Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como tratar um gato com uma pata quebrada.



­O diagnóstico de patas quebradas em gatos pode ser complicado, mas é importante saber como fazê-lo porque os gatos são curiosos por natureza e podem se envolver em todo tipo de situação. Alguns sinais a se observar são: se o gato está mancando por não conseguir sustentar o peso do corpo ou eclosão súbita de dor na região da pata acompanhada de inchaço local. Além disso, devemos observar sinais de choque, como gengivas esbranquiçadas, freqüência cardíaca elevada e respiração ofegante.


Em gatos, assim como no homem, todos os ossos estão sujeitos à fratura, mas fraturas nas patas são, sem dúvida, as mais comuns. É importante lembrar que os gatos têm elevada tolerância à dor e, na maioria das vezes, uma pata fora do lugar ou quebrada não parece causar dor. Portanto, não tenha medo de manipular o membro fraturado, mas é importante ser cuidadoso. Se o seu gato estiver com a pata quebrada, veja essas dicas para o tratamento adequado:



2006 Publications International, Ltd.
Etapa 2




Etapa 1: aproxime-se do gato com cuidado. Se estiver agitado ou ansioso, contenha-o se necessário.

Etapa 2: examine a pata e veja se a fratura está aberta (ferimento próximo ao ponto de fratura ou pele perfurada pelo osso) ou fechada (ausência de lesão na pele).

Etapa 3: se for fratura fechada, passe à etapa 4. Se for fratura aberta:


Etapa 3a: lave bem a ferida com água limpa, sem nenhum outro antisséptico;

Etapa 3b: proteja a ferida com pano limpo, curativo estéril ou gaze;


2006 Publications International, Ltd.
Etapa 3d


Etapa 3c: envolva o curativo com pedaços de pano ou outro material macio e amarre ou prenda levemente com esparadrapo apenas para mantê-lo no lugar;

Etapa 3d: não tente imobilizar a fratura. Mantenha uma toalha dobrada sob o membro não imobilizado e leve o gato ao veterinário imediatamente;

Etapa 4: se for fratura fechada:

Etapa 4a: é difícil ou mesmo impossível tentar imobilizar o membro fraturado de um gato sem a ajuda de um veterinário. O objetivo, em qualquer caso de fratura, é minimizar o movimento dos ossos quebrados;

Etapa 4b: coloque o gato em um cesto ou caixa e leve-o ao veterinário imediatamente

47 comentários:

  1. hoje o meu gato morreu, por causa que não tem um veterinário na minha cidade eu chorei muito, pois cuidão do seu bicho com muito carinho bjs( cosme maracás bahia,nome do meu gato RABUDO te amor fica com deus.

    ResponderExcluir
  2. Cosme ,meu amiguxo amado .sinto muito. se eu perder um dos meus ,nossa acho que vou pirar. amo-os como meus filhos. e sei o que vc esta sofrendo.é por isso que deixo aqui várias dicas, como salvar nossos bbs.Olha sei que nenhum outro vai substituir o Rabudo.mas faça uma caridade adote outro.alem de fazer o bem a um gatinho abandonado. vai se tornar um outro Rabudo agradecido em sua vida. e lhes vai fazer muito bem.ACREDITE. boa sorte amado amiguxo. amo vc. beijinhos no coração. volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Meu gato esta mancando e tem um machucadinho na pata.so que eu não tenho dinheiro pra levar no veterinario.
    oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc precisa levar ao veterinario quanto antes o possivel pois o osso dele vai fazer o processo de cura 30 minutos depois da ter fraturado e o osso dele ira crescer para o lado oposto de fratura e então ele ira ter que passar por uma cirurgia e ficar enfaixado por meses

      Excluir
  4. oi meu nome e Elem sou de rondonia!!!meu marido passo por cima da patinha da minha gatinha e quebro!!!!eu to dezesperada levei ou veterinario ele disse que teria que fazer uma cirrurgia!!!a gente nao tem dinheiro!!!i agora oque eu faço????

    ResponderExcluir
  5. meu gato quebrou a pata mas não tenho dinheiro para a cirurgia gostaria de saber se a senhora sabe de alguma clinica ou ong gratuita, estou desesperada se puder me ajudar ficarei muito grata, meu email é luciana.luciana.neves@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome é bruna e meu gatinho quebro as duas pernas de trás,e eu to desesperada não sei o que eu faço,não tenho dinheiro para a cirurgia.
    o que eu faço ? me ajuda por favor..
    meu email é bruninha_gremista02@hotmail.com beijoo

    ResponderExcluir
  7. o menino da qui da minha cidade pego meu gato ii jogo de cima a baixo ele quebro os dentinhos i a pata eu cuideei dele limpei o sang e dei um remedio pra alivia a dor i agora ele só ta com a pata quebrada ii nao sei oq fazer

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso saber como cuidar da minha gata dentro de casa, não tenho dinheiro para levar no veterinário.O que eu faço?

    ResponderExcluir
  10. Minha gatinha chegou hoje,com a pata quebrada..
    e fratura fechada... A consuta e muito caroo não tenho dinheiro.. posso fazer algo pra tentar ajudar ela em casa? Por favor me ajude...

    ResponderExcluir
  11. Meu gato foi atropelado o que eu fasso não tenho dinheiro para fazer?? uma cirugia
    Será que ele morre??
    Por favor diga a resposta

    ResponderExcluir
  12. Acredito que a patinha do meu gato esteja fora do lugar oque devo fazeer, ate a consulta é caroo, me ajude por favooooorrrr.(choro)

    ResponderExcluir
  13. Olá, minha gata foi atacada por um cachorro aqui na rua, e está com um buraco numa pata que está quebrada, nós lavamos a pata com soro fisiológico e água, mas não temos dinheiro para levá-la ao veteriário(um absurdo o preço da consulta), a senhora poderia me ajudar por favor,sou de Diadema-SP. Se souber de algo me avise por favor.

    ResponderExcluir
  14. por favor um gatinho filho que eu adotei hj caiu do 3º andar , e eu n sei o que fazer ele n esta mechendo da sintura para baixo e esta ficando branco.
    oque q eu faço?

    ResponderExcluir
  15. MEU GATO MACHUCOU A PATA ESTAVA NO PÁTIO DEITADO E ELE SE LEVANTOU E CAMINHOU MANCANDO EU E MEU MANO DE 26 ANOS QUE É BIOLÓGO TENTAMOS ENCOSTAR NA PATA DELE E NAO DEIXOU E FICOU RESMUNGANDO ALGUNS MINUTOS. OQUE PODEMOS FAZER?

    ResponderExcluir
  16. Quando cheguei em minha casa meu gato estava mancando e não sei de onde é já tentei ver e não me parece que seja da pata mas sim dos dedos pois ele nao consegue tirar as unhas para fora, mas também manca..que devo fazer?

    ResponderExcluir
  17. Gente, osso quebrado dói muito, apesar dos gatos não darem sinais conhecidos por nós. Se vc não tem condições financeiras de curá-lo e aliviar o sofrimento dele, leve ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e peça para eutanasiar (sacrificar) pelo menos ele não ficará sofrendo, o que é muito pior.
    (Zoonoses: doenças de animais transmissíveis ao ser humano)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olenka vc eh doida? Quem não tem dinheiro pra levar no vet não devia ter nem bicho em casa. Sacrificar por causa de pata quebrada vc eh doida ein? Se réu filho quebrar o braço vc manda sacrificar tbm? Maluca!!!

      Excluir
    2. Olenka vc eh doida ein? Quem não tem dinheiro para pagar o vet não devia ter nem bicho em casa! Sacricar o bichinho só por causa da pata quebrada é maluquice.. Sua doida.. Se seu filho quebrar o braço vc manda sacrificar tbm???

      Excluir
    3. Olenka, não se sacrifica um animal por um osso quebrado, você é um pessoa ignorante e imbecil. Basta simplesmente a pessoa imobilizar a refiao da fratura e esperar que se cure e se possível comprar antibióticos e antiinflamatórios pra gato. Tem tutoriais de como imobilizar a pata de um gato na internet. Quando teu filho quebrar o braço manda sacrificar ele tbm.

      Excluir
    4. Olenka, você tem problemas!? Sacrificar um animal só por causa da pata quebrada!? O meu quebrou a pata traseira direita, tem uma semana! Nós dois primeiros dias ele tava com muita dor, tive que me virar dinheiro pra fazer as radiografias, tudo deu 690. Foram três. Constatou que teve mesmo a fratura completa. A cirurgia e 2500 sem a anestesia e sem a medicação! Entrei em desespero, chorei dois dias inteiro. Na segunda, fui e rodei tudo que e faculdade e ong aqui em BH! Não consegui ela gratuita, mas consegui as duas cirurgias, por 800. Agora meu filhote só tem que aguentar até o dia 10! Mas jamais, eu iria matar ele por causa de um detalhe! Faço qualquer coisa pra ele ficar bem

      Excluir
  18. Ontem eu tirei uma cachorra da rua com a pata quebra, mas não tenho como leva-lá ao veterinário, como posso ajuda-lá a se recuperar em casa, pois é uma fratura fechada e creio que é na tíbia na pata dianteira.

    ResponderExcluir
  19. Ontem eu tirei uma cachorra da rua com a pata quebra, mas não tenho como leva-lá ao veterinário, como posso ajuda-lá a se recuperar em casa, pois é uma fratura fechada e creio que é na tíbia na pata dianteira.

    ResponderExcluir
  20. Minha gataa acabou de ser atropelada quebrou três patas as traseiras e uma da frente não temos condições me ajudeeeee por favor qualquer coisa ligar no. 11 995301033 ou no 11 941015756 o email:rafaelmacielnava@gmail.com me ajudem por favor estou muito desesperada e a gatinha também

    ResponderExcluir
  21. Minha gata quebrou a pata direita ficou duas semanas fora pensei que tinha morrido chorei muito postei no face depois apareceu do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  22. Minha gata quebrou a pata direita ficou duas semanas fora pensei que tinha morrido chorei muito postei no face depois apareceu do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Meu gato está com a bacia deslocada e a perna quebrada já levei no veterinário ele disse que era pra manter repouso que ia melhora só que ele não tá comendo nada.Liguei pra ele e passou um remédio glicopan Pet mais o gato continua sem comer alguém pode me ajudar por favor já não sei mais o que fazer já tentei todo o tipo de comida e nada só bebe água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre 1kg de pé de galinha e cozinhe em dois litros de água por 4 horas depois separe o caldo e de a ele na seringa, pode também com um pouco desse fazer uma sopa de inhame e dar na seringa seis vezes ao dia e mais a medicação para a dor.continue dando.o glicopan

      Excluir
    2. tenta dar ração wiscay se ele não comer , eh sério

      Excluir
  25. Meu gato está com a bacia deslocada e a perna quebrada já levei no veterinário ele disse que era pra manter repouso que ia melhora só que ele não tá comendo nada.Liguei pra ele e passou um remédio glicopan Pet mais o gato continua sem comer alguém pode me ajudar por favor já não sei mais o que fazer já tentei todo o tipo de comida e nada só bebe água.

    ResponderExcluir
  26. Minha gata quebrou a para e está mancando muito. Não tenho condições de levá-lo no veterinário se alguém puder me ajudar fico muito agradecida. Meu e-mail e cristinasr86@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenha ela presa numa gaiola e de um anti inflamatório próprio para gatos, e Compre 1kg de pé de galinha cozinhe em dois litros de água por 4 hs, pegue um pouco desse caldo e cozinhe inhame junto, bata no liquidificador e de a ele na seringa seis vezes ao dia. Se ele beber sozinho e melhor mas se não de na seringa mesmo deve beber ao menos 50ml desse caldo seis vezes ao dia.
      Ajuda a cicatrização do osso e também o mantém nutrido.

      Excluir
  27. Minha gata quebrou a para e está mancando muito. Não tenho condições de levá-lo no veterinário se alguém puder me ajudar fico muito agradecida. Meu e-mail e cristinasr86@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Se vcs não tem dinheiro pra cuidar dos seus animais, não deveriam ter um. Eles não são brinquedo e precisam de cuidados.. Se fosse um filho de vcs, vcs fariam o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, e quando jogam animais na sua porta? Vc simplesmente os chuta?? Nem todos tem condições mas recolhem os animais que foram deixados pra morrer. Não generalize!!

      Excluir
    2. Boa resposta não julgue sem conhecer a história

      Excluir
  29. Meu gato caiu da sacada do meu apartamento deve ter uns 7 metros de altura e machucou a pata n inchou n levei ao veterinário por falta de dinheiro no primeiro dia ele gritava muito faz três dias hoje ele ja ta apoiando a pata no chão. Tem alguma possibilidade de ter quebrado a pata ??? Nome de é Enso

    ResponderExcluir
  30. Uma das minhas gatinhas filhotes quebrou a patinha, estou triste e preocupada. Levei ao veterinário e, não nego, paguei caro sim, mas não poderia deixar sofrendo, ela tem apenas 4 meses, o veterinário passou remédio para dor e repouso, mas são duas filhotes e como faz repouso em gato bebê? Tirei obstáculos grandes, mas o veterinário não quis imobilizar, estou pensando em fazer por minha conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na minha cidade Sao Carlos -SP,temos sorte em ter um excelente veterinario que trabalha com amor.
      Se a pessoa não tem condições ele cuida do animal e a pessoa paga como pode.
      Obrigada Zé Luis..que Deus lhe abençoe sempre

      Excluir
  31. Achei um gato com a pata trazeiro quebrada já gastei muito mais os veterinários cobraram mais de 4.685 pra fazer a cirurgia não tenho condições como posso trata em casa ele ta muito triste

    ResponderExcluir
  32. Meu gatinho esta com a perna traseira totalmente deslocada (quebrada) ja fazem 3 dias e esta sofrendo muito... Não tenho condições para fazer o raio x e muito menos para cirurgia se for necessária. SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO pois estou sofrendo muito em ver meu gatinho nesse estado.

    ResponderExcluir