Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ciro Gomes, fator imponderável...

Mídia Sem Máscara

O site do IG trouxe agora o destaque das declarações de Ciro Gomes, praticamente confirmando que foi abandonado pelo PSB e pelo PT, não havendo como manter a candidatura à Presidência da República. Penso que ao observador não deve escapar o fato, relevante em si. Ciro Gomes é um cacique diferente, genioso, agressivo, de perfil ideológico indefinido, camaleônico. Não devemos nos esquecer de que Lula deixou de viajar ao exterior quando tentou, em Recife, convencer o deputado cearense a abandonar a disputa, em fevereiro último.

Naquela data Lula padeceu de "cirose" aguda, que Ciro Gomes é língua solta e temerário e não respeita ninguém. A viagem foi proibida pelo médico presidencial. Não é fácil dizer não a Ciro Gomes sem tomar sopapos.

Como Ciro reagirá a esse fato? Vimos que a recente visita que Dilma Rousseff fez a terras cearenses não foi um passeio no parque. O governador Cid Gomes, seu irmão, ignorou-a. É provável que o PT tenha perdido o palanque no Estado do Ceará, assim ajudando enormemente à candidatura adversária, fraca no nordeste.

A proximidade de Ciro Gomes com Tasso Jereissati, senador do PSDB e seu padrinho político, a quem já declarou apoio e por quem fará campanha, é um complicador adicional. É bem verdade que a manutenção da sua candidatura prejudicaria enormemente os planos do PT, que o incentivou tão somente visualizando a possibilidade de fustigar José Serra em São Paulo. O plano não deu certo e agora a cúpula petista terá que domar a fera. Não creio que Ciro Gomes queira romper com o PT, mas se Serra crescer nas pesquisas, como de fato tem crescido, a tendência é de uma composição com os correligionários de Tasso Jereissati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário