Minha lista de blogs

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tecnologia e Ciência publicado em 06/10/2010 às 06h01: Veja o que fazer se você for exposto no Google Street View








Tecnologia e Ciência
publicado em 06/10/2010 às 06h01:
Veja o que fazer se você for
exposto no Google Street View....Especialistas duvidam que brasileiro se sinta muito ofendido por imagens constrangedoras...Lançado nesta quinta-feira (30) no Brasil, o Google Street View já gerou alguns flagras constrangedores logo no primeiro dia. O serviço chega aqui depois de causar polêmicas e enfrentar processos por causa do vazamento de dados e da invasão de privacidade em alguns países.

Na Europa, a empresa admitiu que o carro capturou informações de redes sem fio desprotegidas e já corrigiu a falha. França, Itália, Espanha e Portugal abriram investigações. A República Tcheca proibiu o serviço. E, na Alemanha, mais de 100 mil pessoas preocupadas com segurança solicitaram à empresa que apagasse suas casas antes mesmo de o Street View entrar no ar naquele país.

Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes de as imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores em situações constrangedoras. Por isso, quem for flagrado pela câmera de 360º da empresa e se sentir prejudicado por alguma imagem embaraçosa não precisa se desesperar.

Segundo Raphael Loschiavo Cerdeira, especialista em direito digital e sócio do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, caso alguém se sinta invadido, primeiro deve seguir os procedimentos do Google. Só se a empresa não retirar a imagem do ar é que a pessoa deve contratar um advogado para apelar à justiça.

- Se for publicada uma imagem que, comprovadamente, gerou dano emocional ao emprego ou ao relacionamento de alguém, ela merece reparação por danos. Mas acho pouco provável porque aqui não temos essa indústria de reparação. Como o brasileiro mostra tudo nas redes sociais, tende a contar para os amigos que saiu no Street View, em vez de reclamar.

O advogado explica que a indenização vai depender da interpretação de cada juiz ao julgar se a imagem realmente prejudicou a vida da pessoa flagrada. Como exemplo, ele lembra de um caso recente, no qual o ex-namorado de uma moça colocou fotos dela no Orkut. Ela reclamou das fotos, mas algum tempo depois já estava postando fotos em festas e na praia.

- O juiz entendeu que ela continuou a vida dela sem grandes preocupações e não deu ganho de causa a ela.

Reparação por danos não conserta imagens que já se espalharam

Cerdeira acrescenta que, mesmo que alguém consiga reparação por danos, a imagem já poderá ter se espalhado em sites como o Google Street View Brasil ou em blogs, que têm uma alta proliferação viral. O advogado explica que a reparação e uma eventual indenização podem levar meses, até mais de um ano.

- A reparação por danos é proporcional à importância da pessoa exposta. Se for rica ou uma celebridade, ela tem mais chances de receber um valor grande. Mas se for uma pessoa comum deverá pedi-la em um juizado especial (antigo juizado de pequenas causas) e poderá receber no máximo R$ 10 mil.

Já para o advogado Renato Opice Blum, também especialista em direito digital, tudo depende das circunstâncias: se o ato foi em um lugar público e se a ação foi voluntária ou involuntária. Se, por exemplo, a pessoa escorregou em uma casca de banana (um ato involuntário) e gerou algum tipo de constrangimento ou a imagem pode ser usada comercialmente, a pessoa pode pedir a retirada. Mesmo se alguém botou o dedo no nariz (um ato para lá de voluntário), apesar de essa pessoa ter assumido um risco, se a foto ofender sua honra também é possível retirá-la da rede.

- Tudo depende de onde a imagem vai ser colocada. Se for em um site de ampla disseminação, como uma rede social, por exemplo, mesmo que tenha sido voluntário, a pessoa tem direito de pedir que a retirem do serviço.

Desinibido, brasileiro não deverá se incomodar tanto assim

Especialistas em direito digital ouvidos pelo R7 dizem que a publicação de cenas constrangedoras no Street View não deverá irritar muitos cidadãos do Brasil, ao contrário do que aconteceu em outros países. Para eles, o brasileiro já é famoso pela grande desinibição e pela pouca importância que dá à sua vida privada, já que não vê problema algum em exibir fotos de sua vida íntima em redes sociais, como o Orkut ou o Facebook.Renato Opice Blum explica que “a legislação brasileira é escassa na questão da privacidade, embora haja bastante jurisprudência (conjunto das decisões e interpretações das leis feitas pelos tribunais superiores, adaptadas a situações de fato) para quem se sentir constrangido pedir a retirada de imagens à justiça”.

- Às vezes, é muito subjetivo, mas em geral nossos juízes estão preparados para lidar com isso. Não temos leis detalhadas sobre o assunto porque a nossa legislação é muito simples. A melhor é a da União Europeia.

Alexandre Atheniense, advogado especializado em direito da tecnologia da informação, explica que a reparação por danos e a imediata retirada podem ser pedidas “com base no artigo 5º, inciso 5 da Constituição brasileira, que diz ser inviolável a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. O advogado diz que o Google deverá se preparar para possíveis incidentes que violem a privacidade das pessoas, mas baseado em como lidou no passado com essa questão no Orkut, por exemplo, para ele a empresa poderá demorar a retirar as imagens.

- Se nos basearmos no perfil do Google em relação à sua lentidão para atender os cumprimentos das liminares judiciais, que obriguem a exclusão de conteúdos ilícitos na internet, principalmente nas redes sociais, não podemos afirmar que eles agirão com rapidez necessária para que danos maiores não aconteçam.

Quem se sentir ofendido por uma imagem, deve localizá-la no Street View, clicar em Report a Problem (no canto inferior esquerdo da foto), preencher o formulário e depois em Submit. O recurso permite enquadrar a parte da imagem que contém a cena constrangedora e oferece três opções: Preocupação com Privacidade, Conteúdo Inadequado ou Outros. A empresa promete resolver o problema o mais rápido possível------------------Google mostra 51 cidades brasileiras
em polêmico serviço de imagens

Street View vai exibir detalhes de locais como Rio, São Paulo e Belo Horizonte
André Sartorelli, do R7-------------------------Depois de mais de um ano de captura de imagens, 51 cidades brasileiras começam a aparecer agora no Google Street View, um serviço que exibe imagens detalhadas e em 360º das ruas.

O sistema vai mostrar as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e também de cidades históricas de Minas Gerais (Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João del Rei e Ouro Preto).

O sistema entra no ar ainda nesta quinta-feira (30), sem hora definida, para 1% dos usuários e até a próxima segunda-feira (4) para todo mundo.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com esse serviço no Google Maps, o serviço de mapas da empresa. O Street View provoca muito barulho por causa da privacidade. Como as imagens são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas.

Mesmo que o Google desfoque o rosto das pessoas e as placas dos veículos antes de as imagens serem publicadas, a empresa já foi acusada de fotografar muitos moradores em situações constrangedoras.

Para fazer as imagens, o Google usa veículos que carregam câmeras superpotentes. Em alguns lugares de difícil acesso, o registro é feito pelo Trike, um triciclo equipado com câmera. De acordo com a empresa, esse tipo de veículo vai ser usado agora no Brasil, para fotografar outros locais do país.

– Por ser um veiculo leve, sem motor, ele pode trafegar por parques, praças, orla do mar e estádios de futebol, tornando o serviço ainda mais completo.

Promoção

Para divulgar o lançamento do serviço, o Google criou o concurso Encontre o Pegman, que é o boneco que serve de símbolo para o Street View. O personagem ficará escondido por um dia nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, dando pistas de seu paradeiro pelo perfil da empresa no Twitter (@googlebrasil) e no blog oficial da companhia.Confira também

* Carro do Google flagra "menina morta"


* Google flagra homem com cabeça de cavalo


* Clique aqui e veja os destaques do dia


* Crie seu e-mail @r7. É fácil, rápido e grátis

Quem encontrá-lo deve mandar o link do Google Maps para um endereço que estará no site www.exploreostreetview.com.br. A empresa vai distribuir 20 smartphones com sistema operacional Android.www.exploreostreetview.com.br.Explore a galeria do Street View....Street View. Procure. Encontre. Explore.Como Usar

Encaramos o Street View como a última camada de zoom do mapa. Quando você aumenta o zoom ao máximo, acaba se encontrando praticamente no meio da rua. Mas a coisa mais incrível do Street View são todas as possibilidades de uso que nossos usuários e parceiros encontraram para ela.

* Usos pessoais
* Usos empresariais
* Onde mais posso usar o Street View?
Usos pessoais

Explore o mundo

Explore partes do mundo que sempre quis visitar, veja lugares famosos como o Big Ben, a Times Square, a Torre Eiffel, o Coliseu, e muito mais.

Exibir mapa ampliado
Em movimento, com o seu aparelho celular
Verifique a disponibilidade de estacionamento e acesso para deficientes físicos

Há estacionamentos por perto? Verifique previamente se um edifício oferece acesso fácil e rampas para deficientes físicos.
Mostre aos seus pais e amigos onde você mora

Mostre aos seus pais e amigos distantes onde você mora. Procure um lugar por perto onde possa levá-los para um brunch.

Exibir mapa ampliado
Veja onde você pode passar suas férias-------------------Usos pessoais

Explore o mundo

Explore partes do mundo que sempre quis visitar, veja lugares famosos como o Big Ben, a Times Square, a Torre Eiffel, o Coliseu, e muito mais.

Exibir mapa ampliado
Em movimento, com o seu aparelho celular
Verifique a disponibilidade de estacionamento e acesso para deficientes físicos

Há estacionamentos por perto? Verifique previamente se um edifício oferece acesso fácil e rampas para deficientes físicos.
Mostre aos seus pais e amigos onde você mora

Mostre aos seus pais e amigos distantes onde você mora. Procure um lugar por perto onde possa levá-los para um brunch.

Exibir mapa ampliado
Veja onde você pode passar suas férias

Visualize suas acomodações de férias. A que distância estão do transporte público? Há um bar barulhento justo ao lado? A praia está realmente do outro lado da rua?

Exibir mapa ampliado

Usos empresariais

Promova sua empresa

Promova sua empresa mostrando a fachada, os serviços que há por perto, pontos de interesse e atrações menos conhecidas.

Exibir mapa ampliado
Mostre listagens de imóveis

Agentes e corretores imobiliários podem mostrar a potenciais compradores e inquilinos as propriedades disponíveis. Melhor ainda, incorpore imagens do Street View facilmente no seu site com a API do Google Maps.

Exibir mapa ampliado
Conduza viagens de campo virtuais

As escolas podem incorporar o Street View tanto ao Google Maps quanto ao Google Earth, nas aulas de geografia e história.

Exibir mapa ampliado
Mostre o local de uma reportagem

Jornalistas podem incorporar imagens do Street View em seus sites para mostrar o local das reportagens. Por exemplo, O The New York Times incorporou uma imagem do Street View para mostrar o local de um terremoto na Itália.

Exibir mapa ampliado
Busque locais para eventos------------------Usos pessoais

Explore o mundo

Explore partes do mundo que sempre quis visitar, veja lugares famosos como o Big Ben, a Times Square, a Torre Eiffel, o Coliseu, e muito mais.

Exibir mapa ampliado
Em movimento, com o seu aparelho celular
Verifique a disponibilidade de estacionamento e acesso para deficientes físicos

Há estacionamentos por perto? Verifique previamente se um edifício oferece acesso fácil e rampas para deficientes físicos.
Mostre aos seus pais e amigos onde você mora

Mostre aos seus pais e amigos distantes onde você mora. Procure um lugar por perto onde possa levá-los para um brunch.

Exibir mapa ampliado
Veja onde você pode passar suas férias

Visualize suas acomodações de férias. A que distância estão do transporte público? Há um bar barulhento justo ao lado? A praia está realmente do outro lado da rua?

Exibir mapa ampliado

Usos empresariais

Promova sua empresa

Promova sua empresa mostrando a fachada, os serviços que há por perto, pontos de interesse e atrações menos conhecidas.

Exibir mapa ampliado
Mostre listagens de imóveis

Agentes e corretores imobiliários podem mostrar a potenciais compradores e inquilinos as propriedades disponíveis. Melhor ainda, incorpore imagens do Street View facilmente no seu site com a API do Google Maps.

Exibir mapa ampliado
Conduza viagens de campo virtuais

As escolas podem incorporar o Street View tanto ao Google Maps quanto ao Google Earth, nas aulas de geografia e história.

Exibir mapa ampliado
Mostre o local de uma reportagem

Jornalistas podem incorporar imagens do Street View em seus sites para mostrar o local das reportagens. Por exemplo, O The New York Times incorporou uma imagem do Street View para mostrar o local de um terremoto na Itália.

Exibir mapa ampliado
Busque locais para eventos

Avalie locais para campanhas de marketing, filmagens, lançamentos de produto ou outros eventos públicos, sem abandonar o conforto da sua poltrona.

Exibir mapa ampliado

Onde mais posso usar o Street View?

Você pode visualizar imagens no nível da rua com as instruções de direção ( ou rotas a pé. Depois que tiver obtido as rotas, clique nos ícones de câmera ao lado de cada etapa, no painel esquerdo.

Você também pode aprender como adicionar imagens do Street View ao seu website visitando a página da API do Google Maps.

Para mais informações sobre como usar o Street View, visite nossa Central de Ajuda do Google Maps.

Os usos potenciais do Street View são ilimitados, e adoraríamos saber que outras maneiras incríveis de usar suas imagens você está descobrindo. Envie suas sugestões e histórias através da nossa pesquisa.© 2010 Google --Lançamento do Street View em São Paulo e no Rio de Janeiro --Lançamento do Street View em São Paulo e no Rio de Janeiro -------------------Making of da parceria Fiat e Google Maps Street View no Brasil --------------------------http://www.exploreostreetview.com.br/como_usar.html.Use é de GRAÇA.

Um comentário:

  1. amiguxos e amiguxas.o Google Street View é um subproduto do Google Maps. Trata-se de uma maneira de visualizar as ruas com a possibilidade de ver as coisas como se nós próprios tivéssemos lá!
    Ou seja, na hora em que as filmagens acontecem, se eu estiver a passar na rua, eu irei aparecer no Google Street View mas com a cara tapada! O problema é que o programa contem erros e foi deparado que nem todas as caras, nem todas as matriculas de carros são tapadas correctamente!as filmagens são feitas num carro, a câmara é colocada em cima do tejadilho!
    O que vocês pensam deste avanço tecnológico?Eu já vi sim....achei bastante criativo, lógico que é uma inovação que tende a ser melhorada ainda mais...mas está no caminho certo mesmo...
    pode ser uma boa ferramenta para o futuro próximo....Embora ache que rouba um bocado de privacidade a certas pessoas...O Street View, o serviço da Google que permite ver fotografias a 360º das ruas de muitas cidades do mundo...Se há um serviço que é bem polêmico no mundo todo, é o Street View. O Google já teve alguns problemas judiciais com relação à privacidade de algumas pessoas ao redor do mundo, E você? Aceitaria enviar informações pessoais para inflar as possibilidades de uso do Street View aqui no Brasil?Quero um um Street View verde!

    ResponderExcluir