Minha lista de blogs

quarta-feira, 17 de março de 2010

Saude da mulher.HPV.Sexo oral eleva risco de câncer de garganta

Prática é maior fator de risco para contágio pelo papilomavírus humano.
Preservativo seria eficaz para evitar infecção, dizem os cientistas.A infecção do papilomavírus humano (HPV) através do sexo oral é um dos maiores fatores de risco do câncer de garganta entre homens e mulheres, revelou um estudo publicado pela revista científica "New England Journal of Medicine".

Segundo os cientistas do Centro Oncológico Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland), o perigo de contrair o vírus aumenta quando a prática do sexo oral é realizada com vários parceiros e, como no caso da maioria das doenças venéreas, uma boa proteção é o preservativo.

Maura Gillison, oncologista que em 2000 estabeleceu pela primeira vez uma relação entre o papilomavirus humano e certos tipos de câncer de garganta, disse que o passo seguinte era estabelecer os fatores de risco envolvidos na conduta de cada pessoa.

"As pessoas devem permanecer tranqüilas, pois o câncer orofaríngeo é relativamente pouco freqüente, e a maior parte das pessoas com o vírus oral provavelmente não vão sofrer câncer de garganta", declarou Gillison.Dr. Bactéria também já falou de riscos do sexo oral em sua coluna. Leia aqui.

O estudo realizado pelo oncologista teve a participação de cem homens e mulheres que tiveram esse tipo de câncer diagnosticado.

Aqueles que revelaram ter tido mais de seis parceiros de sexo oral aumentaram 8,6 vezes o risco de desenvolverem câncer ligado ao papilomavirus humano.

Por outro lado, as informações indicam que este risco não aumentou entre os que fumam ou consomem bebidas alcoólicas.

"É o vírus que promove o câncer", disse Gillison, professora de oncologia e epidemiologia do Johns Hopkins. "Uma vez que o vírus tenha alterado a célula em um nível suficiente para transformá-la em câncer, é possível que o tabaco e o álcool não tenham maior impacto", declarou.

Em resumo, os cientistas afirmam que o sexo oral é a principal via de infecção pelo papilomavirus humano. No entanto, os cientistas também não descartam que a transmissão do microorganismo aconteça de boca para boca.

O papilomavirus humano também pode ser transmitido por meio do contato da pele e se encontra na mucosa do trato genital, na saliva, na urina e no sêmen.

O câncer oral vinculado ao papilomavirus humano está em aumento desde 1973 nos Estados Unidos, e, segundo Gillison, caso esta tendência seja mantida superará os tipos de câncer ligados ao consumo de tabaco e de álcool. A infecção do papilomavírus humano (HPV) através do sexo oral é um dos maiores fatores de risco do câncer de garganta entre homens e mulheres, revelou um estudo publicado pela revista científica "New England Journal of Medicine".

Segundo os cientistas do Centro Oncológico Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland), o perigo de contrair o vírus aumenta quando a prática do sexo oral é realizada com vários parceiros e, como no caso da maioria das doenças venéreas, uma boa proteção é o preservativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário