Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tirar o Brasil do vermelho!

Dcomércio.com.br

Agências - 13/4/2010

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reagiu ao chamado "abril vermelho 2010" – mobilização organizada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST) que prevê ocupações de fazendas e órgãos públicos ao longo deste mês – e encaminhou ontem ao Ministério da Justiça um documento com propostas mais severas de combate a invasões. Nos próximos dias, a entidade lançará uma campanha nacional contra as ocupações de terra. Com o tema "Vamos tirar o Brasil do vermelho. Invasão é crime'', a CNA transmitirá imagens de invasões de fazendas e de depredações de propriedades rurais na TV, em cinemas e em espaços de grande circulação popular, como terminais rodoviários e aeroportos.

O primeiro item do documento sugere a criação do Plano Nacional de Combate às Invasões de Terra, nos moldes do que foi feito para tentar eliminar o tráfico de drogas e a pirataria. De acordo com a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), a hora é de definir medidas e estratégias para prevenir as invasões. "Não é o uso da violência. Precisamos que o governo sinalize que está preocupado com a questão das invasões de terras. Só essa sinalização já pode conter as invasões", afirmou a senadora, que ainda pretende se reunir com o ministro da justiça, Luiz Paulo Barreto.

A CNA pede, ainda, que o Ministério da Justiça encaminhe ofício aos governadores dos Estados mais prejudicados pelas invasões do "abril vermelho", para atuar preventivamente e evitar esse tipo de delito. "A Força Nacional de Segurança Pública precisa estar à disposição dos Estados para impedir novas invasões de terras. O governo precisa garantir o Estado de Direito e combater essa quadrilha organizada", disse a senadora.

Além disso, Kátia Abreu solicitou que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal atuem de forma preventiva, detectando possíveis invasões e contendo o movimento. "É dever do Estado proteger os cidadãos antes que o problema ocorra. Os produtores rurais estão cansados do 'abril vermelho', 'carnaval vermelho' e do 'Natal vermelho'", disse ela, lembrando que nos últimos anos foram 3.600 invasões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário