Minha lista de blogs

sexta-feira, 26 de março de 2010

A Campanha de Vacinação contra gripe do idoso começa no dia 23 de abril. Informe-se sobre a gripe e a vacina que a previne.

O que é a gripe1?



A gripe1 é uma infecção2 respiratória causada pelo vírus3 Influenza. Ela ocorre com maior freqüência no final do outono, inverno e início da primavera.




É uma doença altamente contagiosa, ou seja, de fácil transmissão de uma pessoa para a outra. Quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus3 ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa.




A gripe1 diminui a resistência do organismo a outras infecções, facilitando a instalação de bactérias que causam pneumonias, otites4, sinusites, amigdalites e outras doenças.




Quais são os sintomas5 da gripe1?




As manifestações da gripe1 têm início súbito com febre6, que pode ser alta; calafrios, dor de cabeça e dor no corpo, mal estar, tosse, congestão nasal, irritação na garganta e fraqueza. Estes sintomas5 aparecem entre 1 e 7 dias após a infecção2 (período de incubação médio de 2 dias) e costumam ser mais acentuados nos primeiros três dias. Eles podem levar a pessoa a faltar ao trabalho ou à escola e não ter ânimo para exercer suas atividades.




Qual a diferença entre gripe1 e resfriado?




O resfriado pode ser causado por diversos vírus3 (rinovírus, adenovírus, parainfluenza entre outros) e geralmente tem sintomas5 mais amenos que os de um quadro gripal. O resfriado geralmente provoca coriza intensa, dor de garganta leve e, às vezes, febre6 baixa. Mas pode não vir acompanhado por febre6.




É fácil pegar gripe1?




Sim. A transmissão do vírus3 da gripe1 (Influenza) é pelo ar. O virus Influenza é facilmente transmitido de uma pessoa para outra através de gotículas eliminadas através da tosse ou do espirro. A penetração do vírus3 no organismo ocorre através da mucosa7 do nariz ou da garganta e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a disseminação da doença.




A gripe1 é uma doença perigosa?




De 10 a 20% da população mundial é infectada pelo vírus3 influenza todos os anos, resultando em mais de 3 milhões de casos graves e em 500 mil mortes, implicando assim em um grave perigo para a população.




Como é possível prevenir a gripe1?




A forma mais eficiente de prevenção é a vacina8.




Os medicamentos usados na gripe1, como analgésicos9 e antitérmicos10, apenas amenizam os sintomas5. Não existem medicamentos eficazes para tratar o vírus3 até o momento.




Os antibióticos, somente tratam as complicações da gripe1 que são causadas por infecções bacterianas. Ou seja, todos estes medicamentos não agem sobre o vírus3 da gripe1.




Quem deve tomar a vacina8?




- Pessoas expostas a contatos freqüentes com outras pessoas (trabalhadores em geral, estudantes, profissionais da saúde, militares, pessoas institucionalizadas);



- Crianças e adultos com problemas respiratórios repetitivos;




- Idosos e pessoas debilitadas (pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, imunodeprimidos).




Diabéticos, cardiopatas, pessoas com problemas pulmonares como asma11 ou bronquite, pessoas com câncer12 ou com pressão alta podem ser vacinadas contra a gripe1?




Estas são as que mais se beneficiariam da vacina8 para evitar que a gripe1 leve a complicações. Já está comprovado que a gripe1 pode agravar o quadro clínico desses pacientes, podendo levar inclusive à hospitalização e morte.




Em que época do ano deve ser feita a vacinação?




A OMS recomenda que a vacinação seja feita no outono (de 20 de março a 20 de maio). Devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus3 se modifica constantemente.




Quais são os efeitos colaterais que posso sentir após ter sido vacinado?




Geralmente os efeitos colaterais, quando aparecem, são leves e sem gravidade. Pode surgir febre6 baixa, mal estar, dor no corpo e dor no local da aplicação. Estes sintomas5 tendem a desaparecer em 24 a 48 horas.




Quando é indicado adiar a vacinação contra a gripe1?




É conveniente adiar a vacinação para ocasião mais propícia em casos de gravidez13, crianças com menos de seis meses de idade, doença febril aguda em atividade e portadores de doenças graves em atividade.




Quando a vacina8 está contra-indicada?




Ela é contra-indicada para pessoas alérgicas às proteínas14 do ovo de galinha (podendo causar reação anafilática15, que é uma reação alérgica16 grave que pode ser fatal) e em pessoas hipersensíveis aos componentes da vacina8 (vírus3 Influenza, neomicina, gentamicina, tiomersal ou timerosal).




A vacina8 pode causar gripe1?




Não. A vacina8 é produzida a partir de fragmentos de vírus3 purificados e inativados; por este motivo, não existe risco de se pegar a doença através da vacina8.




A vacina8 da gripe1 pode ser administrada junto com outras vacinas?




Sim, pode ser aplicada no mesmo dia de outras vacinas, basta que sejam aplicadas em partes diferentes do corpo.




A vacina8 contra Influenza evita a pneumonia17 asiática (SARS)?




Não, mas a Organização Mundial de Saúde vem recomendando a vacinação contra influenza, afim de evitar, possíveis erros no diagnóstico18, já que os sintomas5 no início são muito parecidos.




Por que devo me vacinar anualmente?




O vírus3 Influenza, causador da gripe1, é mutante, o que torna necessária a atualização da vacina8 todos os anos. Além disso, a proteção induzida diminui com o passar do tempo, sendo recomendada uma nova vacinação a cada ano.




A Organização Mundial de Saúde (OMS) recolhe amostras em todo o mundo e indica aos Laboratórios Produtores de Imunológicos, a composição ideal da vacina8 a ser utilizada a cada ano, para garantir uma eficácia em torno de 90%.




No Brasil, as amostras são coletadas pelos Laboratórios Adolpho Lutz (São Paulo), Fiocruz (Rio de Janeiro) e Evandro Chagas (Belém). A cada ano são incluídos, na composição da vacina8, os três principais tipos de vírus3 da gripe1 em circulação19.




Quanto tempo leva para se estar protegido após a vacinação?




Após a vacinação, leva-se em média 10 a 14 dias para estar protegido, por isto, caso haja manifestação de alguns sintomas5 característicos da gripe1 alguns dias após a vacinação, isto pode significar que o vírus3 já se encontrava incubado ou que estes sintomas5 foram ocasionados por outro tipo de vírus3.




Quantas doses da vacina8 devo tomar?




O número de doses e a quantidade da vacina8 a ser aplicada variam com a idade de quem está recebendo a vacinação.




Para adultos e crianças a partir de 9 anos de idade, é feita uma dose de 0,5 ml.




Para crianças de 3 a 8 anos são necessárias duas doses de 0,5 ml com um intervalo de um mês entre as doses. Mas se estas crianças tiverem sido vacinadas previamente, uma dose de 0,5 ml é o suficiente.




Para crianças de 6 a 35 meses são feitas duas doses de 0,25 ml com um intervalo de um mês entre elas. Se estas crianças tiverem sido vacinadas previamente, uma dose de 0,25 ml é o suficiente.




Onde a vacina8 é aplicada?




As doses devem ser administradas no músculo (via intramuscular) ou logo abaixo da pele (via subcutânea).




Não deve ser administrada, sob nenhuma circustância, dentro das veias20 (via intravenosa).




A vacina8 protege mesmo contra a gripe1?




A vacina8 diminui muito os riscos de contrair a gripe1. Em indivíduos saudáveis a eficácia chega a 90%. Entretanto, existem outros vírus3 que podem provocar sintomas5 parecidos com uma gripe1 e, nesses casos, a vacina8 contra gripe1 não tem como proteger.




Mesmo tomando a vacina8 a pessoa pode ter gripe1?




Mesmo vacinadas, algumas pessoas podem contrair a gripe1. Porém, na maioria das vezes, os sintomas5 são mais fracos, parecidos com os de um resfriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário