Minha lista de blogs

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Hoje é dia de São Francisco e dos animais






Hoje é dia de São Francisco e dos animais ...........Hoje, 04 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais, data instituída pela Unesco, para que as pessoas se lembrem daqueles que compartilham o planeta Terra connosco.O Dia é também de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais e é comum encontrar nas sedes das entidades de proteção dos animais .imagens do santo italiano.



Devido a relação de amor e respeito aos animais, a data serve também para comemorar o Dia Mundial dos Animais.



Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.



Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas.



Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas.



Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais.



Declaração Universal dos Direitos do Animal

Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.


Art. 2º - O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los ou violar este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.


Art. 3º - Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, indolor e não gerar angústia.


Art. 4º - Todo animal que pertence a uma espécie selvagem tem direito a viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se; toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito.


Art. 5º - Todo animal que pertence a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie; toda modificação deste ritmo ou destas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito.


Art. 6º - Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural; abandonar um animal é ação cruel e repudiada.


Art. 7º - Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação e repouso.


Art. 8º - A experiência animal que envolver o sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentação médica, científica, comercial ou de qualquer outra modalidade; as técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.


Art. 9º - Se um animal for criado para alimentação, deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor.
Art. 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem; as exibições de animais e os espetáculos que os utilizam são incompatíveis com a dignidade do animal.


Art. 11º - Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida.


Art. 12º - Todo ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens, constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie; a poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.


Art. 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito; as cenas de violência contra os animais devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos do animal.


Art. 14º - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter representação a nível governamental; Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.Mas o que mais gosto de ouvir quase todos os dias é a oração de São Franciso. São palavras poderosas que valem a pena repeti-las constantemente. São Francisco não pede nada a Deus para ele, só forças para ajudar o outro. Pura auto-doação.....Obrigada meu querido São Francisco de Assis. por nos ajudarmos a protejer nossos animaisinhos.nossos anjinhos de 4 patinhas. Salve .Oração de São Francisco de Assis




Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna

5 comentários:

  1. Querida, vim te conhecer e agradecer por estar acompanhando meu Blog...me encantei e já estou te seguindo também...assim como voce, eu amo animais...todos... e amo gatinhos...são muito fofos...todos eles precisam ser respeitados e amados...belo dia...de São Francisco de Assis e dos animais...
    Tenha uma doce semana...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiguxa Valeria. quem ama os anjinhos de 4 patas. so pode ser gente.beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Laura
    Que vc seja abençoada no dia de hoje de uma forma toda especial pelo santo que também venero!!!
    Agradeço de coração vc ter participado do meu coquetel, me fez muito feliz.
    Abraços fraternos e o meu carinho de sempre.

    ResponderExcluir
  4. E um dia santo! Que São Francisco tente interceder a favor de todos os animais.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. obrigada meus amados amiguxos e amiguxas. amo vcs beijinhos no coração.

    ResponderExcluir