Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de junho de 2010

De quem é a petrobrás mesmo?


Será a Petrobrás realmente um enigma à ser desvendado? As respostas irão variar à depender do referencial adotado. Para os membros do Partido dos Trabalhadores a Petrobrás seria sim insindicável, estaria acima do bem e do mal, seria um daqueles assuntos que por discricionariedade da Admistração Pública se classificaria como assunto sigiloso e de Segurança Nacional... Por que será?
Vale lembrar que a Petrobrás é uma Sociedade de Economia Mista com maioria acionária composta por dinheiro público, que por lei deve assumir a forma de uma S/A de capital aberto, tendo por obvio negociávieis seus valores mobiliários na Bolsa de valores, sob o controle e fiscalização da CVM.
Quero infirmar, que pela forma societária adotada pela Petrobrás, S/A de capital aberto, não poderia ela de forma alguma amesquinhar-se de uma ampla publicidade de seus atos e comportar-se como uma empresa da família PT... Por sinal onde estaria a CVM, omissa ou bancada pelo poder público?
Particularmente contesto a finalidade do que denomino CPIzzas, verdadeiros acordões de favores barganhados onde a sociedade ao contrario dos [senhores parlamentares ($$$$$)] pouco ou quase nada ganha, a não ser "divertir-se" com o picadeiro muito bem ensaiado dos profissionais do cinismo.
Hoje os petistas gritam "A PETROBRÁS É NOSSA", e não como outrora quando gritavamos "O PETRÓLEO É NOSSO"... Ocorre, que a Petrobrás como outras Estatais não pertence ao PT como fazem parecer, mas sim ao povo, por isso a transparência não pode ser mantida opaca como pretendem...
Quero ser justo nesse momento. O governo Lula conseguiu desenvolver um modelo inédito de trato da coisa pública, que não se encaixa propriamente como estatização nem privatização. Neste ponto não se pode acusá-lo de "xerocar fajutamente" FHC, pois nem FHC nem nenhum outro estadista havia alcançado a façanha de tal idéia. O governo Lula perpetra uma mistura, uma espécie de privatização sui-generis, quiçá pós moderna, revolucionária, pois às mantém sob domínio Estatal privatizando para o partido oficial, o PT, partido do governo, sem concorrência, sem a necessidade de licitar na forma da lei, uma burla, que se classificada como imoral não se pode taxá-la como ilegal... Simplesmente genial, não?
Veja como exemplo FHC, que privatizou da forma tradicional (licitando - concorrência) o caco da Telebrás, democratizando o telefone e dando um espantoso up-grade no serviço de telefonia do país, conseguindo ser contestado por imbecis até então apenas opositores, ainda pleiteantes do poder... Era o tempo em que telefone carregava o status de artigo essencial, mas de luxo, lembra?
E a Petrobrás? Fornece internamente uma das piores e mais caras gasolinas do mundo, sem concorrência... mais ou menos o que pretendem fazer com o monopólio Perdigão/Sadia, à depender do CADE, que também tem envolvimento com os fundos de pensão do PT... Mas não fiquemos por aqui, Lula mudou uma lei apenas para permitir que Sérgio Andrade, seu amigo e principal financiador de sua campanha, um dos donos da Oi, comprasse a Brasil Telecom. Ou melhor, ele mudou a lei para LEGALIZAR uma compra que já havia sido feita. Estranho? Não genialidade... Mas não só isso: O BNDES, um banco público, foi um dos financiadores da operação. Um banco oficial se comprometeu a financiar uma operação ilegal? Mas havia a certeza de que o Da Silva cumpriria a sua parte... E cumpriu! Fundos de pensão, vale dizer, sindicatos de estatais são donos de uma parcela da Oi, assim, dinheiro público, do BNDES, financia a fatia da privatização sui-generis do sindicalismo petista, que é onde encontra-se o dinheiro...
Alguns doentes poderiam alegar" mas o BNDES participou das operações de privatização da Telebras no governo FHC". É verdade! Operações públicas, que injetaram uma enorme quantia ao Tesouro, dinheiro, vale dizer, fundamental no processo de estabilização da economia, de que Lula foi o maior beneficiário, embora tenha aproveitado muito menos do que se possibilitou... De qualquer modo, já ali teria sido necessário estancar a sangria de dinheiro das estatais para os fundos se eles queriam entrar no negócio. O fato é que o chamado “escândalo” da privatização da Telebras, revelou-se apenas uma das artimanhas inventadas em cima do nada. As fitas inclusive provavam o contrário do que se queria evidenciar: O governo à época agiu para elevar o ágio do bem público que estava sendo vendido, não para rebaixá-lo como se fez inventar, ops, aventar. Ademais, a privatização da telefonia correspondia a trazer a concorrência para o setor que não tardou. O governo Lula se dedica, hoje ao processo de eliminação da concorrência por seu inventivo processo de privatização...

Cabe a sociedade neste momento mobilizar-se e gritar: "A PETROBRÁS É DO POVO E NÃO DO PT"... Que tal tirarmos essa cor vermelha da Petrobrás e da CVM e pintá-las de verde e amarelo?
iH! ESTAVA DORMINDO, ACABEI DE ACORDAR... Que sonho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário