segunda-feira, 7 de junho de 2010
os 4 titans...
Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost e Ayrton Senna dominaram a F-1 nos anos 80 e inicio dos 90. De 81 a 93, com excecao de apenas 82 e 84, os 4 titans alternaram titulos.
Para aqueles q pensam q Senna e o maior da historia, a sua grandeza pode ser medida na bravura e brilhantismo dos seus excepcionais adversarios. Os numeros de Senna, sao por si bastante robustos, nao obstante, existe uma aura brilhante pois muitas de suas vitorias foram conseguidas atraves de batalhas dramaticas.
Murray Walker traz uma analise especial dos 4 super campeoes. Vamos comecar a assistir o tributo de Walker a Piquet.http://www.youtube.com/watch?v=DzP5j0Ho5yw&feature=related.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>O segundo titan a ser mostrado e Nigel Mansell - o Leao. Apesar da fama imputada a ele de trapalhao, esta fama esta superdimensionada. Muitos pensam q Hamilton e um dos maiores, mesmo batendo no Kimi parado ou cometendo erros q demonstram nao ter um grande dominio psicologico em 07 e por pouco nao perdeu em 08. O Leao Mansell por sua vez teve muito azar em 86, quando teve azar e seu pneu estourou em Adelaide.
Em 87, na Hungria por exemplo ele liderava, mas teve um problema e perdeu 9 pontos valiosos, deixando a vitoria no colo de Piquet.
Vejam q Ayrton protagoniza batalhas brilhantes como na Espanha 86 e aquele cena de cinema em Barcelona 91, onde somente Senna e Mansell poderiam protagonizar.http://www.youtube.com/watch?v=2bLI1R1Aghk&feature=related >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>O proximo e o Professor Prost. Murray aborda sua saga na Renault, sua volta para a Mclaren e seu merecido titulo em 85. Por vezes, Alboreto deu uma maozinha para Prost, como em Monaco.
Prost viria a ser campeao em 86, 89 e 93 sempre com sorte e competencia. Em 86, em Imola ele conseguiu cruzar em primeiro mas quase sem gasolina, alem de contar com toda a sorte do mundo em Adelaide.
Em 89 ele marcou mais pontos q Senna, mas contou com extrema sorte de ganhar 3 vitorias no colo com Senna abandonando todas elas (USA, Inglaterra e Italia). Senna perdeu 4 vitorias, mais a vitoria de Suzuka e um certo segundo lugar na Franca. 42 pontos ou 51 contando com Suzuka.
Em 93, a superioridade do seu material era tal q mesmo as performances sobrehumanas de Senna nao foram suficientes para tirar lhe o titulo.http://www.youtube.com/watch?v=RQ1tfhpPyz4&feature=related >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Por fim, termino com Senna. No inicio do video, Murray Walker da enfase na sua voz, falando q Senna e na opiniao de muitos o maior de toda a historia.http://www.youtube.com/watch?v=xxfyUKsPF_w&feature=related
Apreciem!>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Talvez muitos nao tenham tido a oportunidade de presenciar os 4 titans em acao.
Por nao se ver, talvez se tenha uma aura intocavel, mas e necessario enfatizar q eles tambem erravam. Mas, comparativamente aos pilotos da geracao seguinte:
1-eles erravam em menor quantidade
2-a intensidade dos erros era menor
Mansell e Senna q sao tidos como os q mais erravam, e o Leao tem ate uma fama de trapalhao (bastante questionavel), andavam no limite extremo. A perda do titulo em Adelaide 86 nao foi culpa dele, embora pudesse ter evitado a rodada em Suzuka 91. No caso de Senna, muitos dos detratores culpam-no por ultrapassagens arriscadas e por ter perdido o titulo de 89. Discutivelmente, ele cometera erros de avaliacao como no Rio 89, ou desconcentrado com o incidente de Suzuka rodou e bateu numa condicao de pouca visibilidade em Adelaide 89. Sem falar de Monaco 88. Mas, Senna pilotou melhor em 89 q em 88.
Ha um consenso geral q Piquet era um pouco mais agressivo q Prost. Alias, somente 2 homens no grid teriam a audacia de duelar e passar Senna: Mansell e Piquet. Ambos eram pilotos com corridas ascendentes, velozes e consistentes. Mas, vale lembrar que tambem erravam ocasionalmente. Piquet na Espanha 87 e Suzuka 88, por exemplo.
Prost e tido como um dos pilotos com menor numero de erros, uma referencia historica. Talvez o seja, mas nao significa q nao errava. Na Alemanha 88 ele rodou; em San Marino 89 ele tambem rodou e na mesma pista saiu da corrida antes de comecar, na volta de apresentacao. Os erros de Prost rarearam com seu amadurecimento, possivelmente, tendo assim justificado a alcunha de Professor. Um piloto tecnico, veloz e constante.
Bem, eu nao falei das proezas destes titans, comecei a falar dos erros. Isto e para pensar na geracao posterior a eles. Vejam q Mika Hakkinen quase jogou o campeonato de 99 errando em San Marino e Italia, dois erros estupidos. Mesmo na sua fantastica corrida de Spa 2000, ele rodou sozinho. Cheat errou no Canada 99, beijando docemente o muro dos campeoes. Em 98, numa situacao critica de pressao psicologica deixou seu carro morrer no grid. Para nao falar toda a lista, vejam os erros q ele cometeu em 03 (Australia, Malasia, Brasil e Japao), alem do inedito erro no tunel de Monaco, algo tao estupido q beirou o risivel em 2004.
Pensando na geracao atual, a serie de rodadas de Massa na Inglaterra, bater num KR parado (LH), ou o jovem Alonso batendo de maneira perigosa no Brasil 03, para ficar em poucos exemplos, me leva a conclusao q alem de domar feras ariscas com mais de 1000 hp, sem recursos como controle de tracao ou cambio semi automatico, os pilotos da era dourada dos anos 80 eram estupendos!
Para cada um e possivel citar pelo menos uma ou duas corridas fantasticas, embora no caso de Senna seja possivel citar ao menos uma dezena.
Piquet na Hungria 86 e USA 87
Mansell naquela perseguicao implacavel em Inglaterra 87; Hungria 89 e aquela ultrapassagem de cinema por fora na Peraltada em Berger 90
Prost na corrida da sua vida Australia 86 e Mexico 90
Senna em Monaco 84, Portugal 85, Spa 85, Espanha 86..............Australia 93
Era o tempo de um duelo de homens, haja vista q nao havia carros do outro planeta, especialmente em 86.
5 vitorias para Mansell, 4 para Piquet e Prost, 2 para Senna. 15 vitorias dos 4 titans em 16 corridas em 86.
Em 87 foram 6 vitorias de Nigel, 3 de Prost e Piquet cada e 2 de Senna. 14 vitorias dos 4 titans em 16 corridas em 87.
Em 88 foram 15 de 16 para Senna e Prost. Em 89 foram 12 de 16 para Senna, Prost e Mansell (na verdade 13 pois Senna foi desclassificado). Em 90 foram 6 para Senna, 5 para Prost, 2 para Piquet e 1 para Mansell: 14 de 16. Em 91 foram 7 para Senna, 5 para Mansell e 1 para Piquet: 13 em 16 e podiam ser 14 se Senna nao cedesse a vitoria a Berger em Suzuka. Pq esponho estes numeros? Vejam como de fato os 4 titans dominaram o mundo da F-1. Era um duelo entre homens, e dadas as circunstancias do momento ou da corrida, eram eles a conseguir as vitorias!
De 81 a 93, a excecao de 82 e 84 onde Rosberg e Lauda se intrometeram, somente os 4 titans foram campeoes.
Piquet, bastante criativo, trouxe a cobertura dos pneus como uma inovacao.
Prost, igualou Clark em vitorias num ano em 84 e conquistou seu bi em 86 com um carro inferior, e verdade com sorte de Mansell explodir o pneu.
A Nigel resta a valentia extrema e um dominio de carro exuberante q levaram a justificar um de seus apelidos, o showman da F-1. Somente um piloto do calibre dele passaria Berger por fora no Mexico 90 ou encararia Senna em Espanha 86, Belgica 87 (embora ambos tenham se dado mal), Hungria 89 e aquela foto magistral de cinema em Espanha 91. Isto sem falar no duelo de Monaco 92, onde derrotado Mansell realizou enfrentar o maior piloto da historia.
Senna revolucionou a F-1 com seu profissionalismo extremo. Chegava antes aos boxes, saia depois. Analisava graficos, e buscava sempre melhorar. Jo Ramirez relata q muitas vezes os adversarios nao podiam baixar seu tempo; Ayrton respondia, q nao interessava, ele queria voltar a pista por ele, para ele melhorar. Aliado a isto, sua tecnica do footwork, sua precisao de uma polegada, permitiam performances descomunais na chuva e em circuitos de rua. Senna tambem dispunha do melhor preparo fisico na epoca.
Indubitavelmente, estes homens merecem a alcunha: TITANS
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