Minha lista de blogs

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Saiba os cuidados que se deve tomar no consumo do peixe

O Mais Você desta quinta-feira, dia 14 de abril, alertou a população brasileira a observar os caminhos e processos pelos quais passam os peixes antes de chegar às mãos do consumidor. Ana Maria Braga convidou a nutricionista Camila Freitas para explicar os cuidados que se deve tomar ao comprar o peixe.

“Estamos próximos à semana santa, época de quaresma, ou seja, época dos peixes. A gente ouve dizer que temos que ter alguns cuidados ao escolher o peixe. Que caminho o peixe faz até chegar na sua mesa?”, questionou Ana Maria Braga ao chamar a reportagem feita por Felipe Suhre.

O repórter anunciou que o barco descarrega toneladas de peixe, às 11h30. “Durante o processo de descarregamento é fundamental que a temperatura se mantenha baixa, por isso, ele é envolvido em gelo”, explicou.

Depois de descarregado e analisado pela microbiologista Fernanda Drumont, o peixe foi colocado no caminhão do frigorífico. Ele foi encaminhado para o mercado central, onde são vendidos vários tipos de peixes aos comerciantes. Cada comerciante foi ao local e carregou o peixe no seu caminhão devidamente refrigerado, para mantê-lo na temperatura adequada.

Felipe Suhre contou que acompanhou a sardinha por 22h. É basicamente esse o tempo de processo até ela chegar às mãos do consumidor. O repórter conversou com Carla Camarinha, sub-gerente de vigilância sanitária, que aprovou a qualidade da sardinha acompanhada na reportagem.

Na casa, Camila Freitas explicou a Ana Maria Braga os cuidados que devem ser observados para detectar um peixe estragado: “Primeiramente temos que observar o cheiro. Depois, tem que observar a guelra para ver se ela está vermelha ou cinza. Se ela estiver mais para cinza, o peixe já está ruim”. Em relação à sardinha, a nutricionista avisou: “Ela começa a ficar estragada quando a escama se solta com facilidade e a carne começa a soltar da espinha. Quando a carne já não é tão firme, quer dizer que o peixe não é mais tão fresco”.

“O peixe bom tem a guelra muito mais avermelhada, a carne dele é mais firme. Já no caso da sardinha, ela está muito mais firme, a pele não solta”, ressaltou Camila. Em relação ao camarão, a nutricionista disse: “O camarão fresco tem que estar com os olhos mais brilhantes”.

Quando questionada sobre a maneira correta de congelar o peixe, a nutricionista avisou: “O peixe não pode ser guardado inteiro, ele deve ser limpado e separado”. Camila também alertou que depois de fazer a separação dos pedaços do peixe, não se pode colocá-lo diretamente sobre o gelo, portanto, é necessária uma proteção para o pescado.

Sobre métodos de conservação, a nutricionista destacou: “Qualquer peixe só pode ficar na geladeira durante 24h. Se ele não for usado, ele deve ir para o freezer. Mesmo congelado, esse peixe não pode permanecer no freezer por mais de três meses”. Sobre comida em geral, Camila disse: “Qualquer alimento que foi descongelado não pode mais ser congelado. A partir do momento em que você descongelar, você deve usá-lo no máximo três dias depois”.


Curiosidades sobe a compra e o preparo do peixe

Peixe fresco

- Se comprar o peixe inteiro tem que tirar as vísceras e escamas antes de colocá-lo na geladeira.

- Se não for congelar, o peixe só dura um dia na geladeira.

- Não deixar na geladeira (na parte de baixo) depois desse tempo.

- O peixe dura três meses no congelador.

- O peixe congelado não perde os nutrientes.


Temperado

- Não pode temperar o peixe antes de congelar. Se temperar, tem que prepará-lo para somente depois congelá-lo. Se fosse temperado em uma câmara fria (um super congelador) não haveria problemas, pois não haveria crescimento de microorganismos. Em casa é impossivel fazer isso.


Cozido

- Depois de cozido o peixe pode ser congelado. Também por três meses.

- No cozimento em água o peixe perde as vitaminas hidrosolúveis e sais minerais. Pode usar a água do cozimento para preparar um pirão, por exemplo, e assim utilizar os nutrientes perdidos no peixe. O peixe assado ou grelhado mantém os nutrientes.


Peixe cru

- Deve-se tomar cuidado onde consumir o peixe cru por conta da conservação. Este peixe tem que ser fresco.

- O peixe cru preserva mais nutrientes, como vitamina B e fósforo.


Descongelamento

- Não descongele o peixe em água corrente.

- Também não deve-se descongelar o peixe fora da geladeira.

- O peixe deve ser descongelado naturalmente dentro da geladeira.

- Se comprar um peixe seco, salgado ou defumado pode deixar fora da geladeira


Outras informações

O ambiente ideal para os microrganismos crescerem precisa ter temperatura ambiente (entre 25 a 30º), umidade, oxigênio e alimento.

A geladeira abaixa a temperatura e, por isso, os microrganismos crescem menos (no freezer menos ainda). Alimento a vácuo também dura mais. Tirar a água dos alimentos (como os salgados) também é um meio de conservação.

O que fazemos na prática é tirar um desses elementos (temperatura, umidade, oxigênio e alimento) para ajudar a conservá-lo.

Não podemos recongelar um alimento, porque na hora que se descongela o alimento, os microrganismos voltam a ficar ativos, a proliferar, e será recongelado com grandes quantidades de microrganismos. Ou seja, vai ser congelado estragado-------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário