quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Realidade Aumentada: quando os sonhos viram realidade O mundo virtual ganha nova dimensão com tecnologia de realidade aumentada
Realidade Aumentada: quando os sonhos viram realidade
O mundo virtual ganha nova dimensão com tecnologia de realidade aumentada------------É estranho pensar que o futuro chegou. Mas quando a gente olha para trás, tem a breve sensação de que a cada dia que passa a tecnologia tem um impacto maior no nosso cotidiano. Há não muito tempo, em meados dos anos 1960, o engenheiro alemão Ralph Baer queria projetar uma maneira que fosse possível o ser humano se conectar com um aparelho televisivo. Com a ideia em mente, ele construiu o primeiro videogame da história, o console que inspirou o Magnavox Odyssey, lançado em 1972.
Hoje, os desejos são maiores. Além de o ser humano querer se conectar com o virtual apenas com o espasmo do corpo, os cientistas tecnológicos mais engajados querem mais: “Vamos aumentar o realismo e a sensação de presença, além de propiciar novas formas de interação, como, por exemplo, a manipulação direta de objetos virtuais”, explicou Romero Tori, pesquisador das interfaces de Realidade Aumentada da Universidade de São Paulo (USP).
Nascida em 1992, nos hangares da companhia de aviões Boeing, a Realidade Aumentada é uma tecnologia que promove a interação do mundo real com o mundo virtual. As aplicações da tecnologia geralmente utilizam câmera de vídeo para capturar as imagens “reais”, que são processadas pelo computador para identificar padrões conhecidos (as ‘tags’). Após este processamento, o computador tem como inserir na cena dados, gráficos 3D e vídeos. Isso é feito de forma bem natural, como se os objetos virtuais realmente fizessem parte da cena real.
A junção de virtual com real tem aplicações em diversas áreas, como a engenharia, a medicina e a publicidade. Mas é no entretenimento que essa visão se torna ainda mais tentadora. A Realidade Aumentada, ou RA como também é conhecida, ainda está engatinhando, mas já pode ser vista funcionando por aí, principalmente em propagandas publicitárias, já que a tecnologia virou febre na hora de promover marcas e produtos. ATÉ O BANCO ADERIU
Daniel Li, diretor de planejamento da Pixellabs, empresa especializada em criar produtos usando RA, exemplifica uma forma em que Banco Bradesco quis divulgar sua marca, junto com a do Cirque Du Soleil, na qual é patrocinadora.
“Recentemente, criamos o Circo Virtual Bradesco, que reúne três games com a tecnologia RA para promover o espetáculo Quindam do Cirque Du Soleil no Brasil”, conta Li.
A Pixellabs criou os games onde o jogador interage com o mundo real e virtual, simultaneamente, sendo possível comandar os personagens da tela. Cada jogo remete ao conceito de um produto Bradesco: cartão de crédito, débito automático e caixa eletrônico.
“As três versões dos games são acionadas através da exibição de um cartão à uma câmera acoplada na tela do computador. No ambiente virtual, o cartão se transforma em um picadeiro de circo”, explicou o engenheiro, que também é um dos fundadores da Pixellabs.
Se você pensa que isso é pouco, está muito enganado. Um grupo de estudantes nos Estados Unidos desenvolveu um game em que eles precisavam procurar pistas espalhadas pela faculdade. Curiosamente, tratavam-se de pistas que só eles conseguiam ver. Quer saber como? Daniel responde: “Eles colocaram nos celulares um programa de Realidade Aumentada que identificava padrões em paredes, árvores, quadros negros etc. Com o celular focado em determinado objeto, a pista saltava na tela do celular interagindo com o mundo real.”
De acordo com Daniel, algumas vezes o software apenas completava algumas palavras no quadro negro, outras mostrava literalmente o que tinha atrás da parede e outras ainda indicava setas em 3D no meio do parque apontando para a próxima pista. “Daqui a pouco, será possível apontar para uma foto e ver a pessoa sair de dentro da imagem e conversar com você. E isso será só o começo”, garante. A REALIDADE QUE CHEGA À TV
Além dos games, você também pode encontrar facilmente a Realidade Aumentada na sua TV. Nos jogos de futebol, quando a linha de impedimento é projetada sobre o campo durante as transmissões futebolísticas, você vê a versão mais comum da RA. Outra função que com certeza vai te deixar extasiado é que com a RA você nunca mais vai se perder. Com um browser especial e um celular armado de GPS e câmera, dá para enxergar um mapa sobre a imagem que lhe mostrará orientações geográficas do local indicado.
E não para por aí. Imagine essa situação: você dentro do Monte Olimpo, ao lado de Kratos (God of War) e diversos deuses e titãs. Imaginou? Com a Realidade Aumentada, em um futuro próximo os games vão usar a sala que você está como cenário. Daí vai ser fácil: é só chamar o Mario Bros. para um chá e ver seu sonho se tornar realidade.
Como você sabe, a indústria dos jogos eletrônicos procura sempre trazer novas e sedutoras experiências aos jogadores. O Nintendo Wii já demonstrou a importância de inovar as interfaces dos jogos, com o seu método de detectar movimentos em três dimensões.
Para o pesquisador Romero Tori, esse foi apenas o primeiro passo da interação. “Tenho convicção de que a próxima onda dos games será no uso de RA. Isso já ocorreu no passado com a Realidade Virtual, que trouxe aos jogos ambientes interativos tridimensionais, e nunca mais saiu. Não há dúvida, que o mesmo ocorrerá com a RA”.
A imersão virtual vem ocorrendo desde os primeiros games lançados há décadas atrás. O simples fato de você controlar um personagem já um passo enorme neste mundo digital. Ainda não é possível entrar literalmente em um mundo virtual, como no clássico filme Tron, mas tudo caminha para isso. Com a Realidade Aumentada, podemos fazer que aconteça o contrário, o objeto virtual vem parar em nossas mãos, junto à realidade
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