Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bebidas que prometem beleza e disposição podem ser feitas em casa Prepare em casa versões naturais, sem conservantes e cheias de vitamina




Bebidas que prometem beleza e disposição podem ser feitas em casa
Prepare em casa versões naturais, sem conservantes e cheias de vitamina ------------A moda das águas aromatizadas, vendidas como "poções de beleza", que prometem benefícios à pele, cabelo, unhas, maior disposição e concentração está a todo vapor nos últimos meses. As garrafinhas de menos de 500 ml só não tem a ver é com o bolso de muita gente já que custam em média R$7 - e não devem substituir um prato de comida.

Quem opta por ingerir essas bebidas, atraído pela isenção de calorias, pode estar deixando de lado o consumo de fibras, vitaminas e de se alimentar com frutas, legumes e verduras. "Esse tipo de bebida é um complemento, elas não terão nenhum benefício se você descuidar da alimentação, acreditando que as águas são mágicas", explica a nutricionista Ana Paula Souza.

Além disso, o consumo delas tem restrições para crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando, idosos e portadores de enfermidades, que devem consultar um médico antes de consumi-los. Confira o que você pode acrescentar à sua dieta para obter os mesmos benefícios da ingestão dessas bebidas, além de receitas de sucos naturais que valem por uma dessas garrafinhas. Segredo das fórmulas

Mas, afinal, qual a formulação desses drinques que prometem tantas maravilhas? Algumas das tais bebidas possuem, além de frutas e ervas (que tem propriedades benéficas à saúde), vitaminas, minerais, como cobre e manganês, antioxidantes, colágeno, que tem como funções principais formar as fibras que dão sustentação à pele e aminoácidos como a taurina, que auxilia na remoção de impurezas do fígado.

No entanto, podemos encontrar todas essas substâncias na alimentação do dia a dia, e sem conservantes e corantes, como a maioria dessas bebidas prontas. "Se consumido moderadamente, por exemplo, um copo ao dia, não há problemas à saúde. Tudo que é industrializado, sofre processo químico de conservação, mas o que é natural é mais saudável", diz a nutricionista Ana Paula Souza. Entre os estudiosos, há controvérsias sofre os reais efeitos dos aditivos alimentares para a saúde. Mas acredita-se que, em longo prazo, os conservantes podem aumentar o risco de câncer e hiperatividade, e os corantes seriam responsáveis por alergias e contaminação por metais pesados. Assim sendo, não custa evitar ao máximo essas substâncias.
Antioxidantes

Eles são responsáveis por combater os radicais livres, moléculas continuamente produzidas pelas nossas células através de processos metabólicos e, por isso, são também chamados de "nutrientes antienvelhecimento".

Os antioxidantes podem ser encontrados na maior parte das frutas frescas. "As mais ricas são as cítricas, que têm vitamina C, como a laranja, acerola, abacaxi e também o açaí, uvas, kiwi e morango", diz a nutricionista.

Os alimentos ricos em selênio também têm boas doses de antioxidantes. A castanha-do-pará é rica em selênio, que previne e retarda o envelhecimento ou o chamado endurecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural da pele.
Colágeno

O colágeno tem como principais fontes os alimentos ricos em proteínas de origem animal, mas pode também levar uma mãozinha da vitamina C, pois ela ajuda na formação das fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele.

Além disso, o colágeno, que vai sendo gradualmente perdido - e, sem ele, as unhas e o cabelo também ficam quebradiços e sem brilho - pode também ser reposto através da opção em pó (para beber diluído na água ou sucos) ou em cápsula, extraído do osso e da cartilagem do boi e vendido principalmente em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. De acordo com Ana Paula, 5 gramas ao dia são suficientes.

Os minerais, cobre e manganês, também estimulam a produção de colágeno e são bons cicatrizantes. Para encontrá-los, basta consumir amêndoas, feijões, lentilha, nozes e grão-de-bico.
Taurina

A taurina é um aminoácido, substância fundamental na construção dos tecidos, formação de anticorpos e combate a vírus e bactérias, além de participarem das atividades dos músculos. A taurina tem efeito desintoxicante, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado. Ela também intensifica os efeitos da insulina, contribuindo para o funcionamento do metabolismo de glicose.

A ingestão de proteínas é a principal fonte de aminoácidos, mas a taurina também pode ser encontrada na versão em pó. "Não existe recomendação diária estabelecida para a taurina, mas as quantidades estimada é de 3 a 6 gramas dia", explica Ana Paula. Faça em casa!

Confira abaixo, receitas caseiras de sucos que substituem as principais promessas dos drinques de beleza: energizante, antioxidante, pele bonita, anti-TPM, antienvelhecimento e para melhorar o raciocínio. Vale lembrar que para os sucos não pesarem na dieta, é importante colocar pouco ou nenhum açúcar. Você também pode fazer sua própria água aromatizada, é só colocar na água as frutas e ervas de sua preferência e deixar descansar por uma hora antes de beber.
Suco energizante

Ingredientes:
2 colheres de sopa de aveia
10 amêndoas
1 colher de chá de semente de girassol
1 figo seco
2 tâmaras
1 banana com água de coco ou leite de soja ou
1 copo de iogurte,
4 colheres de granola e a banana

Preparo: Bata todos ingredientes no liquidificador.
Suco antioxidante

Ingredientes:
2 copos de água
10 morangos
1/2 pera durinha
1 banana madura
1 colher (sopa) de lêvedo de cevada (ótima fonte de proteínas)

Preparo: No liquidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher. Enfeite com um morango.
Suco pele bonita

Indicação: o brócolis contêm antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.

Ingredientes:
4 cenouras
1 ramo de brócolis
1/2 beterraba

Preparo: Bata todos os alimentos no liquidificador.
Suco Anti-TPM

Indicação: a beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão.

Ingredientes:
3 beterrabas
1 punhado de espinafre
4 cenouras
1/2 maçã
1 punhado de salsa

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa.
Suco para melhorar o raciocínio

Ingredientes:
10 amoras ou framboesas
1 copo de iogurte ou leite de soja com 1 colher de sobremesa de mel OU 1 copo de suco de açaí

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador
----Suco Antienvelhecimento

Indicação: a couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais vida à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o funcionamento do intestino.

Ingredientes:
4 cenouras
1/2 beterraba
3 folhas de beterraba
1 ramo de brócolis
3 couves-de-bruxelas
2 cebolinhas

Modo de preparo: bata todos os alimentos na centrífuga e não se esqueça de aproveitar as fibras restantes para o preparo de um pão ou torta.

3 comentários:

  1. Eu prefiro ainda ser como sou, tenho um medo danado de certos produtos.

    Os caseiros ainda valem a pena.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Menina, também adoro gatos!
    E quanto a beleza... bem, o que garante nossa beleza é a FELICIDADE.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Amei seu gato, tenho dois comigo, voltarei aqui para ler e ler, amo matéria que fale de saúde, e amo também frutas, combinação perfeita!

    ResponderExcluir