segunda-feira, 15 de março de 2010
Ecossistemas
Uma rede pulsante de água e árvores
Imagine uma bela máquina, autodesenvolvida e finamente sintonizada ao longo de milhões de anos, composta de diferentes partes, cada uma delas desempenhando perfeitamente seu papel, mas sem que haja peças de reposição.
A bacia hidrográfica Amazônica é exatamente isso: um aparato colossal e delicado que envolve várias comunidades de organismos que interagem de forma específica umas com as outras e com o meio ambiente físico.
Essas partes, ou ecossistemas, desempenham papeis distintos e tanto a vida silvestre como os seres humanos evoluíram para utilizá-las e se beneficiar delas.
Mosaico único
Longe de ser uma monótona extensão de árvores, a bacia hidrográfica do rio Amazonas é uma rede de diferentes paisagens e ecossistemas. Esse mosaico único é o responsável pela incomparável riqueza biológica dessa área e, portanto, pelo seu valor mundial inestimável.
Os rios que formam a Bacia Amazônica
Os rios desempenham um grande papel na diversidade dos ecossistemas da região. As florestas de planície inundada e as várzeas (áreas próximas às margens dos rios e que são inundadas durante a estação das chuvas), a floresta de terra firme (longe da planície inundada) e o igapó (florestas que margeiam os rios de água preta da Amazônia) são alguns dos ecossistemas comuns da Bacia Amazônica.
Algumas das ecorregiões de maior biodiversidade no mundo
A biodiversidade não está distribuída de forma igual no Planeta. Ela obedece a padrões complexos que são determinados pelo clima, pela geologia e pela evolução histórica da Terra. Esses padrões são chamados de ecorregiões.
A Rede WWF define uma ecorregião como uma "grande unidade de terra ou água que contém um conjunto geograficamente distinto de espécies, comunidades naturais e condições ambientais".
Os limites de uma ecorregião não são fixos nem bem definidos. Uma ecorregião engloba uma área dentro da qual existe uma forte interação de processos ecológicos e evolutivos. A Amazônia inclui diversas ecorregiões, que espelham sua grande diversidade biológica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário