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segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os maiores PILOTOS da Historia da F1.


















1º) Ayrton Senna
2º) Juan Manuel Fangio
3º) Jim Clark
4º) Niki Lauda
5º) Alain Prost
6º) Jackie Stewart
7º) Michael Schumacher
8º) Nelson Piquet
9º) Jack Brabham
10º) Graham Hill
11°) Emerson Fittipaldi
12º) Stirling Moss
13º) Alberto Ascari
14º) Fernando Alonso
15º) Gilles Villeneuve..>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.Senna, dispensa comentários, na minha opinião e definitivamente na opinião de 90 % do planeta, o maior piloto da história. Senna trouxe uma concepção mais profissional a um esporte tido até então como: graxa e técnica do piloto . Senna mostrou o quão é importante a preparação físico-psicológica para a F-1, ele desenvolvia um programa de preparação muito avançado para sua época, juntamente com o professor Nuno, Senna se atentava para os mínimos detalhes da F-1, desde a parte nutricional, passando por exercícios físicos e mentais. Fora isso Senna possuía um estilo de pilotagem muito peculiar, tanto que quando ainda competia no Kart, as pessoas o acusavam de arrogância tamanha a habilidade com que guiava. Senna era impetuoso, e possuía as vezes a seguinte filosofia: "Ou deixa eu ultrapassar ou vamos os dois para fora", mas depois da fatídica temporada de 1989, Balestre mal sabia que havia criado um monstro maior ainda, Senna se tornou um piloto mais cerebral do que já era. Seu instinto agora era dosado com uma porção certa de frieza. Além disso, ao longo de sua carreira se tornou o maior piloto sob chuva da história do automobilismo, Senna ainda incrementava o ambiente esportivo da F-1, com uma personalidade muito filosófica e às vezes mística. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Juan Manuel Fangio, o Manco, um piloto que se tornou pentacampeão em uma época em que competiam: Stirling Moss, Farina e Ascari, já merecia respeito por si só. Introduziu, o que muitos hojes conhecem por regularidade, e quando perguntado sobre tal respondia: Pontuar sempre, ganhar se possível. Fora isso numericamente possui porcentagens brilhantes em poles por corrida, vitórias por corrida e títulos por campeonatos disputados. Ganhou campeonatos por quatro escuderias diferentes, o que mostra uma forte capacidade de adaptação; se notabilizar por ter um estilo extremamente agressivo não obstante da técnica aliada.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Jim Clark, ou simplesmente, o escocês-voador, considerado por muitos o maior piloto de todos os tempos. Um verdadeiro piloto-mecânico, realizou diversas adaptações na Lotus e obteve relativo sucesso em categorias diferentes do automobilismo. Junto com Colin Chapmans fez uma dobradinha histórica o que foi definitivo para a realização dos anos dourados da Lotus. Dentre alguns fatos históricos de sua carreira, Jim Clark foi o primeiro piloto europeu a derrotar os americanos nas 500 milhas de Indianápolis desde 1913 isso ocorreu em 1965. No GP da Inglaterra do mesmo ano, o seu motor começou a perder óleo foi quando então ele mostrando toda sua genialidade começou a cortar o motor nas curvas para economizar o lubrificante e recebendo a bandeirada em 1º lugar. Foi o primeiro piloto da história com fome de recordes, quando muitos afirmavam impossíveis os recordes de Fangio, ele provou que a história não era bem assim. Jim Clark obteve um total de 2.039 voltas na liderança, um recorde que perdurou por vários anos e muitos afirmam que embora a 1ª volta do GP da Europa de 1993 tenha sido a maior de um piloto, Jim Clark produziu uma façanha tão grande quanto e foi em um GP realizado em 1962 quando ele sob chuva ultrapassou nada mais do que 17 concorrentes em uma mesma volta. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Nikki Lauda, em minha humilde opinião, o mais frio piloto da história, conquistou um tricampeonato por duas equipes diferentes: Ferrari e Mclaren, Lauda possui uma história de vida muito bonita, quando muitos imaginavam ser o fim de sua carreira após o acidente em Nurbugrin em 1976, Lauda retornou a F-1 e em 1984 tendo como companheiro de equipe Alain Prost, se tornou tricampeão mundial. Seu estilo será para sempre marcado pela frieza e objetivade, tudo que ele fazia desde a largada era altamente planejado, mantinha o foco na pista e por isso obteve números relevantes como 26 vitórias. Não gostava de arriscar além do necessário. Sinceramente se o Alain era professor. Que me desculpem a comparação, o Nikki era doutor. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>(Detalhe para a foto; que eu considero uma das mais lindas do meu acervo)



Alain Prost, ou simplesmente, o professor. Alain Prost protagonizou juntamente com Ayrton a disputa dos contrapontos. Ayrton era agressivo, impetuoso e Prost era o computador em ação. Com referência a útilização de pneus, equipamentos, gasolina era capaz de calcular todas as variáveis e traçar um planejamento de corrida através disso. Raros eram os momentos em que víamos o Alain perder a compostura dentro de um F-1 e tentar assim atacar de qualquer forma o seu adversário. Ele mantinha um ritmo de corrida forte e necessário para manter distância (caso tivesse a frente) ou forçar o adversário ao erro (caso estivesse atrás). Mas às vezes, e principalmente após ser companheiro de Senna, Prost mostrava um lado agressivo, mas sempre o dosando com bastante técnica e tranquilidade. Era do tipo que se aproximava, estudava o adversário durante três voltas e atacava sem erros. Por isso obteve o apelido de professor, o que sem dúvidas é por merecimento próprio. Não se dava tão bem na chuva. Mas em contrapartida era bastante regular nas corridas e principalmente nos treinos. Já destacava na mediana Renault, onde conseguiu seus primeiros êxitos profissionais, concerteza o fato de ter sido companheiro de Nikki Lauda em 1984 influenciou bastante teu estilo de pilotagem. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Jackie Stewart, outro escocês, e tão voador quanto Jim. Jackie Stewart, será para sempre lembrado por possuir uma postura carismática tanto dentro quanto fora das pistas de F-1. O estilo de pilotagem de Jackie envolvia uma certa dose de agressividade aliada a técnica. Durante os anos em competiu pela F-1 teve como adversários nomes como: Jim Clark, Emerson Fittipaldi, Ronnie Petterson. Isso concerteza contribuiu para sua evolução técnica, ele durante anos, desenvolveu uma parceria quase que mátrea entre sua personalidade e estilo de pilotagem e a equipe (extinta até) Tyrrel juntamente com seu dono e maior majoritário Ken Tyrrell. Também teve sua carreira altamente desestabilizada pela morte de seu companheiro Cervert (piloto muito promissor) e depois de então e talvez até então desenvolveu uma campanha pró-segurança na F-1, se tornando um dos precursores nessa atividade. Juntamente com Louis Stanley (chefe da BRM) desenvolveu tal campanha com ênfase nas normas de segurança e instalações médicas no caso de acidente mais grave. Seus números são muito expressivos ainda se levando em conta a época em que competia e com quem competia. São 27 vitórias, 17 poles positions e 43 pódios.http://www.youtube.com/watch?v=ZPPrm684D5g..>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Michael Schumacher, de todos os pilotos citados na minha lista, talvez tenha sido o alemão que eu tenha tido maior possibilidade de realmente vê-lo em ação. Questiono alguns pontos de seu caráter sim. Mas a questão é que em 15 anos de F-1, ele esmagou seus adversários um por um. Schumacher quando estreou na F-1, muita gente o encarava como um louco e sem juízo. Mas logo na Jordan ele já demonstrava sua capacidade, depois vieram os anos de Benneton em que queiram ou não ele era figurinha carimbada entre nomes como Ayrton, Mansell e Prost. Rápido, constante, agressivo, técnico e frio. Schumacher errou sim, diversas vezes, mas concerteza todos aqui gostariam de tê-lo visto correndo contra Senna nos anos de 1994 e 1995. Seria realmente um duelo de gigantes. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Nelson Piquet, esse segue a linha de pilotos como Jim Clark (guardadas devidas proporções) possuía um estilo de pilotagem inerente ao desenvolvimente técnico do carro. Era realmente um mecânico. Os anos em que disputava pega nas ruas de Brasília ( com o Fusca da irmã) serviram para alimentar seu espírito aguerrido e de competição. Sempre desde pequeno demonstrava inconteste apreço pela mecânica e desenvolvimento dos carros. Foi peça chave nos desenvolvimentos da Williams em 1987 e da Benneton que anos depois culminariam no bicampeonato do Schumi. Piquet possuía uma regularidade impressionante dentro da pista e não eram raras as vezes em que se encontrava debaixo do assoalho do carro. Logo no início da carreira, foi advertido por Emerson Fittipaldi, este dizia que Piquet deveria saber dosar sua agressivade caso contrário poderia sofrer um grave acidente. A partir daí, Piquet começou a priorizar a regularidade dos resultados e conseguiu ser tricampeão em uma época que competiam: Senna, Prost, Rosberg, Lauda .... e outros. Realmente esse cara merece estar entre os TOP 10.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Jack Brabham, muito pouco se sabe até então desse tricampeão de F-1. Mas concerteza esse australiano tem a velocidade no sangue. O estilo impetuoso com que pilotava foi desenvolvido nos anos em que serviu a Força Aérea Australiana na 2ª Guerra Mundial. Competia na mesma época que Jim Clark, e em uma época em que os motores pequenos pareciam ter sido feitos sob medida para o escocês, devido ao seu estilo de pilotagem que prezava a técnica e o fato de poupar equipamento. Jack Brabham foi essencial no desenvolvimento do tão famoso motor Repco (também australiana) e a partir de então teve um deslanche na carreira. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Graham Hill, é o que pode se chamar de predestinado. Um piloto que em toda sua carreira conseguiu sempre a proeza de se destacar nos momentos em que mais era exigido e nos eventos de maior popularida. Hill possui entre sua galeria a honra de ser detentor da Tríplice Coroa (500 Milhas de Indianápolis, Campeão da F-1 e 24 horas de Le Mans). Possui uma das carreiras mais longíquas da F-1. Disputou de 1958 a 1975 e ao longo de tal ficou reconhecido pela calma com que guiava teus carros. Se tornou o Mr. Mônaco (com o recorde de cinco vitórias) que só veio a ser batido em 1993 por Ayrton Senna. Correu por 3 equipes (Lotus, BRM e Brabham). >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Emerson Fittipaldi, não é por ser brasileiro, mas definitivamente o rato possui uma das carreiras mais brilhantes do automobilismo internacional. A começar por sua primeira conquista em 1972 (pela Lotus), quando com apenas 25 anos e 8 meses se tornou o piloto campeão mais jovem da história. Esse recorde só foi quebrado em 2005 pelo Alonso. Emerson Fittipaldi era um piloto muito técnico e primava pela regularidade dos resultados em prol do objetivo final que era o campeonato. Foi o precursor do automobilismo no Brasil, graças a ele temos hoje um circuito parte integrante do calendário na F-1. E para se ter idéia da predestinação desse cara, ele venceu a corrida inaugural do GP Brasil. Como se não bastasse o bicampeonato, depois de alguns anos sumido da grande imprensa, ele foi mostrar aos americanos um pouco de sua arte. Colecionou duas vitórias nas 500 milhas e um título na extinta CART. Em 1989 superou All Unser Jr. nas 500 milhas em uma disputa histórica e em 1993 superou o Leão (Nigel Mansell) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Stirling Moss: Considerado pela grande maioria, o maior piloto da história a não conseguir um título, Moss foi "prejudicado" pelo destino que assim o quis para competir entre nomes como: Fangio, Farina, Hawtorn e Ascari. Mas o que mais fica de marcante em toda sua história são os números irrefutáveis de uma carreira que definitivamente merece estar entre os TOP 15. Durante 7 anos seguidos Moss esteve entre os três melhores pilotos da F-1, são quatro vice-campeonatos e 3 terceiros lugares. Obteve ao longo de sua carreira a marca de 16 vitórias, 16 poles e 19 voltas mais rápidas. É o que pode se chamar de prodígio, pois somente com nove anos já pilotava um velho Austin Seven que seu pai havia comprado a ele mesmo. Foi o primeiro a mostrar uma relativa preocupação com a preparação física. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Alberto Ascari: É considerado por muitos como o maior piloto da Itália, Ascari também é da mesma época que Fangio, Farina e Moss. E ao longo de sua carreira demonstrou uma relação quase íntima com os ideais da Ferrari, se tornou bicampeão da F-1 (1952 e 1953) demonstrando uma capacidade de evolução muito grande visto o nível de seus adversários. Em 1952 por exemplo se sagrou campeão vencendo todas as seis corridas européias e fazendo a melhor volta em todas elas. Seu pai, Antonio Ascari, foi considerado o maior piloto italiano de sua época. Sobre Alberto Ascari, Enzo Ferrari costumava dizer que quando estava na liderança de uma corrida ele se distinguia da maioria absoluta dos pilotos, imprimia um ritmo alucinante, mas ao contrário quando estava atrás meio que se apagava. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Fernando Alonso: Posso até ser alvo de críticas, mas em minha opinião, o espanhol já merece um lugar ao sol, soube contornar com muita paciência e frieza uma disputa contra o heptacampeão mundial de F1: Michael Schumacher. Demonstra um inegável interesse pelo conhecimento mecânico e da aerodinâmica do carro da F-1. Possui um estilo de pilotagem muito peculiar, que envolve uma dose de agressividade aliada a frieza dos grande pilotos. Possui um componente mental muito forte. De todos na atualidade ele é que mais me espanta nesse quesito, psicologicamente ele é f*** (rsrs). E tem aquilo, que muito falta aos que estão na F-1 hoje. Regularidade. Possui a impressionante marca de 513 pontos.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Gilles Villeneuve, sem nenhum título, mas com aquilo que a gente mais espera de um piloto: ímpeto, instinto, agressividade e uma certa dose de loucura. Digamos que dentre os meus TOP 15, possui umas das carreiras, numericamente falando, mais tímida. Mas nem tudo na vida se resume a números.

Seu estilo extremamente arrojado, arrastava multidões por onde passava. Gilles representava o show em si. Em Dijon por exemplo, quando fazia com Arnoux aquilo que muitos consideram o maior pega da história, a multidão acompanhava fora da pista de maneira vidrada em cada movimento de ambos.

Seu apelido não poderia ser mais apropriado: piloto voador , muitas vezes Gilles cruzava a pista inteira sem aerofólio, bico e outros componentes do carro, e o fazia de maneira impetuosa ... e quanto aos críticos que diziam ser o Gilles apenas um pobre louco.


Disputando a Fórmula Athlantic ( importante categoria do automobilismo norte americano), ele ganhou nove em dez corridas em 1976. Quando muitos afirmavam que ele iria se transferir para a Williams em 1983, depois de uma disputa interna entre ele e Didier Pironi, ele tragicamente morreu em um acidente em Zolder na Bélgica. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Laurabeu.

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