Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como tratar um gato que está vomitando.

O vômito é um dos problemas mais comuns encontrados na medicina veterinária. É a maneira pela qual os gatos livram seu estômago de substâncias irritantes que tenham causado mal estar, como comida estragada e bolas de pêlo ou plantas. Mas nem todo vômito deve-se a uma simples irritação.

Causas mais sérias de vômito são infecções virais, obstruções causadas por fios ou outros objetos estranhos e doenças do fígado, pâncreas ou rins. Contudo, é importante procurar ajuda profissional se houver sinais de sangramento ou se o gato estiver deprimido e ainda vomitando após esforços de controle terem falhado. Se um gato estiver vomitando, use as seguintes dicas:


1ª etapa: retire toda comida e água por um período de 12 a 24 horas.

2ª etapa: se o vômito do gato contiver sangue ou for freqüente, contate um veterinário imediatamente. Caso contrário, realize a 3ª etapa.

3ª etapa: após um período de 12 a 24 horas, alimente-o com uma mistura de pequenas quantidades de peito de frango cozido, sem pele e sem ossos, com arroz (igual proporção entre o arroz e o frango). Mas também é possível utilizar comida para bebês com sabor de frango. Se a comida parar no estômago, deve acontecer uma transição para uma dieta regular durante os próximos dois dias misturando-se comida de gato comum, reduzindo-se a quantidade de frango e arroz e aumentando-se as quantidades de comida de gato comum.

Vomitar pode ser um sinal de doença. Não se engane pensando que podem ser somente bolas de pêlo. Se o vômito continuar em um ritmo freqüente, deve-se procurar ajuda profissional

44 comentários:

  1. O MEU GATINHO ESTÁ VOMITANDO COM FREQUÊNCIA E HOJE ELE VOMITOU UMA BOLA ESTRANHA E FEDORENTA.OBRIGADA PELAS DICAS.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas, já estava sem saber o que fazer e estamos longe de um veterinário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou muito preocupada com a minha gatinha, ela tem 11 anos ...embora não pareça....ela tem vomitado todos os dias....quando come e ás vezes quando não comeu ainda....espuma esbranquiçada, já tentei de tudo, inclusivel já a levei ao Vet á mais ou menos 3 semanas....deram-lhe umas injeções e fizeram-lhe análises que não acusaram nada de anormal.....andou bem durante uma semana ...mas agora voltou ao mesmo.
      A comida que lhe dou é da gourmet com pedaços , pois ela não gosta d patés e ás vezes dou-lhe comida seca...agora da Wiskas...mas como é dura ela tem dificuldades em mastigar bem e por isso passado pouco tempo torna a vomitar....até já triturei para lhe ser mais fácil absorver.....quando anda assim mudo para o frango cozido...ela vai comendo....mas depois enjoa e quer a outra comida. Está sempre a beber água, ás vezes dou- lhe leite morno e ela anda todo o dia assim.
      Ela tem fome porque vai á comida ...só que cheira e não come e quando come ...porque a fome fala mais alto...vomita logo de seguida.
      Já não sei mais o que hei-de fazer...gastei 90 euros no vet e não resolveu nada....não tenho orçamento para andar sempre no vet, pois estou desempregada, podem ajudar-me com algum conselho util? Eu não vejo alteração nos comportamentos diários dela....quer sempre brincar....faz as necessidades na areia....apalpo-lhe a barriguita e não se queixa de dor...o narizito está húmido e as orelhitas frias por isso não terá febre....não anda prostrada nem com falta de apetite...só que tudo que come vomita...por favor podem ajudar-me?obrigado

      Excluir
    2. Elisabete, sua gatinha melhorou???A mesma coisa aconteceu comigo, minha gatinha vomitou um dia, e todos dias, aí levei ao veterinário,não acusou nada nos exames,mas mudei a ração.Só assim ela parou de vomitar. Ela cheirava e não comia,porque com a freqüência dos vômitos,mesmo com fome,ela mesma já associou a comida com passar mal, a minha foi assim. Tenta trocar a ração,não será isso?? Olha, geralmente a Premier e a Royal Canin como a Márcia citou são boas nesses casos,mas sempre é bom perguntar ao veterinário!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Gente ajuda levei meu gato pra castra lá amediga adimistro um remédio pra doido o gardenal e deu nestezia asim dis a mesma meu gato já ta com 2 sanãs que vomita todo dia as vez duas vezes no dia com intervalos de meia hora agora na 1 semana eu levei pra ela ablica infeção ela mitranquilizo e pedio pra mim dar pra ele remédio de vômito eu to dando e tava dando um pra desintoxicação parei pq ele vomitava muito amarelo vou liga pra ela amanhã pois ele já vômito 2 vez só hj de madrugada intervalo de 30 minutos ( desabafo) to muito confuza alguém já passou eporisto .

      Excluir
    5. Gente ajuda levei meu gato pra castra lá amediga adimistro um remédio pra doido o gardenal e deu a nestezia asim dis a mesma meu gato já ta com 2 semanas que vomita todo dia as vez duas vezes no dia com intervalos de meia hora agora na 1 semana eu levei pra ela aplica infeção ela mitranquilizo e pedio pra mim dar pra ele remédio de vômito eu to dando e tava dando um pra desintoxicação parei pq ele vomitava muito amarelo vou liga pra ela amanhã pois ele já vômito 2 vez só hj de madrugada intervalo de 30 minutos ( desabafo) to muito confuza alguém já passou eporisto

      Excluir
    6. Gente ajuda levei meu gato pra castra lá amediga adimistro um remédio pra doido o gardenal e deu a nestezia asim dis a mesma meu gato já ta com 2 semanas que vomita todo dia as vez duas vezes no dia com intervalos de meia hora agora na 1 semana eu levei pra ela aplica infeção ela mitranquilizo e pedio pra mim dar pra ele remédio de vômito eu to dando e tava dando um pra desintoxicação parei pq ele vomitava muito amarelo vou liga pra ela amanhã pois ele já vômito 2 vez só hj de madrugada intervalo de 30 minutos ( desabafo) to muito confuza alguém já passou eporisto

      Excluir
    7. Gente ajuda levei meu gato pra castra lá amediga adimistro um remédio pra doido o gardenal e deu nestezia asim dis a mesma meu gato já ta com 2 sanãs que vomita todo dia as vez duas vezes no dia com intervalos de meia hora agora na 1 semana eu levei pra ela ablica infeção ela mitranquilizo e pedio pra mim dar pra ele remédio de vômito eu to dando e tava dando um pra desintoxicação parei pq ele vomitava muito amarelo vou liga pra ela amanhã pois ele já vômito 2 vez só hj de madrugada intervalo de 30 minutos ( desabafo) to muito confuza alguém já passou eporisto .

      Excluir
  3. Minhas gatas sempre comiam Whiscas, porém, passei um tempo dando outro tipo de ração pra elas, pois estava gastando muito. uma das gatas (a ciamesa), começou a vomitar muito. Voltei a dar Whiscas pra elas e ela continuou a vomitar sempre que come. Não há sangue no vômito, nem bolas de pelo, e não há alteração em seu comportamento, inclusive, ela sempre foi mais agitada e brincalhona do que todas as outras. Poderia me fornecer algum conselho?

    ResponderExcluir
  4. Gente, o meu gatinho de 3 meses começou a vomitar há mais ou menos 1 mês atrás, estava bem tristinho e fraco. Descobrimos que foi porque a minha mãe matou uma barata com veneno e ele acabou a comendo.
    Levamos ao veterinário, ele deu uma injeção e glicose e em uma semana ele parou de vomitar.
    Agora ele voltou a vomitar e nós não sabemos o motivo, pois não matamos mais nada com veneno.
    Dessa vez ele não está tristinho, pelo contrário, está mais bagunceiro do que nunca. Está vomitando a ração purinha... o que pode ser?
    Ah, tenho 3 gatos em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natana, já experimentou trocar de ração? Minha gatinha estava vomitando a ração,de repente ela ficou com essa intolerância a ração antiga, a levei no veterinário e troquei por uma ração especial.No meu caso, a ração Premier deu certo,especial para gatos castrados(pois a minha é castrada).Seria bom perguntar ao veterinário qual ração ele indica!!

      Excluir
  5. Eu tenho uma gata com 13 anos. Em final de 2011 ela começou a vomitar todos os dias. Perdeu muito peso. Fizemos todos os exames de sangue e não deu nada. Ela comia ração da marca Premier, para gatos adultos, com mais de 12 anos, e castrados. Mudei para a ração da Royal Canin, para gatos sensíveis e de paladar exigente, e aí ela parou de vomitar, recuperou o peso e ficou bem. Espero que esse relato possa ajudar alguém. Bjs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. minha gata comeu um pedaço de courinho de uma pulseira e vomitou , depois ficou o dia todo deitada tristinha não saiu da cama tentou ficar escondida debaixo da cama e não quis comer mais nada o que posso fazer por ela me ajudem por favor


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan sua gatinha já está bem?? Veja se ela colocou o pedaço da pulseira pra fora. Se não, foi isso que lhe incomodou. Geralmente quando o gatinho não se sente bem,ele se esconde.

      Excluir
  7. Boa tarde. O meu gato tem 3/4meses. Derrepente deixou de comer e vomita um líquido amarelo Com uns fios estranhos. Tentei impingir-lhe agua mas logo de seguida deita fora. Esta assim há 1 dia sem comer nem beber nada. O que Faço???

    ResponderExcluir
  8. Meu gato está vomitando fazem 5 ou 6 dias. Apesar disso, não há nenhum sinal aparente de desidratação ou qualquer outra coisa. Ele vomita, mas come e bebe água normalmente. Estou dando Plasil (recomendado pelo dono de uma loja de animais, porque não tenho grana pra pagar um vet, e meus pais não estão dispostos a pagar) e soro caseiro, mas não está adiantando de nada. O pior é que meus pais estão planejando uma viagem de 11 ou 12 dias pra amanhã, e terei que ir também... Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que seja dolorido, a concelho você a procurar novos tutores para ela, uma vez que não tem estrutura no momento para cuidar do gatinho. Antes de adotar é preciso pensar: -se tem estrutura em casa tanto financeira quanto apoio de terceiros.
      -se tem condições para pagar hotel ou tem alguém disposto a cuidar do bichinho na sua ausência
      -se a infraestrutura da casa comporta o bichinho
      -se esta disposto a encarar a vida de tutor ou seja acompanhar o bichinho até sua morte.
      Animais não são brinquedos... a época de férias é quando ocorre maior número de abandono de animais. Gatos são animais sensíveis é preciso ter muita responsabilidade na hora da adoção.

      Excluir
    2. sou bem de acordo com sua opnião .Animais não são brinquedos sentem dores ,passam mal ,ficam tristes .Se não pode ter não tenha

      Excluir
  9. Algem me ajude.
    Tenho uma gatinha de 4 meses ela esta a 2 dias sem se alimentar ou beber agua.
    Fasendo vomito direto.

    ResponderExcluir
  10. Ola meu gato tem 1 ano e ele vomitou 2x hoje ,algumas horas depois de ter comido Wiskas patê ,e nunca aconteceu isso,mas como eu peguei uma gatinha de 1 mês e meio ela tbm come e os dois parece que estão disputando quem come mais rápido,posso dar leite para ele? Ele vomitou todo wiskas as duas vezes ,o,que faço?

    ResponderExcluir
  11. Maria do Carmo, então algumas comidinhas como aptês tem quantidade de sódio que alguns gatinhos mais sensiweis suportam; por isso troque por outros. é o caso dos meus dois gatinhos e assim eu uso uma marca mais ligth de pate.

    ResponderExcluir
  12. Maria do Carmo, então algumas comidinhas como aptês tem quantidade de sódio que alguns gatinhos mais sensiweis suportam; por isso troque por outros. é o caso dos meus dois gatinhos e assim eu uso uma marca mais ligth de pate.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. achei uma gatinha na rua que estaria sendo judiada por moradores da região ela aparenta ter mais ou menos 1 mês a 2 meses. Comprei a ração para filhotes e a noite dei leite para ela o que começou a vomitar e fazer coco durinho, agora nem água quer, mais estou dando com a ajuda de uma seringa para ela não desidratar. estou cobrindo ela bem para ter calor pois minha casa e muito fria.o que sera que estou ou fiz de errada.

    ResponderExcluir
  15. achei uma gatinha na rua que estaria sendo judiada por moradores da região ela aparenta ter mais ou menos 1 mês a 2 meses. Comprei a ração para filhotes e a noite dei leite para ela o que começou a vomitar e fazer coco durinho, agora nem água quer, mais estou dando com a ajuda de uma seringa para ela não desidratar. estou cobrindo ela bem para ter calor pois minha casa e muito fria.o que sera que estou ou fiz de errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Eu peguei minha gatinha da rua, no meu caso no começo ela estranhou a ração e vomitava, e sobre o leite, o cocô tende a ficar molinho por conta do leite. Levei no vet e ele orientou suspender o leite,dar água filtrada e a ração apenas. Se você tiver como, tenta dar um pouco de água de coco na seringa pra ela não desidratar!
      Os gatinhos quando estão enjoados assim, dependendo associam o enjôo aos potinhos, por isso se recusam a beber e comer.Espero ter ajudado! saúde pra sua gatinha!

      Excluir
  16. Ola minha gata amanheceu miando bem forte e vomitando, sem nada no estomago. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia meu gatinho vômito amarelo com um pouquinho de espuma o que será ? Tô desesperada 😭

    ResponderExcluir
  18. Minha gatinha está vomitando já troquei a ração não adiantou muito o que fazer?

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma gata filhote, ela só toma leite, hoje ela vomitou uma coisa branca, come se se fosse creme de leite azedo e grosso, e ela tá sempre com sono

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho uma gata filhote, ela só toma leite, hoje ela vomitou uma coisa branca, come se se fosse creme de leite azedo e grosso, e ela tá sempre com sono

    ResponderExcluir
  21. boa noite,Me chamo Luma Andressa, meu gato Heron esta a 4 dias vomitando,tudo que ele come coloca pra fora,levei ao veterinario ele passou remedio,mais nao esta adiantando,ele continua vomitando.Nao sei oq fazer me ajudem pfv.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como está Seu gato? Estou com o mesmo problema, dei vermifugo mais não adiantou.

      Excluir
  22. Olá!Após passar o periodo do cio minha gata de 8 anos ficou triste,isolada,sem apetite.Quando come alguma coisa vomita.Bebe somente agua.Já dei leite com vitagold gotas na seringa pra ela durante 5 dias.Cada dia está mais fraca e magra.Agora estou dando soro caseiro de hora em hora.É dificil encontrar veterinarios em minha cidade.Estou muito triste.

    ResponderExcluir
  23. Minha gatinha está vomitando uma baba branca e perdeu peso ela está muito pra baixo qual remedio ideal?

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Minha gatinha vomitou três vezes a primeira comida,a segunda saliva e a terceira comida novamente. E estava com diarréia. Dei o remédio a ela e a diarréia melhorou. Dei wiska sachê para filhotes, tentando fazer ela melhorar mas ela não quer comer muito. Estou dando soro caseiro pra limpar o estomago. Oq faço?

    ResponderExcluir
  25. Ano passado minha gata estava vomitando tudo que comia então comprei VOMISTOP-CLORIDRATO DE METOCLOPRAMIDA 4mg/ml dei a ela na seringa e ela curou

    ResponderExcluir
  26. Olá meu gatinho já tem mas de 2 anos e do nada começou vomita e não está se alimentando bem fazendo as necessidades dele o que será

    ResponderExcluir
  27. Minha gata estava vomitando e comprei pra ela "Vomistop" cloridrato de metoclopramida.Voce tem que pingar as gotas de acordo o peso de seu gato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você compra em farmácia de gente e dá as gotas na boca com uma seringa

      Excluir
  28. Peguei uma gata da rua pra criar, ela tem mais ou menos um mes. Após oito dias comendo e bebendo normal, ela apareceu com abscesso. Levei ao veterinário o mesmo fez todo procedimento de retirada. O problema que no outro dia,ela não quer mais comer e nem beber agua e só fica vomitando. O que faço??

    ResponderExcluir