Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Crianças serão monitoradas na orla das praias no RJ

Menores receberão pulseiras coloridas de acordo com o posto. Quem se perder dos pais será fotografado e terá sua imagem divulgada através de telas nos 309 quiosques do Rio
Rio - A tecnologia será aliada dos pais nas praias cariocas. Um sistema que envia imagens de crianças perdidas nas areias para telões será implantado nos 309 quiosques administrados pela concessionária Orla Rio. Enquanto o mecanismo não entra em funcionamento, os postos de salvamento vão ajudar os menores desaparecidos a encontrar suas famílias. O projeto começa nas praias do Arpoador, Ipanema e Leblon já neste verão.
Na 1ª etapa, os postos de salvamento, cada um com bandeira de uma cor, vão distribuir gratuitamente pulseiras impermeáveis, da mesma coloração, com nome e telefone dos pais. Se a família perder a criança, quem a achar encaminhará o menor ao posto certo para que os pais a localizem.

"A gente está trazendo para o Rio o modelo que já é utilizado nas praias do Nordeste e do Sul do País. O projeto começa em caráter experimental no fim de dezembro, nos cinco postos entre Arpoador e Leblon, do 7 ao 12", explica João Marcelo Barreto, vice-presidente da Orla Rio.

309 monitores

Na última etapa, os quiosques também ajudarão na tarefa de encontrar a família da criança. Se o menor se perder, deve procurar um quiosque para que seja fotografado. As 309 unidades da Orla Rio serão equipadas com monitores e rede Wi-Fi - sistema já implantado entre as praias do Leme e Leblon -, que transmitirão a imagem da criança, alertando a família.
Nenhuma tecnologia substitui o olhar atento dos pais a cada passo dos menores na praia, alerta a Fundação para a Infância e Adolescência.

Pessoal deve ser capacitado

Gerente do programa SOS Criança Desaparecida, da Fundação para a Infância e Adolescência, Luiz Henrique Oliveira aprovou o programa. Ele abriu as portas para possível parceria entre a concessionária e o projeto que coordena. "Estamos sempre abertos para parcerias e prontos para colaborar no que for possível", disse.

Segundo ele, é importante que os funcionários que lidarão com as crianças perdidas sejam capacitados. Ele conta que o programa já promoveu ações na praia para mostrar a importância da identificação no pulso das crianças, e que é necessário saber lidar com os imprevistos.
"Já aconteceram casos em que o responsável não procurou a criança até o final da tarde. É preciso saber o que fazer nessas horas", afirma Luiz Henrique.

Mudanças

As obras de modernização em quiosques administrados pela Orla Rio estão em andamento. A mudança dos postos de salvamento ainda depende de licenças das secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente.

QUIOSQUES
Os antigos estão sendo substituídos gradativamente pelos com novo design. Atualmente, oito unidades de Copacabana passam por obras. Os de Ipanema e do mirante da Av. Niemeyer também serão trocados.

POSTOS
O 1º a ser reformado será o 9 de Ipanema. Obra deveria terminar até o verão, mas depende de licenças para começar.
ADAPTAÇÃO
Em 11 de dezembro, das 9h às 14h dos sábados, começa no Posto 3 da Barra oferta de infraestrutura para deficientes irem à praia.
v

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/11/criancas_serao_monitoradas_na_orla_125777.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário