Minha lista de blogs

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

No Brasil, as lesões nos joelhos aumentam cerca de 5% ao ano. Dr. Guilherme Furtado dá dicas sobre o assunto no quadro S.O.S Mais Você

-------Nesta época do ano, a pele merece mais atenção. Segundo o dermatologista Heitor Gonçalves, o hidratante a base de ureia é o mais viável para o uso corporal. O S.O.S Mais Você dessa quinta-feira, 10 de fevereiro, falou sobre problemas no joelho. Essa é umas partes do corpo que mais precisam de cuidados. Ele é o “vilão” dos atletas, Ronaldo Fenômeno que o diga, e tem afastado muitos jogadores como Conca, Ganso e Kaká. Além do futebol, outras modalidades esportivas têm sofrido com problemas nos joelhos. Sem contar também os atletas amadores de fim de semana.

Um estudo feito em Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que entre os 25 e 75 anos a probabilidade de uma pessoa ter uma lesão ou problemas nos joelhos é de 50%. Aqui no Brasil, as lesões nos joelhos aumentam cerca de 5% ao ano. Isso porque tem cada vez mais gente aderindo às corridas de rua ou de academias. De cada 10 corredores, 7 sofrem algum tipo de lesão em decorrência do impacto das passadas.

Para falar sobre o tema Ana Maria conversou com o Dr. Guilherme Furtado. Segundo o médico, o joelho é responsável pela flexão, extensão e rotação da perna. Faz a articulação do fêmur com a tíbia e a patela e é encarregado de amortecer o contato entre os ossos e sustentar boa parte do peso corporal. Esse complicado mecanismo é formado por osso, cartilagens e tendões, que podem sofrer lesões quando submetidos a atividades de grande esforço físico e movimentos repentinos, como o futebol. A estabilidade dessa articulação é ordenada pelos ligamentos (faixa de tecido fibroso, que liga ossos) e esses ligamentos são vulneráveis a determinados movimentos e podem ser distorcidos, rompidos parcialmente ou completamente.

Problemas nos joelhos

Sintomas: dor, inchaço, vermelhidão e limitação dos movimentos

Formas de tratamento: fisioterapia, musculação supervisionada ou cirurgia. Quando não tem mais tratamento possível, nem cirurgia resolveu, o jeito é implantar uma prótese.

Lesões mais comuns:

- lesões por sobrecarga: inflamação nos tensões, lesões da cartilagem e fraturas por estresse. Elas são causadas por atividades que sobrecarregam os joelhos.

- lesões traumáticas: menisco, ligamento e fraturas geralmente são causadas por movimentos bruscos ou pancadas

Mulheres

Vem crescendo também o número de meninas com problemas nos joelhos. Isso acontece porque mais meninas estão jogam futebol. E as mulheres são mais suscetíveis a lesões nos joelhos. Sabe por quê? A bacia das mulheres é mais larga e, por causa disso, os membros inferiores formam um x, um ângulo mais acentuado do que nos homens, provocando alterações rotacionais. Isto significa que mais mulheres têm os “joelhos em x”, ou seja, eles são próximos demais. Na hora do impacto, os joelhos são mais forçados para dentro. e acabam sofrendo mais lesões.

Dicas de tênis para prática do exercício físico

Existem 3 tipos básicos de pisada, veja qual tênis é indicado para cada uma delas:

Pronada: pés para dentro

Para a pessoa que tem pisada pronada, o tênis ideal é o que tem a parte de dentro cinza. 90% das pessoas têm esse tipo de pisada, portanto se o leigo não quer errar na hora de compra um tênis é bom que ele opte pelo tênis pronado.

Neutra: pés retos ou Supinada: pés para fora

Para quem tem pisada neutra ou supinada, o tênis pode ser aquele que tem a parte de dentro branca ou da cor da própria sola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário