Minha lista de blogs

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia 01 de Abril- Dia da mentira.

O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram vítimas de "trotes" e para elas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras.
Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta);
Na Escócia, de april gowk (tolo de abril);
Nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril);
Na França, poisson d'avril (peixe de abril) quem "cai" nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de "peixe de abril". As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera na França. São tantos peixes que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são 'fáceis de pegar' no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.
Bem, o "Dia da Mentira" certamente é uma história que não começou na nossa cultura, mas nós herdamos...A todos que me visitarem...
Se desejar copiar as sugestões aqui postadas, fique à vontade, mas por favor mantenha os créditos das mesmas para que esse blog continue com seu propósito: o de ajudar. Caso você coloque as informações em seu blog, não esqueça de mencionar de onde copiou, ok? As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, não há intenção de violar os direitos autorais. Sendo assim, peço aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos."Em primeiro de Abril vão os burros aonde não devem ir". Muitas organizações de mídia propagaram inconscientemente ou deliberadamente peças no Dia das Mentiras. Mesmo agências de notícias sérias consideram o Dia das Mentiras uma brincadeira normal, e uma tradição anual.

O advento da internet como um meio de comunicação mundial serviu para facilitar os traquinas no seu trabalho.No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.O mundo mente por que precisa enfeitar com falsidades a realidade infernal na qual se encontra. Sabemos que a mentira é um recurso amplamente usado pelos não salvos, pelo mundo, para inclusive justificar suas “verdades”.O Dia da Mentira persiste até hoje em nossa sociedade, sendo muito comum as pessoas pregarem peças nas outras, mentindo e justificando, depois, com o primeiro de abril. Lamentavelmente a mentira é considerada um traço social nas culturas ocidentais. Quando consultamos o Dicionário Aurélio, vemos que mentir “é afirmar coisa sabidamente contrária à verdade”. A mentira é “engano, fraude e falsidade”.


Na Enciclopédia Histórico-Teológica vemos que mentira é engano ou falsidade, sempre intencional. É transmitir de modo ativo e intencional uma falsidade. Em suma, a mentira é sempre mentira, não importando a intenção do mentiroso.

2 comentários:

  1. Estou seguindo aqui, e não é mentira, rs
    adorei seu cantinho,
    passa la no meu, e se quiser ficar, sinta se a vontade..

    Beijoos
    http://pathyoliver.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante a matéria(verdade, viu?rs).
    Houve um ano q eu e minha ex esposa ficamos o dia inteiro pregando peças um no outro, referente a 1 de abril, só q depois q percebemos q estávamos no dia 2 de abril.rs

    ResponderExcluir