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quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dilma e o preço dos erros no marketing político...

Instituto Millenium

Com a próxima rodada de pesquisas eleitorais a ser publicada em breve conclui-se o primeiro período da campanha presidencial em curso. Essas pesquisas medirão o sucesso e o insucesso dos candidatos nessa etapa preliminar da disputa.

Desde o final de abril, quando Dilma Rousseff começou a responder os ataques de Ciro Gomes que a acusava de ser menos preparada do que Serra para governar, apontamos em nosso blog e twitter, neste e em outros comportamentos da candidata e do presidente da República, indicadores de que as pesquisas internas do PT deveriam estar registrando resultados adversos para a escolhida de Lula.

As pesquisas ainda não foram publicadas, mas lideranças da oposição já tratam de fazer saber à opinião pública de que o “jacaré começa a abrir a boca”. Isto é, que o gráfico das próximas pesquisas confirmará a tendência de aumento da distância que separa Serra de Dilma.

A se confirmar essa constatação, resta saber se apenas Serra cresceu; se Marina cresceu também, e se, além disso, Dilma caiu. Saber as respostas a essas interrogações é muito importante.

Alterações nos números das pesquisas acontecem como consequência de fatos da conjuntura. Que fatos aconteceram nesse meio tempo?

Em primeiro lugar, a entrada de Serra na campanha. Em segundo lugar, a remoção de Ciro Gomes do tabuleiro da disputa. E Ciro saiu atirando contra Lula e Dilma. Em terceiro lugar, o aumento da intensidade da exposição dos candidatos na mídia, caracterizando o efetivo começo da eleição presidencial. Em quarto lugar, o desenvolvimento das articulações regionais visando à formação dos palanques de apoio aos presidenciáveis.

As pesquisas anteriores, pelo menos do Datafolha e do Ibope, já apontavam o crescimento de Serra após sua entrada em campo. Essa rodada será conclusiva para dirimir a controvérsia criada entre esses institutos e o Sensus e Vox Populi. E, o comportamento de Dilma e de Lula, além do fato de que o PT começa a fazer mudanças na sua estrutura e estratégia de campanha, indicam quem estava certo.

Se, como tudo indica, Serra sobe e Dilma cai nas próximas pesquisas, a principal constatação daí decorrente é de que o diagnóstico de cenário e a estratégia de Serra estavam corretos e, vice e versa, o diagnóstico e a estratégia de Dilma deram errado. Isso tem implicações para a campanha de Dilma.

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