Minha lista de blogs

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gato Dicas de como e quais brincadeiras fazer com o seu bichano






Gato

Dicas de como e quais brincadeiras fazer com o seu bichano-----

Quem é que não gosta de brincar? Os gatinhos adoram e, além de ser uma diversão, as brincadeiras que você faz com o seu bichano trazem muitos benefícios a ele: além de proporcionar estímulo mental, o exercício alonga os músculos e tendões, melhorando a circulação e o tônus muscular. "Brincar também ajuda você a estreitar os laços de amizade com o seu animalzinho, aumentando a confiança e afeição dele por você. Além disso, também pode servir de terapia para um gato tímido e retraído, tornando-o mais confiante, ou aliviar a tensão depois de uma visita ao veterinário", explica Jackie Strachan, no livro "Brincando com o seu gato", da Ed. Pensamento.

Jogando conforme as regras
Para extrair ao máximo os benefícios das brincadeiras com o seu gato, siga estas dicas infalíveis para a diversão felina:
-Com que freqüência? Brinque duas a três vezes por dia, de 10 a 15 minutos por vez ou até ele ficar cansado;
-Quando? Os gatos muitas vezes brincam pela manhã e no final da noite, por isso 10 minutos de brincadeira antes de você ir trabalhar e logo antes de dormir podem ajudar a promover um sono reparador (tanto pra ele quanto pra você);
-Se as pupilas estão dilatadas ou ele está ronronando, é sinal que está se divertindo. Se ele está rosnando, chiando, batendo a cauda no chão ou mostrando as garras, é hora de parar a brincadeira;
-Tenha sempre brinquedos novos. Guarde-os no final da brincadeira e alterne-os para manter o interesse dele. Se você costuma deixar um ou dois brinquedos no chão para que ele brinque sozinho, evite pedaços de barbante ou lã, pois ele pode engolir e passar mal; e
-Se você quer terminar a brincadeira, vá desacelerando o ritmo, para não deixá-lo agitado e, aos poucos, vá diminuindo os movimentos do brinquedo, até que ele "morra", como faria uma presa no mundo selvagem.

Patinhas no pompom-Os gatos adoram brincar com pompons feitos de lã macia, que ficam ainda mais irresistíveis se estiverem pendurados num barbante. Você mesmo pode fazer os pompons usando parte de um novelo de lã. Os gatos gostam de agarrar os pompons com as patas e garras dianteiras e enterrar o focinho na lã quente e macia. Eles às vezes querem arrancar com os dentes fios de lã, fazendo-os em pedaços, por isso amarre o mais firmemente possível o centro do pompom com um fio de lã bem forte e fique atento à brincadeira para o caso de ela ficar muito frenética.
Não saia de perto do seu gato, remova qualquer fio que esteja se desprendendo e nunca deixe o seu gato mastigar ou engolir a lã. Guarde os pompons no final da brincadeira.

Gatividade-Este jogo para gatos é inspirado nos brinquedos feitos para bebês. Tudo o que você precisa é de alguns brinquedos pequenos amarrados firmemente num pedaço de barbante, fita ou lã. Amarre os brinquedos em algo sólido que não tombe (uma cadeira, por exemplo) e o seu gato terá muitas opções de brincadeira. Suspenda os brinquedos a alturas diferentes para lhe dar a alternativa de brincar sentado ou deitado de lado.

Caixa com bolas-Esta caixa com certeza vai deixar o seu gato maluco - ele pode observar as bolas, pode tocá-las, mas será que consegue tirá-las da caixa? Na realidade, alguns buracos são largos o suficiente para que as bolas passem por eles. Este jogo desafiador tem muitas aberturas por onde o seu gato pode introduzir as suas patinhas. Você pode rechear a caixa com qualquer um dos brinquedos prediletos dele.Bibliografia - Livro "Brincando com o seu gato", de Jackie Strachan, Editora Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário