Minha lista de blogs

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Quiropraxia Conheça a técnica de manipulação com as mãos alivia as dores nas costas




Quiropraxia

Conheça a técnica de manipulação com as mãos alivia as dores nas costas---

"Ai que dor nas costas": quem é que nunca proferiu esta frase? Mais do que dizer, as dores nas costas incomodam e causam grandes problemas para quem as sentem. Independentemente da origem, as dores nas costas podem ser tratadas por meio da quiropraxia.

A quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895 e está no Brasil, como profissão, há mais de 10 anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia faz o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromusculoesquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. "Seu diferencial em relação às práticas tradicionais é ser um tratamento não invasivo, sem procedimentos cirúrgicos e sem o uso de medicamento", explica a quiropraxista Ana Paula Facchinato, professora e coordenadora do curso de quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi.

Na prática
Como o nome mesmo já diz ("quiro", em grego, significa "mão", e "praxia", "prática"), a quiropraxia faz uso de técnicas manuais para ajuste e manipulação articular. "O quiropraxista faz uma avaliação, entrevista, anamnese para saber o que o paciente tem, atuando na saúde como um todo, não só na dor musculoesquelética, mas em cólica, dor de ouvido, dor de cabeça, entre outras", completa Ana Paula.

Segundo a quiropraxista, qualquer um pode fazer uso da quiropraxia, desde recém-nascido até idoso. "O que vai variar é a técnica, que são especiais para cada caso e faixa etária. Nos Estados Unidos já existe quiropraxista no momento do parto, para fazer o ajuste da criança ao nascer", relata.

Ana Paula explica que o quiropraxista pode avaliar quem pode ou não realizar os ajustes por meio da manipulação, sendo contraindicado apenas para quem tem câncer e osteoporose grave. "Neste caso, não é recomendado a manipulação, mas pode ser tratado com outras técnicas da quiropraxia, como posturas e respiração e um aparelho que utilizado no lugar das mãos", detalha.

O tratamento varia de caso para caso, sendo, geralmente, necessário um acompanhamento de 2 a 3 vezes por semana nas fases agudas, passando para 1 vez por semana, 1 vez por mês e assim por diante. "Tem que ter manutenção para sempre. Costumo dizer que é como escovar os dentes, que fazemos todos os dias, e ir ao dentista, a cada 6 meses ou um ano. O mesmo serve para a quiropraxia: devemos fazer atividade física, cuidar da postura todos os dias e ir ao quiropraxista a cada 6 meses ou 1 ano", aconselha.

Casa sessão de quiropraxia custa entre R$50 e R$350, dependendo do quiropraxista e da região onde atua.

Para encontrar um quiropraxista de confiança, entre em contato com a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).

Agradecimento - Quiropraxista Ana Paula Facchinato, professora e coordenadora do curso de quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada pela Western States Chiropractic College - quiropraxia@anhembi.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário