Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Gatos e bebês humanos.


Esperar um bebê não é motivo para se desfazer de seu gato. Tomando algumas precauções, ambos poderão conviver sem problemas. Veja algumas dicas.
Quando uma mulher descobre que está grávida, logo se preocupa com as implicações do seu estado e com a chegada do recém-nascido em casa. Algumas futuras mães acham que o gato pode representar algum perigo para a sua saúde e para a do bebê. A verdade é que, se as normas de higiene não forem seguidas, de fato existe um certo perigo de se contrair toxoplasmose, uma doença causada por um parasita que pode ser transmitida através das fezes dos gatos. Uma mulher grávida deve sempre usar luvas descartáveis para trocar e limpar as bandejas higiênicas, e o melhor é que outro membro da família realize essa tarefa até que o bebê desmame.
Se estiver grávida, informe o seu ginecologista de que você tem um gato. Faça um exame de sangue para verificar se você é imune ou não à toxoplasmose. Mais de 40% das mulheres têm essa imunidade. Normalmente, gatos que vivem dentro de casa, nunca saem e comem somente alimentos feitos para eles não transmitem toxoplasmose.
Carne crua é uma fonte de infecção. E, se você for infectada durante a segunda semana de gravidez, isso poderá ser perigoso para o feto. Mesmo assim, se a infecção for detectada imediatamente, poderá ser tratada de maneira que a saúde do bebê não corra perigo.
Uma gestante ou mãe de um recém-nascido não precisa deixar de acariciar seu gato, mas deve tomar as devidas precauções e lavar as mãos imediatamente depois de tocá-lo, especialmente se estiver amamentando seu bebê.
É normal que o gato sinta ciúmes do bebê. A situação é comparável ao da criança pequena que tem que aceitar um novo irmão ou irmã. Para que o gato comece a se acostumar com a mudança, em vez de permitir que ele se deite no seu colo, faça com que se deite em uma almofada ao seu lado. Igualmente, seu marido ou outra pessoa com quem você vive deverá mostrar bastante afeto com ele. Dessa forma, o gato saberá que continua sendo amado.
E, assim que o bebê puder engatinhar, ele se divertirá muito brincando com o gato

2 comentários:

  1. Olá,

    Tinha uma gato lindo vira latas. Durante toda minha gravidez outro gto malhado vinha sempre aqui em casa e eles brigavam. Jack (o nome do meu gato)não gostava dele. Minha bebê nasceu cm problema no coração e foi direto para UTI, meu gato ficou muito grudento neste período, até ela falecer depois de 25 dias de UTI. ela nem chegou a vir para casa. O meu gato faleceu 2 meses depois...

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiguxa . que coisa triste.Mas Deus sabe o que faz.Beijinhos no coração .amo vc.

    ResponderExcluir