Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Com o livre comércio, todos prosperam...

OrdemLivre.Org

O comércio é vantajoso para todos. Duas pessoas comerciam entre si porque cada um dá mais valor ao que recebe do que a aquilo de que abre mão. É por isso que em uma loja tanto o cliente quanto o vendedor dizem "Obrigado".

No nível internacional, o comércio continua vantajoso, porque permite aos países se especializarem no que fazem bem e vender a sobra para trocar por coisas que não fazem tão bem. Quando livre comércio ocorre desimpedido, o mundo fica mais rico e tem mais escolhas.

Mas eu sempre ouço falar de "comércio injusto". As pessoas me dizem que o comércio permite que empresas americanas explorem pessoas em países pobres e deixem os americanos sem emprego.

Tom Palmer, da Atlas Economic Research Foundation, um dos meus convidados em meu programa de TV da Fox Business News esta semana, diz que essas coisas são mitos.

Exploramos pessoas no Terceiro Mundo?

"Não é isso que as evidências mostram", diz Palmer. "Empresas multinacionais pagam um prêmio salarial. Pagam mais do que as empresas locais (...) porque querem atrair os bons empregados. Veja a fábrica da General Motors em Shanghai. Eles pagam três vezes o que pagam as fábricas chinesas."

E no entanto a Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, diz que liberalizar o comércio com a América Central exploraria os trabalhadores.

"As pessoas querem trabalhar nessas fábricas. Elas fazem fila. Elas competem. Estão competindo para serem exploradas? Estão competindo por salários mais altos. Eu acho que essas pessoas sabem o que é bom para elas melhor do que Nancy Pelosi."

O Senador Byron Dorgan chamou o livre comércio de "uma corrida para o fundo do poço. Isso diz aos americanos que, se você não puder competir com a mão-de-obra a 30 centavos por hora em um outro país, você perde seu emprego."

"Novamente, as evidências não apontam isso", diz Palmer. "Veja o iPod. Nele diz: 'Fabricado na China'. Mas se você olhar atrás, diz 'Projetado na Califórnia'. A maior parte do valor é agregada por trabalhadores americanos." Meu colega na Fox, o ex-governador Mike Huckabee, disse, "Em um país só podemos ser livres se pudermos nos alimentar, produzir combustível e nos defendermos por nós mesmos. Quando começamos a terceirizar tudo, esse é o caminho da escravidão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário