Minha lista de blogs

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Facebook muda e cria 'comunidades'





Facebook muda e cria 'comunidades'----- Por Murilo Roncolato, estadao.com.br, Atualizado: 6/10/2010 18:59 -----------

Na tarde desta quarta-feira, 6, Mark Zuckerberg, CEO da rede social Facebook, anunciou mudanças na rede social da empresa que permitirão criar grupos entre contatos selecionados; baixar as informações do seu perfil e um maior controle sobre os dados dos usuários em relação a aplicativos.

----

? Siga o 'Link' no Twitter e no Facebook

O Facebook, seguindo a mesma ideia do Orkut de tornar as redes sociais mais próximas da vida real, criou um mecanismo nos Grupos no qual o usuário convida membros da família, por exemplo, e compartilha informações, links, arquivos e conversa por chat (uma nova janela com o nome do grupo surgirá ao lado do chat tradicional). Novos membros só poderão ser convidados pelo dono do grupo ou, no caso, pelos familiares.

Outro elemento novo no Grupos é a possibilidade de se criar um e-mail para o grupo -- se tornando assim um membro, sem mesmo acessar a rede social. Os participantes do grupo podem enviar uma mensagem no mural do grupo a partir do seu e-mail.

Além disso há um novo sistema de notificação: a cada nova mensagem no mural, cada upload de arquivo, uma notificação é enviada para a barra de notificações (parte superior da tela) e para o seu e-mail, se assim o usuário optar. Dessa maneira é possível enviar e responder mensagens, posts e uploads usando apenas o e-mail.

Segundo Zuckerberg, a ideia é que os grupos não funcionem 'apenas como um filtro de feeds', mas 'como um espaço em que todas as regras de sociabilidade' entram em cena.

A novidade toma o lugar das 'listas' que já existiam no chat, separando os contatos, mas, segundo Zuckerberg, o mecanismo não era seguido por nem 5% do usuários da rede social. . 'Achamos que isso vai ajudar a segmentar suas atividades e ao usuário ter mais controle sobre isso', disse o co-fundador da rede social.

O CEO comentou também sobre a dificuldade de se criar uma plataforma social e fazer com que todos os usuários sintam-se confortáveis tendo total controle sobre suas informações. Diante disso, ele apresentou duas pequenas novidades que dizem respeito a controle e privacidade.

Ele lembrou do sucesso do Facebook Connect, sistema que permite que o usuário passe todas as suas informações que estão no Facebook para outros serviços, não sendo mais necessário criar uma conta e preencher todos os dados novamente. A novidade de Mark é a possibilidade de baixar todos esses dados, serviço batizado de 'Download your Information'. No arquivo -- que é uma espécie de backup da rede social -- constarão as mensagens, posts do Mural, fotos, atualizações de status e informações do perfil.

A outra é a criação de um painel em 'Configurações de Privacidade' dedicado a aplicativos. Quando um aplicativo é admitido por alguém no Facebook automaticamente, a empresa que produziu aquele programa está autorizada a ter acesso a certas informações pessoais que são colocadas nos perfis pelos próprios usuários, como nome, cidade, e-mail, fotos, rede de amigos, etc. O que há nesse novo painel é a possibilidade de gerenciar quais informações estarão realmente disponíveis a esses aplicativos e de saber com que frequência esses dados são utilizados pelo app.
Tem mais novidade>>>>>>>Mude o layout do seu Twitter

Agora que a interface do Twitter está muito mais funcional, e muita gente achou que valia a pena deixar de lado os clientes para usar o microblog direto no site oficial, uma ferramenta como o Themeleon fica mais importante. O Themeleon é um site que permite customizar seu Twitter -- tanto a imagem de fundo quanto as cores do perfil -- em apenas alguns cliques.

Para aplicar a novidade ao seu perfil, entre no site do Themeleon, fazer login na ferramenta usando seus dados do Twitter e então escolher as cores e imagens de fundo que você preferir. No fim, salve as alterações e a nova configuração já será visualizada por quem acessar seu perfil.
maissssssssssssss>>>>>>>>>>>Facebook apresenta novas ferramentas, novo design

Destaque fica para a criação de grupos e o aumento do controle do usuário sobre a informação compartilhada em aplicativos

Em evento capitaneado por Mark Zuckerberg acontecido hoje no quartel-general do Facebook, foram apresentadas algumas poucas mudanças no desenho da rede social. O grande ponto mesmo foram as novas funções do site.

A primeira delas se chama Download Your Information e basicamente é uma forma de você baixar para seu computador todas as fotos, mensagens e vídeos que você compartilhou com seus amigos. O aplicativo compacta tudo em um único arquivo e, depois de confirmação de senha e outras informações pessoais, manda tudo para você. Mas você se sentirá seguro trocando toda essa informação com a rede?

Também foi apresentado um novo painel onde será possível ver todas as permissões que você deu para os aplicativos que você usa – como os jogos e quizzes – e qual informação cada um desses aplicativos está usando. Isso, sem dúvida, aumenta a transparência desses aplicativos e torna mais fácil para o usuário definir o que ele quer compartilhar.

Outra novidade: agora será possível “etiquetar” seus contatos, de forma a facilitar a criação de grupos onde você irá compartilhar arquivos e mensagens específicas. Em resumo, será possível que você tenha um grupo para sua família, outro para seu trabalho, e assim por diante.

Será possível mandar e receber emails dentro dos grupos, além de editar documentos compartilhados apenas naquele grupo.

Os grupos não irão, no entanto, substituir sua lista de amigos, mas terá integração no site. Sua página inicial, por exemplo, além das atualizações dos seus amigos, terá atualizações dos grupos dos quais você faz parte.

A pergunta que ficou em aberto é onde fica a exclusividade, já que se você cria um grupo com dez amigos, nada impede que um desses amigos convide mais dez e assim sucessivamente. Se for assim, a ferramenta tende a perder a utilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário