Minha lista de blogs

varias noticias

Loading...
Loading...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como tratar um gato que está vomitando.

O vômito é um dos problemas mais comuns encontrados na medicina veterinária. É a maneira pela qual os gatos livram seu estômago de substâncias irritantes que tenham causado mal estar, como comida estragada e bolas de pêlo ou plantas. Mas nem todo vômito deve-se a uma simples irritação.

Causas mais sérias de vômito são infecções virais, obstruções causadas por fios ou outros objetos estranhos e doenças do fígado, pâncreas ou rins. Contudo, é importante procurar ajuda profissional se houver sinais de sangramento ou se o gato estiver deprimido e ainda vomitando após esforços de controle terem falhado. Se um gato estiver vomitando, use as seguintes dicas:


1ª etapa: retire toda comida e água por um período de 12 a 24 horas.

2ª etapa: se o vômito do gato contiver sangue ou for freqüente, contate um veterinário imediatamente. Caso contrário, realize a 3ª etapa.

3ª etapa: após um período de 12 a 24 horas, alimente-o com uma mistura de pequenas quantidades de peito de frango cozido, sem pele e sem ossos, com arroz (igual proporção entre o arroz e o frango). Mas também é possível utilizar comida para bebês com sabor de frango. Se a comida parar no estômago, deve acontecer uma transição para uma dieta regular durante os próximos dois dias misturando-se comida de gato comum, reduzindo-se a quantidade de frango e arroz e aumentando-se as quantidades de comida de gato comum.

Vomitar pode ser um sinal de doença. Não se engane pensando que podem ser somente bolas de pêlo. Se o vômito continuar em um ritmo freqüente, deve-se procurar ajuda profissional

12 comentários:

  1. O MEU GATINHO ESTÁ VOMITANDO COM FREQUÊNCIA E HOJE ELE VOMITOU UMA BOLA ESTRANHA E FEDORENTA.OBRIGADA PELAS DICAS.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas, já estava sem saber o que fazer e estamos longe de um veterinário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou muito preocupada com a minha gatinha, ela tem 11 anos ...embora não pareça....ela tem vomitado todos os dias....quando come e ás vezes quando não comeu ainda....espuma esbranquiçada, já tentei de tudo, inclusivel já a levei ao Vet á mais ou menos 3 semanas....deram-lhe umas injeções e fizeram-lhe análises que não acusaram nada de anormal.....andou bem durante uma semana ...mas agora voltou ao mesmo.
      A comida que lhe dou é da gourmet com pedaços , pois ela não gosta d patés e ás vezes dou-lhe comida seca...agora da Wiskas...mas como é dura ela tem dificuldades em mastigar bem e por isso passado pouco tempo torna a vomitar....até já triturei para lhe ser mais fácil absorver.....quando anda assim mudo para o frango cozido...ela vai comendo....mas depois enjoa e quer a outra comida. Está sempre a beber água, ás vezes dou- lhe leite morno e ela anda todo o dia assim.
      Ela tem fome porque vai á comida ...só que cheira e não come e quando come ...porque a fome fala mais alto...vomita logo de seguida.
      Já não sei mais o que hei-de fazer...gastei 90 euros no vet e não resolveu nada....não tenho orçamento para andar sempre no vet, pois estou desempregada, podem ajudar-me com algum conselho util? Eu não vejo alteração nos comportamentos diários dela....quer sempre brincar....faz as necessidades na areia....apalpo-lhe a barriguita e não se queixa de dor...o narizito está húmido e as orelhitas frias por isso não terá febre....não anda prostrada nem com falta de apetite...só que tudo que come vomita...por favor podem ajudar-me?obrigado

      Excluir
    2. Elisabete, sua gatinha melhorou???A mesma coisa aconteceu comigo, minha gatinha vomitou um dia, e todos dias, aí levei ao veterinário,não acusou nada nos exames,mas mudei a ração.Só assim ela parou de vomitar. Ela cheirava e não comia,porque com a freqüência dos vômitos,mesmo com fome,ela mesma já associou a comida com passar mal, a minha foi assim. Tenta trocar a ração,não será isso?? Olha, geralmente a Premier e a Royal Canin como a Márcia citou são boas nesses casos,mas sempre é bom perguntar ao veterinário!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minhas gatas sempre comiam Whiscas, porém, passei um tempo dando outro tipo de ração pra elas, pois estava gastando muito. uma das gatas (a ciamesa), começou a vomitar muito. Voltei a dar Whiscas pra elas e ela continuou a vomitar sempre que come. Não há sangue no vômito, nem bolas de pelo, e não há alteração em seu comportamento, inclusive, ela sempre foi mais agitada e brincalhona do que todas as outras. Poderia me fornecer algum conselho?

    ResponderExcluir
  5. Gente, o meu gatinho de 3 meses começou a vomitar há mais ou menos 1 mês atrás, estava bem tristinho e fraco. Descobrimos que foi porque a minha mãe matou uma barata com veneno e ele acabou a comendo.
    Levamos ao veterinário, ele deu uma injeção e glicose e em uma semana ele parou de vomitar.
    Agora ele voltou a vomitar e nós não sabemos o motivo, pois não matamos mais nada com veneno.
    Dessa vez ele não está tristinho, pelo contrário, está mais bagunceiro do que nunca. Está vomitando a ração purinha... o que pode ser?
    Ah, tenho 3 gatos em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natana, já experimentou trocar de ração? Minha gatinha estava vomitando a ração,de repente ela ficou com essa intolerância a ração antiga, a levei no veterinário e troquei por uma ração especial.No meu caso, a ração Premier deu certo,especial para gatos castrados(pois a minha é castrada).Seria bom perguntar ao veterinário qual ração ele indica!!

      Excluir
  6. Eu tenho uma gata com 13 anos. Em final de 2011 ela começou a vomitar todos os dias. Perdeu muito peso. Fizemos todos os exames de sangue e não deu nada. Ela comia ração da marca Premier, para gatos adultos, com mais de 12 anos, e castrados. Mudei para a ração da Royal Canin, para gatos sensíveis e de paladar exigente, e aí ela parou de vomitar, recuperou o peso e ficou bem. Espero que esse relato possa ajudar alguém. Bjs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. minha gata comeu um pedaço de courinho de uma pulseira e vomitou , depois ficou o dia todo deitada tristinha não saiu da cama tentou ficar escondida debaixo da cama e não quis comer mais nada o que posso fazer por ela me ajudem por favor


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan sua gatinha já está bem?? Veja se ela colocou o pedaço da pulseira pra fora. Se não, foi isso que lhe incomodou. Geralmente quando o gatinho não se sente bem,ele se esconde.

      Excluir