais da bebida natural, por 100 ml...
COMPONENTES

QUANTIDADES
Calorias

19 cal.
Carboidratos

3,72 g
Gorduras totais

0,2 g
Proteínas

0,72 g
Fibras

0 g
Vitamina C

2,4 mg
Sódio

105 mg
Potássio

250 mg
Magnésio

25 m
Cálcio
17,5 mg
* Valores aproximados (podem variar de acordo com o estado de maturação da fruta)........................................................................................Agua de coco é tudo de bom...na nossa vida e na vida dos seus animais.................................................................................. Conhecida receita das avós para aliviar as náuseas das mulheres grávidas e para proteger as crianças da desidratação nos quadros de diarréia, a água-de-coco possui composição muito próxima à do plasma humano.
Veja abaixo a relação da água de coco com o diabetes, hipertensão, gravidez, etc.
A partir de qual idade posso tomar água-de-coco?
Por sua poderosa concentração de minerais, a água-de-coco é um isotônico natural que pode ser consumido por pessoas de qualquer idade - inclusive por bebês, desde que já tenham saído da fase de amamentação exclusiva."No passado, a água-de-coco já foi usada pelos médicos como soro nos campos de batalha para salvar vidas", conta Carla Góes Sallet, a cirurgiã e especialista em medicina estética.Para quem quer emagrecer, Cristina Baumgart, diretora do Kyron Spa, recomenda recorrer a copos de água-de-coco para driblar a fome entre as refeições. "A bebida satisfaz e contribui para o funcionamento intestinal", observa.
Diabéticos podem tomar água-de-coco?Relação da água-de-coco com o Diabete
Para quem tem diabetes, hipertensão ou deficiência renal o consumo de água de coco deve ser controlado devido à quantidade de sódio, potássio e outras substâncias, que podem agravar o quadro da doença. “Desconheço, assim como outros membros do Departamento, outras justificativas. Não existe indicação de consumo diário para pessoas saudáveis e menos para portadores de diabetes”, afirma a nutricionista Josefina Bressan, coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD.
Não está totalmente liberada para os diabéticos por concentrar muitos carboidratos.Hipertensos podem tomar água-de-coco?
Apesar de reconhecer os inúmeros benefícios da água-de-coco, Carla Góes Sallet recomenda ter muita cautela na hora de abraçar dietas baseadas no consumo do alimento. É que a composição da água e da polpa são muito diferentes."É preciso lembrar que, embora a água de coco só possua 22 calorias a cada 100 ml, a polpa do fruto é hipercalórica: são 590 calorias a cada 100 g. Portanto, comer a polpa batida com a água não ajuda nem um pouco a emagrecer", explica. Ela enfatiza ainda que, por ser rica em sódio e em potássio, a água de coco deve ser ingerida com moderação por pessoas hipertensas.
Grávidas podem tomar água-de-coco?
"Nas grávidas com tendência à hipertensão, a bebida pode aumentar a retenção de líquidos. Para elas, tomar muita água-de-coco não é interessante", observa a especialista. Já as utilizações estéticas do líquido ela aprova e recomenda. "Borrifar a água no rosto realmente ajuda a hidratá-lo. Batida com a polpa e aplicada na pele do corpo ou nos cabelos, promove a nutrição desses tecidos", conclui. Cristina Baumgart, do Kyron Spa, conta que os países asiáticos utilizam tradicionalmente a polpa do coco no tratamento das queimaduras solares. Características da água-de-coco

A água de coco é uma bebida diurética, com poucas calorias, rica em nutrientes, livre de gordura e com grande quantidade de potássio Isto ajuda no bom funcionamento do intestino e faz com que os alimentos sejam digeridos mais rapidamente. A sua ingestão ajuda no metabolismo alimentar e aumenta a sensação de saciedade. A água de coco corresponde a aproximadamente 25% do peso do fruto, e sua composição básica apresenta 93% de água e 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais. A indicação diária para qualquer pessoa é entre um e três copos de 300ml, levando-se em conta que um copo da água da fruta equivale a uma laranja inteira, ou meia maçã. A vitamina C é outra substância existente na fruta, presente na água quando o coco ainda está verde. Curiosidades sobre a água-de-coco
Para os que pensam em dietas, vale ressaltar que somente a água da fruta contém baixas calorias: um copo de 200ml tem 44. O leite ou a polpa da fruta (aquela parte branca interna) detém alto teor calórico. Um pedaço de 100g de coco é equivalente a 378 calorias.Coco é saúde!

A água de coco pode ser consumida sem restrições por crianças e adultos saudáveis e é indicado no trato de desidratação, diarréia, hipertensão e enfermidades que necessitam de uso de diuréticos.

Tem Potássio!

Trata-se de um dos principais minerais para bom funcionamento do corpo. Ao lado do cloreto de sódio, ele participa de um sem-número de trocas de substâncias importantes para o organismo. Além disso, ajuda a equilibrar a quantidade de água presente nas células. A deficiência de potássio prejudica o crescimento, enfraquece os ossos e provoca a diminuição dos batimentos cardíacos. Quando o indivíduo toma diurético (ou transpira muito), esse mineral precisa ser suplementado. E uma boa fonte deste mineral é a água de coco que sempre aparece em boa proporção, evitando também as cãibras.

Trate-se com coco!

Não é só no lazer que a água de coco é bem vinda. Muito recomendado aos pacientes desidratados por causa de uma diarréia e pessoas que passaram por grandes cirurgias, principalmente as do sistema digestivo, também devem consumi-la para re-equilibrar o organismo.

Alguns estudos afirmam que a água de coco tem uma boa aceitação no tratamento de quimioterapia, pelos sintomas desagradáveis que o tratamento apresenta dificultando a ingestão de certas bebidas, até da água pura. E mais:

Diurese: A água de coco, tomada liberalmente, é excelente diurética.

Enjôo ou Náusea: Tomar água de coco aos goles. Recomenda-se especialmente em viagens marítimas.

Febre: Durante a febre pode-se tomar água de coco. Não convém tomar gelada.

Inflamações: Tomar copiosamente a água de coco. Age como "desintoxicante", favorecendo, segundo conceito naturalista, a cura de processos inflamatórios.

Para a beleza da pele: Indica-se tomar a água de coco, regulamente, e adotar um regime alimentar natural e saudável.

Mais saudável impossível!

A água de coco não tem contra-indicações para pessoas saudáveis. Ela hidrata o corpo e fornece apenas 19 calorias por 100 mililitros. É rica em sais minerais, principalmente sódio, e potássio, e pode substituir os isotônicos após os exercícios. Além disso, alguns estudiosos afirmam que a água de coco pode ser levemente calmante, oxidante, mineralizante, diurética, antifebril, antiflamatória, antiartríticos (artrite), anti-helmínticos (vermes intestinais), anti-risêmicos (combate às rugas), estimulante do apetite e antiverminosa.
Fonte:
http://www.sococo.com.br/noticias/index.asp?vCod=232 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora voltando aos felinos É importante usar do bom senso,seja no caso da diarréia,vômito ou sangue na urina,é sempre bom consultar o veterinário e investigar,principalmente se persistir mesmo após iniciar o uso da água de coco,pois sintomas como esses podem indicar problemas mais sérios.

Um comentário:

  1. Ola,gostei muito de ler tudo sobre agua de coco,tenho uma maltes q tem 2 mes e toma agua de coco as 1 semana dei agua mineral mas percebi q o xixi estava muito amarelo passei a da agua de coco e ta limpinho como eu sei q todo caes tem lagrimas acidas eu posso continuar dando agua de coco. muito obrigada

    ResponderExcluir