Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como fazer meu gato parar de arranhar os móveis?



Arranhar é uma atividade natural e normal para gatos - é uma espécie de demarcação de território e também serve para alongar seus músculos, além dele simplesmente "adorar arranhar". O problema é se ele escolher justamente a poltrona da sala. Nesse caso, dar para o seu gato um poste de arranhar vai fazer com que ele exercite seus instintos naturais sem comprometer a mobília.

Gatos gostam de arranhar superfícies ásperas, portanto, um poste coberto com um carpete ou corda é ideal. O poste precisa ser alto para que seu gato possa se alongar totalmente - e também precisa ser seguro. Se o poste cair facilmente, seu gato pode ficar com medo dele. Caso o seu gato já tenha achado um lugar para arranhar, coloque o poste naquela área. Você também pode brincar com ele perto do poste e elogiá-lo quando o usar. Assim, aos poucos você pode levá-lo gradualmente para o local que você preferir (mas não muito longe de casa ou seu gato perderá interesse pelo poste).

Quando seu gato marcar um móvel com suas garras, ele também terá marcado o móvel com seu cheiro. Um produto que remove odores pode ser usado para evitar que ele volte para aquele móvel. Não puna o seu gato por arranhar os móveis, simplesmente ignore o comportamento indesejado e encoraje os bons. Você pode ainda cobrir as áreas dos móveis que seu gato gosta de arranhar com uma superfície escorregadia (como fita de face dupla ou polietileno), para torná-las menos atraentes.

A idéia é redirecionar o ato de arranhar para um lugar mais apropriado. Raramente os veterinários recomendam a extração das garras de um gato. As garras são uma parte natural de sua anatomia e ajudam no equilíbrio e na função de segurar coisas, bem como na defesa. Gatos sem garras se sentem inseguros e indefesos - e literalmente não conseguirão se proteger no duro mundo fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário