quarta-feira, 20 de abril de 2011
Vinho: seis bons motivos para você consumir A bebida previne câncer, aumenta o desejo sexual e até controla o peso
Jantar à luz de velas, reunião com a família, diversão com os amigos, acompanhando aquele prato especial ou numa noite fria: o vinho dá um toque nobre a qualquer momento. E não é só o paladar que sai ganhando com o consumo da bebida. A sua saúde também sente os efeitos graças às substâncias que a bebida carrega. Rico em antioxidantes, os polifenóis e os flavonoides, o vinho traz benefícios ao coração, a libido, à dieta e ainda combate o envelhecimento precoce.
"Isso se deve mais especificamente ao polifenol chamado de transresveratrol, presente nas cascas das uvas tintas, o que mais influência tem sobre nosso corpo, especialmente no que diz respeito à formação do colesterol bom", explica a nutricionista Greice Carolina. Mas nada de se embriagar. Para colher as vantagens da bebida dos deuses, o consumo deve ser moderado, uma taça por dia. Confira a seguir seis motivos já comprovados pela ciência para beber vinho. 1.Afasta o risco de câncer
Estudos realizados pela Universidade de Harvard (EUA) diz que o alto consumo de azeite e vinho, produtos que contém propriedades antioxidantes, é capaz de diminuir em 24% o risco de uma pessoa vir a sofrer de câncer. Por oito anos, os pesquisadores acompanharam de perto os hábitos alimentares de quase 26 mil gregos, que seguem a conhecida dieta mediterrânea. "Essa dieta é composta por azeitonas e azeites, grãos inteiros, pouca carne vermelha e muitos vegetais, peixes e frutos secos é bem diferente dos padrões brasileiros, mas deveria ser seguida em todo o mundo devido a sua ótima composição nutricional", enfatiza a chefe da equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.
2. Identifique sua personalidade
Na hora de escolher o vinho você vai direto naqueles que são mais secos e "amarram" a boca? Ou prefere os mais suaves e até doces? Sua decisão pode revelar muito sobre sua personalidade, de acordo com um estudo realizado na Austrália e na Grã-Bretanha. A pesquisa sugere que pessoas que preferem vinhos de sabor doce apresentam uma maior tendência a serem impulsivas. Já aquelas que optam por vinhos secos, são mais simpáticas e abertas. A pesquisa aconteceu com 45 pessoas da cidade de Sheffield, na Inglaterra, que cultivam o costume de consumir a bebida diariamente.
Os voluntários foram divididos em dois grupos, segundo a preferência por doce ou seco. Os participantes também foram submetidos a testes de personalidade, para avaliar sua impulsividade, abertura na convivência social, empatia e extroversão. De acordo com os cientistas, as pessoas possuem uma tendência maior em optar pelo vinho doce, o que seria uma escolha mais simples e clara, por isso o grupo pode ser considerado mais impulsivo. "Mas vale lembrar que o vinho tinto é o que possui maiores concentrações de antioxidantes", 3.Desejo sexual
Muitas mulheres afirmam que já sentiram sua libido à flor da pele depois de beber vinho. Não é à toa. O poder afrodisíaco do vinho tinto pode ser comprovado cientificamente por uma pesquisa realizada pela Universidade de Florença (Itália), que indica que a bebida serve como ativador do desejo sexual feminino. O estudo aconteceu com cerca de 800 mulheres que responderam questões ligadas ao consumo do vinho e à rotina sexual. O resultado mostrou que aquelas participantes que consumiram uma ou duas taças da bebida por dia apresentam um desejo sexual muito maior do que aquelas que não consumiram nenhuma dose de vinho tinto, de acordo com as respostas do questionário. No entanto, em grandes quantidades, o álcool pode diminuir o desejo sexual e até causar impotência.
"Para colher as vantagens da bebida dos deuses, o consumo deve ser moderado, uma taça por dia"
4.Balança controlada
Mais um benefício para a ala feminina. Um estudo do Brigham and Women's Hospital Boston, nos Estados Unidos, que avaliou mais de 19 mil mulheres por um período de 13 anos, concluiu que abolir o consumo de álcool da dieta não representa, necessariamente um menor ganho de peso das mulheres. A partir do relato das participantes sobre sua ingestão de álcool, foi revelado que as abstêmias correm maior risco de engordar do que as que bebem moderadamente. O mais eficiente para evitar o ganho de peso foi o vinho tinto, seguido de outras bebidas como a cerveja, o vinho branco e o licor. Uma pesquisa de 1997, desenvolvida na Universidade do Colorado (EUA), concluiu que homens saudáveis podem beber até duas taças de vinho diárias sem ganho de peso. "O vinho é uma bebida relativamente calórica, com 65 kcal por taça. No entanto, o que vale mesmo é beber pouco, tanto para o bem de sua saúde, quanto para não fazer a dieta ir para o espaço", explica Roberta.
5.Combate às dores articulares
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou que os polifenóis, grupo do qual o resveratrol faz parte, também tem capacidade analgésica, principalmente em pacientes vítimas de artrite. Os efeitos analgésicos, ainda que em baixa quantidade como mostram os estudos, devem-se às características anti-inflamatórias da substância.6.Cérebro afiado
Uma recente pesquisa descobriu que vinho, chocolate e chá possuem algo em comum. A pesquisa publicada no Journal of Nutrition investigou o efeito desses três alimentos sobre o desempenho cerebral. Mais de dois mil noruegueses com idade entre 70 e 74 anos foram submetidos a testes cognitivos e a um questionário sobre hábitos alimentares incluindo o consumo dos três alimentos pesquisados. E o resultado foi que indivíduos que consumiam vinho, chocolate ou chá apresentavam melhores pontuações em testes cognitivos. Essa associação foi independente para cada um dos alimentos, mais expressiva no caso do vinho, ou ainda mais significativa em indivíduos que consumiam regularmente os três alimentos. "Uma boa receita para o cérebro pode ser um cálice de vinho tinto à refeição, um pedacinho de chocolate amargo na sobremesa e um chá verde antes de sair da mesa. Pra melhorar, só se tiver um peixe rico em Omega 3 como prato principal",---------- Aproveite os benefícios contidos numa taça de vinho
Além de ação antioxidante, bebida também pode prevenir doenças ---------------A ciência já comprovou que tomar vinho moderadamente pode trazer diversos benefícios à saúde. O vinho possui compostos chamados de polifenois, que são antioxidantes encontrados em cerca de 90 e 95% das cascas e sementes de uvas. Entre eles, podemos destacar o resveratrol e as quercitinas, que são os que mais ajudam o nosso organismo.
Sendo antioxidantes, os polifenois ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, essas substâncias podem ajudar a combater e prevenir uma série de doenças, desde que consumidos com moderação. A quantidade recomendada é de uma taça de vinho para mulheres e até duas para homens. Essas quantidades, porém, pressupõem que a pessoa tem outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos. Lembrem-se que nenhum alimento faz milagres sozinho.
Conversamos com especialistas e descobrimos por que o vinho é considerado o "alimento dos deuses"! ----------Doenças cerebrais: alguns estudos comprovam quem o vinho pode proteger nossos neurônios, estimular nossa memória e reduzir o risco de demência e doenças como o Alzheimer. De acordo com a nutricionista da Unifesp Társia Tórmena, a ação antioxidante do vinho é responsável por essa proteção. "Além da ação antioxidante, os vinhos melhoram a circulação cerebral", diz. Porém, devemos tomar cuidado com os exageros. Afinal, o álcool consumido em excesso possui o efeito contrário, causando danos ao nosso cérebro.-------------Doenças respiratórias: Pesquisadores da Universidade de Búfalo, nos Estados Unidos, observaram que os pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) que beberam vinho moderadamente, tiveram os sintomas atenuados. "Isso acontece devido a presença do resveratrol, que tem poder anti-inflamatório",---------------Diabetes: o vinho apresenta diversos efeitos benéficos com relação à diabetes: melhora a sensibilidade das células à insulina, melhora o aproveitamento da insulina pelo organismo e diminui a agregação plaquetária, que está aumentada nos diabéticos. ----------Ossos: um dos polifenóis presente no vinho é a quercetina, que, segundo a nutricionista Társia Tórmena, age nos receptores ósseos estimulando os osteoblastos (células que formam a matriz do osso) e dimuindo a ação dos osteoclastos (células que destroem o osso). "Além dos polifenois, o resveratrol do vinho atua preservando a estrutura rígida do osso",-----------------Visão: Um estudo feito na Universidade de Western Ontario (no Canadá) concluiu que consumir diariamente um copo de vinho pode reduzir 50%, o risco de cataratas. Outra pesquisa publicada no The American Journal of Pathology afirma que o resveratrol pode proteger os vasos sanguíneos dos olhos, que podem ser danificados pelo avanço da idade. "O composto atua inibindo o desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais, tanto dentro como fora do olho", --------------Câncer: de acordo com a nutricionista, o resveratrol inibe eventos celulares associados com a iniciação, promoção e progressão de tumores cancerígenos. A quercitina também auxilia na medida em que pode adiar a morte programada da célula, chamada de apoptose-------------Pele: a colagenase e a elastase são enzimas capazes de destruir o colágeno e a elastina, substâncias responsáveis por deixar a pele mais elástica. Os polifenóis do vinho bloqueiam a ação dessas enzimas, fazendo com que a pele fique mais elástica e consistente, além de ter efeito anti-inflamatório, capaz de eliminar fungos e bactérias causadores de micoses cutâneas. Esses efeitos podem ser notados se a pessoa tomar vinho moderadamente ou aplicá-lo direto na pele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amiguxas ,amiguxos ,amados... felizzzzzz Pascoa amo vcs.Beijinhos no coração.
ResponderExcluirOi Laura, Estava eu atualizando meu blog agora, e vi que entrou uma carinha nova nos seguidores, então vim lhe dar as boas vindas!
ResponderExcluirFique a vontade por lá viu?
Vinho é tudo de bom mesmo, mas eu so consigo gostar dos doces e suaves rsrsrsrs
Bjs
Obrigada pela visita e por seguir o Inventando Casa, boa Páscoa!
ResponderExcluirSe eu já gostava de vinho, agora eu amo! bj.
ResponderExcluirOlá Laura,preciosa aos olhos do Pai!
ResponderExcluirMuito grata por estar aqui comigo.
Desculpe-me, tempo, dai a demora de visita-la
É um prazer imenso ter sua presença.
Tenha um abençoado final de semana.
Seguindo você.
Bênçaõs de Deus pra você;
Beijos
Eu! Leilinha
Oi Laura , demorei mas vim te conhecer.
ResponderExcluirEstou comentando neste post pq é o mais atual , mas já li boa parte de seu blog , sorry , mas não deu pra ler todo...kkk
Fiquei emocionada com os gatinhos do campo de santana. Depois que parei de trabalhar procurei por aqui na minha cidade onde eu poderia fazer esse trabalho voluntario e não achei , aqui eles ficam sem ninguem ou preferem contratar.é uma judiação.
Enfim ,é uma pena eu não ser do rio.
Ihh , escrevi demais...
Vou parar.
Mil beijos e uma linda semana pra você e essa fofura da foto.
Ro, querida escreva á vontade esse blog é nosso.é uma pena os animais ficarem á mercê de...sabe lá Deus deque e vc bem o sabe que uma andorinha só não faz verão.è amiguxa continue com sua protecção. fazemos pouco ,mais esse pouco é muito. melhor doque não fazermos nada.beijinhos no seu coração.
ResponderExcluirOi Laura, obrigada pela visita.
ResponderExcluirMeus prediletos são os Cabernet. Também gosto muito de vinho verde, mas somente no verão, já que é para se beber gelado.
Tenho uma companheira felina - Woody Allen -, ela foi adotada com 7 dias, está com 7 meses e é uma das minhas maiores alegrias.
Beijin,
K.
Olá, passei para deixar o novo endereço do Martabelasartes http://www.martabenica.com.br/artes, o Martabelasartes.blogspot em breve será desligado. Já estou te seguindo com meu novo endereço. Passe para uma visita, você será sempre muito bem vindo. Um grande abraço. Marta Benica.
ResponderExcluirOi Laura
ResponderExcluirObrigada por seguir-me, seja sempre bem vinda
òtimo texto, informativo
Amiga, sempre há bons motivos para se tomar um delicioso vinho, além dos medicinais e das boas companhias...
ResponderExcluirBeijinhos
Posts como este são um bálsamo para minha alma boêmia e um antídoto contra a culpa!
ResponderExcluirMiau!