quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Homens e mulheres: diferentes maneiras de lidar com a aparência Conheça quem sai na frente pela disputa do espelho
Homens e mulheres: diferentes maneiras de lidar com a aparência
Conheça quem sai na frente pela disputa do espelho ....Um estudo - TNS Wellbeing Study - realizado entre junho e setembro de 2007, na América Latina, pela empresa britânica TNS, constatou que a aparência física é muito importante para a população da região. E que, embora o índice de satisfação com esse item seja elevado, uma parcela expressiva de pessoas considera a possibilidade de fazer uma cirurgia plástica para melhorar o rosto ou o corpo. O levantamento reuniu mais de 3 mil entrevistas realizadas junto à população de quatro países: Brasil, Argentina, Guatemala e México.
De acordo com a pesquisa, a importância que os latinos dão à aparência física é grande. Numa escala de 1 a 10 esse item obteve a média geral de 7,5. Os brasileiros são os que mais valorizam tal aspecto (8,3), seguidos dos argentinos, guatemaltecos e mexicanos. Apesar de as mulheres da América Latina supervalorizarem a questão (7,7), o percentual de homens que compactua com elas é surpreendente (7,4). Entre a população idosa, a importância também é alta (7,2).
O estudo aponta que a lipoescultura e a
lipoaspiração no abdômen (45%) são as cirurgias mais desejadas pelas mulheres, seguidas pela correção no nariz (21%), pelo implante nos seios (12%) e pelo lifting facial (11%). Há diferenças significativas entre os sexos em relação ao local e ao tipo de intervenção que fariam. A proporção de mulheres que mencionaram lipoaspiração no abdômen (54%) é muito superior à dos homens (20%). No entanto, o percentual de homens que declararam que operariam o nariz (45%) é três vezes maior que o das mulheres (14%).
Top 3 Cirurgias plásticas por sexo
Sexo
Homens Mulheres
Cirurgia no nariz Lipoaspiração/lipoescultura no abdômen Lipoaspiração/lipoescultura Implante nos seios
no abdômen
Lifting facial Cirurgia no nariz
Fonte: TNS Wellbeing Study - População adulta da América Latina interessada em realizar algum tipo de cirurgia plástica.
Os resultados da pesquisa reforçam o que vem sendo observado há algum tempo em sua clínica. De uma maneira geral, podemos dizer que as mulheres não temem as grandes mudanças estéticas, enquanto as intervenções masculinas mais corriqueiras são aquelas de pequeno porte, como a cirurgia no nariz, a blefaroplastia ou o lifting facial.
A preocupação com o aspecto da pele e dos cabelos, antes encarada como uma preocupação feminina, hoje, também faz parte do universo masculino. No entanto, os homens têm outro perfil, gostam de soluções práticas, eficientes e simples, estas características devem ser levadas em conta no momento de atender a estes pacientes.
Diferenças entre os sexos
Quando um homem decide procurar um profissional em cirurgia plástica, ele busca, em primeiro lugar, fazer mudanças discretas, com um aspecto bem natural. Nada de mudanças drásticas ou de alterações que chamem atenção. Uma mulher pode estar disposta a mudar tudo o que puder, da cabeça aos pés, com a intenção de que as mudanças no visual sejam percebidas. Até mesmo no atendimento, o homem requer um tratamento diferenciado. As clínicas, já preparadas para essa nova demanda, encaram a visita masculina como parte da rotina de trabalho, por isto proporcionam um clima de conforto, privacidade e segurança para os novos visitantes.
O paciente típico de clínicas e consultórios médicos, hoje, é o homem jovem que deseja se livrar das marcas provocadas pela acne na adolescência ou o profissional que busca uma silhueta elegante e um rosto mais jovial, livre de rugas e do aspecto cansado e abatido. O cirurgião plástico considera o mercado de trabalho, competitivo e exigente, como um dos grandes responsáveis por essa mudança de hábitos masculinos. No entanto, não podemos esquecer de que as mulheres são incentivadoras da vaidade masculina e são formadoras de opinião, exercendo forte influência sobre os atos de maridos, filhos e namorados. Começar novos relacionamentos também é motivo para que os homens tomem a iniciativa de repaginar o visual .
Já para a mulher, nem sempre as razões principais para a realização de uma cirurgia plástica estão relacionadas ao mercado de trabalho. O desejo de mudança está presente na adolescência, na idade adulta e na maturidade também. A vontade de estar bem com sua própria imagem é o que motiva mulheres de todas as faixas etárias.
Além da postura diante das mudanças físicas almejadas, existem algumas diferenças no procedimento cirúrgico em homens e mulheres. Uma lipoescultura feminina, por exemplo, pode ir dos braços ao tornozelo. Isso não ocorre com os homens que dificilmente retiram gordura do bumbum e dos culotes. A cirurgia plástica está no Brasil desde a década de 50 e foi desenvolvida, primariamente, para operar mulheres. A crescente demanda masculina tem obrigado os médicos a buscarem um padrão de beleza para o homem brasileiro.
Ruben Penteado é cirurgião plástico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SORO LUXUOSO DE TRATAMENTO E EMBELEZADOR PARA O CONTORNO DOS OLHOS E O OLHAR
ResponderExcluirConheço um produto especifico para a região dos olhos com função de hidratação, diminuição dos bolsos e das olheiras e melhora da cor azulada destas e também com função adicional de alisamento imediato (mini lifting).
ESTE PRODUTO E TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS E SE CHAMA COUP D´ÉCLAT “SERUM CONTOUR DÊS YEUX “.
E um produto glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
As pesquisas de EFICACIA MENSURADA podem ser vistas no site www.asepta.com.br ou www.asepta.com (o site francês). Esses sites não são sites de venda, mas sites informativos.
Estudos objetivos Laboratoriais:
Efeito anti-cernes
Após 28 dias de tratamento duas vezes ao dia com o produto e comparado com a região não tratada:
Os cernes parecem menos escuros ( aumento do parâmetro L* ) em 50% dos voluntários
Os cernes parecem menos azuis ( aumento do parâmetro b* ) em 68% dos voluntários: na media, Δb*=+0,44±0,25 UA, ou seja, + 4%.
Efeito anti-bolsos
O volume dos bolsos tratados pelo produto diminui significativamente: na media, Δ=-922±413 pixels (ρ= 0,0040) ou seja 5%. Uma diminuição é observada em 72% dos voluntários.
Efeito anti-rugas
Teste T de Student
% dos voluntários tendo um efeito positivo Δ% sobre as medias Δ ( d28-d0 ) medias
± SEM
ρ
Significativo
Ra (µm) 85% -20% -8,1±2,0 0,001 Sim
Rz(µm) 85% -15% -31,6±10,2 0,006 Sim
Rt(µm) 65% -8% -24,3±15,2 0,125 Não
28 dias após um tratamento duas vezes ao dia, o produto apresenta um efeito nítido anti-rugas, na maioria dos voluntários: diminuição significativa de Ra e Rz em 85% dos voluntários.
A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo , e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb, saisdaterra, dermatan... )
Espero ter contribuído de alguma forma