Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como posso ajudar meu gato a se manter limpo?


Gatos são animais muito limpos por natureza. Eles aprendem a se limpar com suas mães nas primeiras semanas de vida. Depois de seis semanas, eles mesmos cuidam da higiene e se escovam sozinhos.
Usam as patas para se escovar minuciosamente quando não conseguem alcançar certos lugares com a língua. As pequenas patas da frente agem como verdadeiras escovas. Os gatos dedicam mais de três horas e meia para se arrumarem, já que higiene é muito importante para eles. Enquanto se arrumam, a língua áspera estimula a secreção das glândulas sebáceas, para que o pêlo fique impregnado com sebo - um óleo natural - e protegido da água.
Seu papel na arrumação.
Geralmente, os gatos se arrumam sozinhos. Contudo, às vezes eles gostam de um pouco de ajuda, e você pode fazer isso com um pente ou uma escova fina. Gatos de pêlo longo precisam de escovação diária para manter o pêlo sem nós, evitar a formação de bolas no pêlo de baixo e para prevenir que engulam muito pêlo. E a boa notícia é que gatos de todas as idades gostam da sensação de serem escovados.
Os olhos e ouvidos de um gato são realmente muito delicados. Portanto, você deve deixar a limpeza dessas regiões para o veterinário. Mas você pode limpar o "sono" do canto dos olhos do seu gato com um pano úmido de tempos em tempos.
Indo ao banheiro.
Certifique-se de que a bandeja higiênica do seu gato está sempre com o preparado limpo. O melhor preparado para se usar é Catsan®, pois ele vem em diferentes variedades que são fáceis para você e seu gato ou gatinho usarem. O preparado sujo deve ser removido imediatamente e a bandeja trocada completamente pelo menos uma vez por semana, apesar de uma vez por dia ser muito mais higiênico. E você deve lavar a bandeja higiênica regularmente, usando um detergente suave e água morna.
Os gatos preferem uma área sossegada da casa onde possam usar a bandeja higiênica com mais privacidade. E é importante que não seja perto de seus pratos de comida.
Pratos de comida e camas.
Gatos levam a higiene de seus pratos de comida a sério. Se um gato achar que o seu prato não está limpo o suficiente, ele poderá até se recusar a comer. Isso significa que você deve limpar os pratos regularmente. Quanto à área de dormir, não há nada de especial a considerar, já que o gato geralmente escolherá o lugar onde ele se sente mais confortável. Ele ficará satisfeito com um lugar sem corrente de ar, quieto, quente e aconchegante. E, quanto à higiene, basta bater as almofadas de vez em quando e lavá-las de tempos em tempos

Um comentário: