Minha lista de blogs

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sucos desintoxicantes podem prevenir diversas doenças Monte as misturas certas para preservar a sua saúde







Fazer uma alimentação inadequada acompanhada do sedentarismo bem como do estresse pode provocar inúmeros distúrbios no organismo, principalmente problemas gastrointestinais, que dificultam o processo digestivo. Reverter esse quadro nem sempre é tarefa difícil. Mas poucos conhecem as alternativas naturais para eliminar as toxinas do corpo. É nessa hora que entram em cena os sucos desintoxicantes, feitos à base de frutas ou vegetais frescos.

De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, essas bebidas são excelentes fontes de nutrientes com ação antioxidante, o que promove um sistema imunológico mais ativo e competente, além de ajudar a prevenir doenças e auxiliar na recuperação mais rápida de quem tem algum problema de saúde. "Os sucos de frutas e vegetais frescos são ricos em fibras que promovem um melhor funcionamento intestinal", o que reforça o processo de eliminação de toxinas", explica.

Mas a especialista alerta: quanto mais fresca é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes. "Não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde. E nada de recorrer aos sucos industrializados, cheios de conservantes e açúcar", completa.

Aos sucos desintoxicantes pode-se acrescentar ingredientes como proteínas (colágeno), fibras (aveia), condimentos e especiarias (canela, gengibre e orégano), além de energéticos (pó de guaraná e ginseng), dependendo de qual é o problema no organismo.

Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, a nutróloga ressalta que não é preciso exagerar nas quantidades de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários cumprem bem a função de limpar o organismo, mas isso também vai depender do efeito que se quer alcançar. Segundo Tamara, algumas vezes é interessante passar a metade do dia somente com sucos, porém isso deve ser feito sob supervisão médica.
Sucos poderosos - Foto Getty Images
Confira algumas dicas de sucos desintoxicantes e suas funções:

Os resultados e as ações dos sucos são percebidos rapidamente, refletindo, inclusive, no bem-estar, na disposição e na melhora da pele. Para as funções diuréticas, laxativas e hidratante, por exemplo, os efeitos podem ser notados nas primeiras 24 horas. Já para combater outros distúrbios, os sucos devem se tornar um hábito, porque esses efeitos ocorrem num período de médio a longo prazo.

Suco diurético
melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama.

1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias)
1 talo de aipo com as folhas

Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente---------

Suco pós-ressaca
Excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.

½ repolho verde de tamanho pequeno
1 limão previamente espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de curcuma

Modo de preparar: usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.

Suco para pele firme
é rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Turbinam a energia e a disposição.

½ limão
1 xíc. (chá) de uva rosada com casca
2 maçãs verdes com casca e sem sementes
1 xíc. (chá) de água mineral
Adoçante (opcional)

Modo de preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador.Suco da beleza total
A cenoura e a salsa são fontes de betacaroteno, que, transformado no organismo em vitamina A, estimula o sistema imunológico e atua na recuperação e no brilho da pele. Ainda tem substâncias antiinflamatórias e antienvelhecimento.

2 cenouras cruas picadas
½ maçã com a casca e sem sementes
1 xíc. (chá) de melão cantalupo picado
1 fatia de gengibre sem casca
1 punhado de salsa
1 col. (sobremesa) de linhaça (deixe de molho na água de um dia para o outro)
Adoçante (opcional).

Modo de preparar: passe os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador. Se preferir, coe. ------------- Rejuvenescendo com os sucos verdes
A sua alimentação pode esconder o segredo da juventude ---------------Todas as folhas verdes e as sementes germinadas contêm inúmeros nutrientes, que incluem vitaminas, minerais, oligoelementos, fitoquímicos, aminoácidos e principalmente enzimas; por isso são considerados na nutrição moderna um alimento completo que sustentam o crescimento e desenvolvimento dos seres humanos.

O suco de clorofila* atua para melhorar a condição sanguínea, pois tem ação anti-oxidante, fornecendo todos os elementos nutricionais em grande quantidade, principalmente aqueles com capacidade de regular o metabolismo. Tudo isto, irá reparar as estruturas danificadas das moléculas do corpo e com isso reduzir a velocidade do envelhecimento. Seguindo pela corrente sanguínea e agindo nas células do organismo inteiro, promoverá a sensação de bem estar, maior disposição e isto já é uma demonstração do início do rejuvenescimento de dentro para fora.

Dica: Tome uma vez ao dia um suco de clorofila* (pigmento verde escuro das verduras), pode ser a clorofila congelada

ou outro suco que contenha folhas verdes como, por exemplo, suco de abacaxi com hortelã, couve com laranja lima...

* Receita da clorofila caseira
A alternativa para o sache congelado de clorofila é passar folhas de couve-manteiga na centrífuga.

Acrescente 1 colher (sopa) do sumo, riquíssimo em clorofila, no preparo de sucos. Vale também bater 3 folhas grandes de couve com 1 copo (200 ml) de suco de laranja, coar e beber.



Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo.

Para saber mais, acesse: www.nutrijobst.com ------------- Suco de laranja protege a saúde do coração
Substância encontrada na bebida diminui riscos de doenças cardiovasculares ------------Consumir um copo de suco de laranja todos os dias pode fazer um bom trabalho para a o paladar e para a saúde. Pesquisadores apontam que um antioxidante presente na bebida, chamado de hesperidina, melhora a função dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. O resultado do estudo será apresentado na conferência anual "American Heart Associations Basic Cardiovascular Sciences", em Las Vegas (EUA), durante essa semana.

A hesperidina é um composto flavonoide o mesmo que é encontrado nas uvas, no vinho, no chá verde e no chocolate amargo. Estudos anteriores já comprovaram os benefícios que esse grupo de alimentos traz para proteger o coração. Isso porque a substância melhora a saúde das células presentes nos vasos sanguineos e, portanto, evita danos como a obstrução das artérias, um agravante para a ocorrência de ataques cardíacos e infartos.

O estudo analisou 24 homens com propensão para desenvolver doenças cardiovasculares, sendo que cada um teve que consumir 500 mililitros de suco de laranja por dia; uma solução que continha 292 miligramas de hesperidina (o mesmo equivalente a 500 ml do suco) e outra solução placebo com o mesmo valor calórico do suco de laranja. Durante o estudo, os participantes beberam cada bebida citada por um período de um mês.

Os pesquisadores descobriram que quando os homens bebiam um copo diário de suco de laranja ou a solução concentrada de hesperidina, eles apresentavam melhor função endotelial (fluxo venoso nos vasos sanguineos) e menor pressão arterial diastólica (menor valor verificado duante a aferição da pressão arterial) do que quando consumiram o modelo placebo.---------------Não está dando conta do treino? A beterraba pode se tornar sua grande aliada. Um estudo recente diz que a hortaliça pode aumentar em até 16% o tempo de atividades físicas que o corpo pode suportar. Segundo os pesquisadores da Universidade de Exeter, no sudoeste da Inglaterra, esse aumento na disposição pode ser decorrente da transformação no organismo do nitrato contido na beterraba para óxido nítrico, diminuindo assim a quantidade de oxigênio que o corpo consome durante o treino. O estudo analisou 8 homens com idade entre 19 e 38 anos. Durante seis dias, eles consumiram 500 ml de suco de beterraba diariamente. Após esse período, foram submetidos a uma série de testes físicos, como ciclismo em uma bicicleta ergométrica. Após os resultados, ingeriram groselha negra pelo mesmo período de tempo e também se submeteram aos mesmos testes. Depois de beber o suco de beterraba, o tempo de esforço físico dos participantes subiu em 92 segundos.

Além do esforço físico
Algo que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de que, após o consumo do suco de beterraba, a pressão arterial se manteve nos participantes durante os exercícios. ?O exercício físico regular reduz a pressão arterial, além de contribuir para a diminuição do peso corporal e de ter ação coadjuvante no tratamento das dislipidemias, da resistência à insulina, do abandono do tabagismo e do controle do estresse?, explica a neuropsiquiatra e psicoterapeuta Evelyn Vinocur.--------- Sucos desintoxicantes pós-carnaval
Se recupere da folia com estas receitas -------------

Suco de cenoura, repolho e maçã
5 cenouras
¼ de repolho verde pequeno
½ maçã

Suco de cenoura, couve, salsinha e maçã
5 a 6 cenouras
4 folhas de couve
4 galhinhos de salsinha
½ maçã

Suco de Couve com Laranja Lima
1 cenoura grande
2 dedinhos de raiz de gengibre
1 pepino
2 folhas de couve manteiga
1 laranja lima

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoçe a gosto.

Receitas cedidas pela nutricionista Daniela Jobst----------------- Dieta desintoxicante recupera o corpo após carnaval
Livre-se do mal-estar depois dos exageros na comida e no álcool ----------------Durante o feriado de Carnaval muita gente abusa no consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Para evitar a sensação de mal-estar depois da folia e reequilibrar o organismo, a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, montou uma dieta desintoxicante.

O cardápio, que deve ser seguido por três dias, inclui muito líquido, como sucos, chás e sopas, além de alimentos integrais, iogurtes e ingredientes leves. Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado , explica a nutricionista.

Dieta desintoxicante

DIA 1
Café da Manhã
-1 copo de suco de abacaxi, maçã, couve manteiga, laranja e sementes de linhaça +
-1 pote com: 1 banana média picada, 4 morangos picados, 1 colher de sopa de aveia em flocos finos e 1 colher de sobremesa de mel . Lanche da Manhã
-1 iogurte natural desnatado com 1 colher de sobremesa rasa de musli

Almoço
-Salada de alface crespa, agrião e beterraba ralada +

-1 prato de sobremesa de legumes refogados (abobrinha italiana: com cebola, alho, tomate sem sementes em cubinhos e orégano) +
-1 filé de pescada temperado com alho e limão e depois assado com alho poró e alecrim +
-1 fatia de melancia+
- 1 copo de suco de maracujá natural com pêra

Lanche da Tarde
-1 xícara de chá vermelho +
-1 fatia de pão integral 7 grãos +
-1 colher de sopa de queijo cottage temperado com salsinha picada

Jantar
-1 prato de Sopa Desintoxicante (Receita 1) +
-1 copo de suco de melão +
-1 taça de creme de papaya batido com iogurte natural desnatado

Lanche da Noite
-2 torradas integrais +
-1 colher de sobremesa de geléia sem açúcar e sem adoçante +
-1 xícara de chá verde--------------- DIA 2
Café da Manhã
-1 xícara de chá de erva doce +
-1 fatia de pão de linhaça +
-2 fatias de queijo branco +
-1 maçã

Lanche da manhã
-1 pote de salada de frutas com uvas verdes, manga picadinha, banana picadinha e suco de laranja e 1 colher de sopa de granola +
-1 copo de suco de abacaxi com raspas de gengibre e hortelã

Almoço
-Salada de rúcula e agrião com tomate cereja fatiado ao meio +
-2 colheres de sopa de arroz 7 cereais refogado com tomate e cebola +
-3 colheres de sopa de cenoura e vagem no vapor com azeite +
-1 filé de peito de frango grelhado com suco de laranja e cheiro verde picado+
-1 pera +
-1 copo de suco de laranja e acerola em polpa com adoçante de frutose

Lanche da Tarde
-1 taça de gelatina diet com pedaços de maçã

Jantar
-1 Prato de Sopa de sopa de espinafre, mandioquinha, cenoura, bardana e aveia em flocos +
-1 copo de suco de morango com laranja +
-1 espetinho de papaya com banana

Lanche da Noite
-2 biscoitos integrais +
-1 colher de chá de geléia sem açúcar e sem adoçante +
-1 xícara de chá de erva cidreira
------------ DIA 3
Café da Manhã
-1 copo de suco cenoura, laranja e beterraba +
-1 torrada de pão de centeio +
-1 colher de sopa de ricota misturada com queijo cottage

Lanche da Manhã
-1 água de coco +
-1 fatia de melão

Almoço
Salada de alface americana, pepino sem casca em palitos, kani kama desfiado, nacos de manga e gergelim torrado +
-2 colheres de sopa de purê de mandioquinha sem leite +
-1 filé de salmão grelhado com suco de limão, alho e 1 colher de chá de mel +
-1 Alcachofra cozida +
-1 copo de suco de manga com laranja +
-1 kiwi

Lanche da Tarde
-Frutas ao vapor (Receita 2) +
-1 copo de suco de melancia com limão

Jantar
-1 prato de sopa de abóbora, abobrinha, inhame, beterraba e aveia em flocos
-1 copo de suco de goiaba com clorofila e aveia em flocos finos +
-1 banana assada com suco de laranja e canela em pó

Lanche da noite
-1 xícara de chá de camomila +
-1 torrada integral com 1 fatia de queijo branco
-----------------Sopa Desintoxicante
Rendimento: 1 porção (1 prato fundo)
Calorias: 125 kcal


Ingredientes:
½ xícara de chá de abóbora
½ xícara de chá de cenoura
½ xícara de chá de agrião
1 xícara de chá de inhame
1 talo de salsão
½ xícara de folhas de acelga
¼ de xícara de arroz integral
500 ml de água


Frutas ao vapor
Rendimento: 2 porções
Calorias: 124 kcal
Ingredientes:
4 morangos
½ kiwi
½ banana nanica
1 fatia fina de abacaxi
1 damasco cortado ao meio
Folhas de hortelã
2 cravos da índia
1 colher de sopa de adoçante culinário

Modo de preparo:
Os ingredientes devem ser picados e colocados em um quadrado de folha de alumínio. Feche a folha formando uma trouxinha. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Uma ótima opção é regar as frutas com chá de hortelã gelado--------Para saber mais, acesse: www.institutosaudeplena.com.br ................

2 comentários:

  1. Isso é muito bom, divulgar coisas que faz bem a saúde. Já postamos muitos artigos relacionados lá no Lu Cidreira.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. valeu amiguxo amado. beijinhos no coração.

    ResponderExcluir