Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de junho de 2010

QUEM ESTA PRESO?

OpiniãoLivre.com.br

Neste país há milhares de pessoas condenadas que estão em liberdade, jamais passaram nem passarão um dia sequer na prisão escudados por leis que abrem oportunidades para protelar a justiça até nunca/jamais.

Sabemos que em alguns casos isto se deve a processos montados com pouco capricho, ao arrepio do direito. Propositais ou não, estes erros fazem com que assassinos, estupradores, condutores de automóveis que nunca deveriam ter carteiras de motorista, saqueadores do erário sejam libertados. Os juízes alegam que dado o processo ser falho por algum aspecto, não têm alternativa senão soltar essas pessoas contra quem foram apresentadas fartas evidências mas a montagem do processo não obedeceu algum critério que meros mortais não-bacharéis não conseguem aquilatar.

Ou seja, tudo é complicado, tudo é tortuoso e só nos fica uma certeza. Advogados e juristas não parecem ser as melhores pessoas para administrar justiça. Até agora conseguiram turvar as águas até um ponto em que qualquer pessoa com alguma percepção e algum conhecimento do que se passa no mundo sabe que deveríamos ter algo mais simples e funcional, especialmente no que se refere a indivíduos com dezenas de processos criminais em aberto, em cargos políticos, mas não limitado a esses.

O problema não é só sobre se nossos políticos colecionadores de processo poderiam ter a mamata de esperar passar oito, doze ou dezesseis anos confortavelmente refestelados em cargos públicos, sem ser condenados.Isto sabemos que é digno de guilhotinas nas ruas.

Mas veja o caso de um sujeito criminoso que monta uma arapuca que nem o Bancoop e se locupleta, deixa milhares sem receber o que vendeu, não importa se roubou para o partido ou para comprar um Jaguar e uma amante sueca, leva cinco anos para ser julgado, e ainda corre-se perigo de que leve uma leve palmada na mão e vá amargar sua pena em sua casa com aquela adega de vinhos raros, 300 canais a cabo e ginásio com uma ‘personal trainer’ doublé de “femme fatale”. .

Detalhes estão todas as semanas nas revistas noticiosas. Os canais de TV também começam a comentar estas injustiças, mas sempre com o ar de quem acredita que é horrível mas não há nada a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário