Minha lista de blogs

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Os principais tipos de fobias são:

As fobias são consideradas neuroses de obsessão e são também definidas como sendo um temor incontrolável, irracional e persistente quando na presença de determinado objeto. Algumas pessoas chegam a atos extremos por causa do medo que sentem, e a resposta extrema perante um elemento que gera fobia pode ser um ataque de pânico.

Algumas pesquisas indicam que os fatores que contribuem para a aparição das fobias tanto podem ser genéticos quanto ambientais.

Os principais tipos de fobias são:

Fobias específicas:

Se caracterizam por uma grande temor a um objeto ou situação que em condições normais não é perigoso, como medo de avião, de elevadores, de baratas, cachorros, lugares fechados, túneis ou de altura. As pessoas que sofrem de fobias específicas sabem que têm uma medo exagerado mas não conseguem controlar a ansiedade perante o objeto.

Se o objeto que provoca o temor for fácil de evitar, as pessoas que sofrem deste tipo de transtorno não procuram tratamento, mesmo que isso lhes custe um grande sacrifício.

Fobias Sociais

Neste tipo de fobia o indivíduo sente ansiedade e medo de situações sociais, situações estas que percebe como sendo constrangedoras e humilhantes. Algumas das características da fobia social são de falar em público, de assinar em público, de conhecer outras pessoas, de lidar com pessoas que sejam de autoridade, etc.

É comum confundir este transtorno com timidez, mas os tímidos não sentem ansiedade antes de um evento social, e não evitam as situações que lhes causam temor. Os fóbicos não são necessariamente tímidos e evitam com frequência situações com as quais não podem lidar.

Uma fobia social é diagnosticada quando o medo e a ansiedade interferem e perturbam a vida profissional e social.

O tratamento para a fobia social é a psicoterapia e, caso a pessoa aceite, medicação combinada com a psicoterapia.

Agorafobia

É um termo que vem do grego e que literalmente significa " medo do mercado". É um transtorno de ansiedade em que a pessoa tem medo de sofrer um ataque de pânico em lugares ou situações públicas em que seja difícil escapar. A ansiedade gerada por este tipo de fobia pode ser tão intensa que os ataques de pânico se tornam frequentes, de modo que o indivíduo evita os lugares dos quais teme, que podem ser as ruas, lojas, igrejas, cinemas, teatros, restaurantes, ou qualquer lugar que tenha muita gente. As principais características da agorafobia são: medo de estar fora de sua casa, medo de ficar sozinho em casa, medo de multidão, medo de avião ou outros meios de transporte e medo de elevadores ou pontes.

A maior parte das pessoas que sofrem de agorafobia manifestam estes sintomas depois de ter sofrido um ou mais ataques de pânico, que acontecem sem que a pessoa espere e sem qualquer sinal que antecipe o que vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário